terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Hemoap realiza a primeira campanha Doa Mulher de 201

Com o objetivo de manter estável o estoque de sangue que atende a rede hospitalar do Estado, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) realizará a primeira campanha Doa Mulher de 2012. A ação acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro, no horário das 8h às 13h, no prédio do Hemoap, localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, bairro Jesus de Nazaré.

O programa acontece toda última quinta e sexta-feira de cada mês e, de acordo com a direção do Instituto, tem obtido bons resultados. Segundo estatísticas do setor de capacitação do Hemoap, em 2011 foram atendidos 15.720 candidatos à doação, sendo 10 mil do sexo masculino, 5.720 do sexo feminino, 3.295 candidatos pela primeira vez , 8.447 candidatos à doação espontânea, 9.376 doadores de repetição e 6.190 doadores jovens.

O diretor do Hemoap, Ivan Daniel, diz que o Doa Mulher tem garantido um número maior de doações e que o ato de doar é simples, sigiloso e seguro, pois não oferece nenhum risco ao doador.

"Atualmente os homens são responsáveis por 66% do total de coletas realizadas no Amapá e, graças à campanha, o índice de doações femininas tem aumentado de forma significante. É bom lembrar que qualquer pessoa pode ser candidato à doação, basta procurar o Hemoap", orienta.

Impedimentos temporários para doação de sangue

Estar com gripe ou febre; estar grávida ou amamentando; ingestão de bebida alcoólica no dia da doação; ter feito tatuagem ou aplicado piercing sem condições de avaliação de higiene há menos de um ano e apresentar comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Além disso, o doador de plaquetas não pode ter ingerido medicamentos como AAS, aspirina ou anti-inflamatório há pelo menos uma semana.

Impedimentos definitivos de doar sangue

São pessoas que tiveram doença de Chagas e malária; hepatite após os 10 anos de idade e com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue, tais como sífilis, doenças associadas ao HTLV e Aids.

Nenhum comentário: