segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ensaios do carnaval lotam as quadras das escolas de samba e geram renda extra

Os preparativos das escolas de samba para o grande desfile do carnaval 2012 estão a todo vapor. Durante a noite de sexta feira, 20, as quadras de Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela e Piratas Estilizados estiveram lotadas. Passistas, coordenadores e a comunidade se fizeram presentes para acompanhar e curtir os ensaios do grande show que as escolas prometem levar à avenida nos dias 18 e 19 de fevereiro.

A quadra de Boêmios do Laguinho ficou pequena para a grande quantidade de pessoas que compareceram a fim de acompanhar o ensaio, que teve início por volta das 20h com o aquecimento da bateria.

Este ano a agremiação levará para a avenida Ivaldo Veras o enredo "África Minha, Cantos e Revoadas de Dois Poetas Geniais", uma homenagem aos poetas amapaenses Fernando Canto e Osmar Júnior.

De acordo com o diretor de Boêmios, Cláudio Bahia, a expectativa é grande para o desfile no Sambódromo, mas a escola já está preparada e entrará na passarela com muita garra e disposição para ganhar o título de 2012.

"O nosso desfile já está todo programado e este ano pretende surpreender o público, levando à avenida um grande espetáculo", afirma Cláudio Bahia.

Na Escola Estadual Azevedo Costa, onde estão acontecendo os ensaios de Piratas da Batucada, a movimentação também era intensa, onde muito samba e animação fizeram parte do treino que encerrou por volta da 23h, anunciando para a população o show de pagode que a escola realiza todos os sábados após os ensaios da bateria.

A noite animada na quadra de Maracatu da Favela contagiou o público presente, que se encantou com o soar dos cavaquinhos e bandolins da bateria que contou com o samba no pé de suas princesas e rainha e também da Musa do Carnaval 2012, Nauva Alencar, além de moradores da comunidade.

Durante o ensaio uma vasta programação foi anunciada ao público antecedendo o desfile no Sambódromo, como a realização de pagodes, arrastão do samba, passeio fluvial e a caravana da alegria que a escola realizará no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá.

Para aumentar o faturamento das escolas, durante os ensaios estão sendo vendidas bebidas e comidas típicas, cuja renda será revertida à compra de materiais para a agremiação.

Na área externa das quadras a comercialização fica por conta dos vendedores ambulantes, que aproveitam a oportunidades para faturar um dinheiro extra.

"O período do carnaval é uma ótima oportunidade para nós, vendedores, pois a movimentação de pessoas durante os ensaios é intensa, o que contribui com o aumento de nossa renda. Eu sou exemplo disso, desde o início dos ensaios vendo meus produtos e tenho obtido ótimos resultados", afirma a vendedora ambulante Maria do Socorro Machado.

Calendários de ensaios e eventos

Maracatu da Favela
Ensaios: Segunda a sexta-feira
Horário: 20h
Local: Barracão da escola, localizado na avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, entre as ruas Santos Dumont e Marcelo Cândia, ao lado da Casa da Carne Santana

Toda sexta-feira a escola promove shows de pagode, com a participação do grupo Sentimento Puro

29.01 - Carreata Verde e Rosa
Concentração no barracão da escola
Horário: 16h

03.02 - Ensaio, arrastão da bateria e realização de pagode
Concentração no barracão da dscola
Horário: 20h

05.02 - Passeio Fluvial de Harmonia
Saída do Porto do Grego, no município de Santana
Horário: 10h

07.02 - Caravana da Alegria
Local: Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Horário: 8h às 11h

10.02 - Escolha da Rainha Trans (Gay) Verde e Rosa 2012
Local: Barracão da escola
Horário: Após o ensaio da bateria

12.02 - Bingão Verde e Rosa
Local: Barracão da escola
Horário: 12h

Boêmios do Laguinho
Ensaios: Segunda a sexta-feira
Local: Quadra da escola
Horário: 21h
Obs. Devido à realização do Festival de Samba de Enredo que acontecerá na sexta-Feira, 27, o pagode promovido pela agremiação acontecerá na quinta-feira, 26, após o ensaio da bateria

24.01 - Curso de preparação da Diretoria de Harmonia e Evolução
Local: Quadra da escola
Horário: 21h

09.02 - Ensaio técnico
Local: Avenida Ivaldo Veras (Sambódromo)
Horário: 21h

Piratas Estilizados
Ensaios: Terça a sexta-feira
Local: Quadra da Escola Azevedo Costa
Horário: 20h

05.02 - Bingo
Local: Quadra da Escola Azevedo Costa
Horário: 20h

Nenhum comentário: