segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Credibilidade: GEA assume construção do acesso à ponte binacional

Um dos grandes sinais da recuperação da credibilidade do Governo do Amapá no cenário nacional ocorreu na última quinta-feira, 19, quando o governador Camilo Capiberibe assinou convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assumindo a construção do acesso à ponte binacional, que interligará o Brasil à Guiana Francesa.

Pelo acordo, o Dnit entrará com os recursos financeiros e o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap), fará a execução direta das obras, que consistem na implantação e pavimentação no acesso àponte binacional Brasil-Guiana Francesa, bem como a construção do pátio para a aduana brasileira.

"Isso mostra que nesse primeiro ano uma das ações mais importantes do nosso governo foi o resgate da credibilidade do Amapá junto ao governo federal. Na prática, isso se traduz no avanço das obras do trecho Norte da BR-156, do PAC Saneamento e Habitação, Luz para Todos e do projeto 'Minha Casa, Minha Vida'", comentou o govenador Camilo Capiberibe, informando que esse convênio é mais uma obra que vai gerar emprego e renda para aquela região.

Conforme o cronograma, as obras iniciam em fevereiro, com um repasse de R$ 4 milhões, e serão concluídas em junho, quando então o governo federal fará o último repasse no valor de R$ 3.324.357,27. "A ponte ainda não tem data de inauguração, mas a nossa parte estará concluída em junho", comemorou Camilo.

Articulação

A assinatura do convênio que ocorreu na quinta-feira é fruto de um encontro que Camilo Capiberibe teve, em novembro do ano passado, com o diretor-geral do Dnit, Jorge Ernesto Pinto Fraxe, onde trataram, entre outros assuntos, do acesso à ponte binacional na BR-156, em Oiapoque, do trecho Sul da BR-156 e da duplicação da BR-210.

Na ocasião, o governador relatou que as obras no trecho Norte da BR-156 estão em pleno andamento, com homens e máquinas trabalhando nos três trechos. Também ficou decidido que para o trecho Sul, que liga Laranjal do Jari a Macapá, deverá ser licitado e elaborado o projeto executivo para os 230 quilômetros da estrada. Esse trecho deverá ser licitado durante o inverno, para execução tão logo inicie o próximo verão.

Nesse encontro estiveram presentes os secretários de Transportes, Sérgio La-Rocque; o de Planejamento, Orçamento e Tesouro, Juliano Del Castilo; a secretária Extraordinária do Governo do Amapá em Brasília, Divanaide Ribeiro; o deputado Sebastião Bala Rocha; e o senador Randolfe Rodrigues. Além do diretor-geral do Dnit, participaram ainda os diretores executivos Tarcísio Gomes de Freitas; de Planejamento e Pesquisa, José Florentino Caixeta; e de Infraestrutura Rodoviária, Roger da Silva Pêgas.

Nenhum comentário: