quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Carnaval proporciona trabalho e renda para a comunidade do Solidariedade

Robcley Paixão, morador do bairro Jesus de Nazaré, é um trabalhador autônomo que vê no carnaval uma oportunidade de obter uma renda extra em 2012. O convite para trabalhar na produção dos adereços da Escola de Samba Solidariedade veio através de um amigo, que todos os anos atua na produção da agremiação.

Para Rodicley, essa é uma oportunidade não apenas de ganhar um dinheiro a mais, como também de aprender uma atividade que poderá lhe abrir novas portas no mercado de trabalho.

"Este é o primeiro ano que trabalho no Soli e está sendo muito bom, estou aprendendo a produzir adereços e a trabalhar de forma artesanal com a produção de resplendores, chapéus, braceletes e vários outros adornos", declara Rodicley.

De acordo com a presidente do Solidariedade, Lizete Jardim, somente este ano aproximadamente 40 trabalhadores foram contratados para a fabricação dos adereços da escola, recebendo um salário de R$ 1.000 equivalente a todo o período de produção.

Para a contratação de pessoal, a presidente da agremiação procura dar prioridade aos moradores da comunidade e, principalmente, para os membros da agremiação, que durante todo o ano acompanham e trabalham no projeto de carnaval para o ano seguinte.

"Por ser morador da comunidade e fazer parte da escola, sempre tive a oportunidade de trabalhar nessa etapa de produção e como já estou há muitos anos nesse trabalho, hoje coordeno e acompanho toda a confecção junto aos novos contratados", afirma um dos coordenadores de ala da agremiação, Enderson Lemos.

O trabalho na escola iniciou desde outubro de 2011, com a elaboração dos desenhos das fantasias e adereços pelo estilista Mário Pantoja, e com a produção das armações para esses adereços. O desfile do Solidariedade é assinado pela carnavalesca Raquel Castro, que tem como temática o Parque do Tumucumaque.

Segundo a presidente Lizete Jardim, próximo ao carnaval as contratações deverão aumentar devido à demanda.

Nenhum comentário: