sábado, 28 de janeiro de 2012

Parlamentares anunciam campus da Unifap em Tartarugalzinho

Localizado na Região dos Lagos do estado, distante 232 km da capital, o município de Tartarugalzinho tem aproximadamente 15 mil moradores e uma grande demanda reprimida por educação superior. A única instituição privada instalada na cidade teve suas atividades suspensas por ordem judicial. O anuncio de implantação do Campus da Unifap aconteceu na ultima sexta-feira (27), em evento realizado na Escola Estadual Alzira Santos.
A interiorização da Universidade é resultado de articulação entre parlamentares e dirigentes da instituição. A coordenadora da bancada, deputada federal Dalva Figueiredo destinará R$ 500 mil, bem como solicitou aos deputados Evandro Milhomen (PC do B) e Luiz Carlos (PSDB) emendas no mesmo valor para o projeto, compromisso que foi assumido.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL) também destinará emenda de R$ 500 mil. “Os estudantes de Tartarugalzinho assemelham-se aos amapaenses que não tinham acesso à educação superior e precisavam sair do Amapá. Vamos criar condições para que a comunidade local possa estudar na própria região”, disse o senador.
Além dos recursos necessários para infraestrutura e contratação de professores, assegurados por emendas, o deputado estadual Bruno Mineiro anunciou a doação de um terreno de propriedade familiar para a construção do Campus. “ Para realizar o sonho da nossa juventude todos nós devemos colaborar de alguma forma. Vamos doar o terreno e assegurar, dessa forma, as condições necessárias”, argumentou.
O vice reitor da Unifap, Antônio Filocreão destacou o papel da educação como o único capaz de diminuir o abismo entre as classes sociais e disse que escolha dos cursos será discutida com a comunidade. “ Estamos dando o primeiro passo e vamos definir juntos o melhor caminho a seguir daqui pra frente”, falou.
O vereador da cidade Marcio Brito (PT) disse que era um momento histórico para a cidade. “Desde a minha juventude, quando militei no movimento estudantil, que luto por esse momento. Temos 29 escolas estaduais e uma enorme demanda reprimida por educação”, explicou.
Dalva Figueiredo encerrou a solenidade destacando que os agentes políticos precisam anular as diferenças políticas em torno do interesse coletivo. “Hoje é um daqueles dias em que a gente sente orgulho de fazer política. Não é um compromisso eleitoral, é compromisso com o ser humano. Sou resultado da escola pública e quero que a juventude daqui tenha as mesmas oportunidades que os meus filhos”, finalizou.

Nenhum comentário: