segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dalva fala com Embaixadora sobre mortes de brasileiros

Após tomar conhecimento do incidente que vitimou cinco brasileiros, supostamente em território francês, no último final de semana, a coordenadora da Bancada Federal, deputada Dalva Figueiredo, fez contato com a Embaixada do Brasil em Caiena para obter detalhes do acontecimento, bem como colocar a Bancada à disposição para possíveis providências.

A Embaixadora Ana Beltrame (cônsul geral) repassou a informação de que o fato ocorreu na região de Dorlin, no Suriname. Disse ainda que “o caso não apresenta nenhuma relação com a visita do Presidente Nicolas Sarkozi na Guiana Francesa, como noticiado na imprensa internacional. Trata-se de um conflito isolado, ocorrido na última sexta-feira (20/01), envolvendo acerto de contas entre garimpeiros brasileiros situados na região de Dorlin, próximo a cidade de Maripa-Soula, que fica localizada perto do Rio Maroni, no Suriname, que coincidentemente, recebeu a visita do premiê francês no sábado, 21”, disse.

Durante os esclarecimentos, informou também que “até o presente momento foram confirmadas pelas autoridades locais 09 noves mortes entre brasileiros, sendo que 06 corpos estão em fase de reconhecimento pela Polícia Científica da cidade de Saint Laurent no Suriname; 01 corpo está sendo retirado de um poço localizado numa mina de Dorlin; e outros 02 corpos estão sendo procurados pela Polícia na região”, detalhou.

No e-mail para o gabinete de Dalva, Ana Beltrame confessou “que o Consulado do Brasil em Caiena necessitará de apoio do Governo Federal e do Governo Estadual para remoção dos corpos para o Brasil. Nesse caso haverá duas possibilidades: Translado para o Brasil ou o enterro dos corpos no Suriname. Os atestados de óbitos serão emitidos pelo Consulado do Brasil em Caiena. No caso de enterro no Suriname poderá ocorrer a necessidade de transporte das famílias para o reconhecimento dos corpos e participação nos funerais”, finalizou

Dalva Figueiredo assegurou que a Bancada acompanhará o caso de perto e buscará os apoios necessários. “Estamos atentos e em busca do máximo de informações para que essas famílias recebam a assistência necessária por parte do Governo Brasileiro”, disse.

Nenhum comentário: