sábado, 19 de novembro de 2011

Missa dos Quilombos: sincretismo religioso, fé e tradição na Semana da Consciência Negra

Os preparativos para a Missa dos Quilombos es tão em ritmo de caixas desde o início da semana no Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA). Ela faz parte da programação da Semana da Consciência Negra e XVII Encontro dos Tambores e é o momento mais religioso da festa e símbolo do sincretismo religioso entre o catolicismo e crenças de matriz africana.
Na Missa, os dois segmentos religiosos se encontram na fé e unem os rituais no decorrer da celebração. Ela vai acontecer neste domingo, 20, no CCNA, a partir das 20h, e será presidida pelo padre Paulo Roberto e pai Salvino.
Uma banda, formada por negros e negras, faz a diferença da missa junto com o coral, dando à celebração um ritmo marcado pela percussão e cordas que acompanham os cânticos das duas religiões. Ela tem ainda no repertório canções populares que enfatizam a luta dos negros no Brasil.
O ritual de oferta se transforma em uma farta distribuição de frutas e outros alimentos, como pipoca, que faz parte da cultura afro-religiosa. Outro momento marcante é o banho de cheiro que perfuma o ambiente. Feito com flores e ervas, o banho simboliza a purificação do espírito.
As comunidades que participam do Encontro dos Tambores e adeptos dos cultos afros formam uma parcela significativa da plateia unindo bandeiras, imagens de santos, roupas brancas, saias floridas, filas, bíblias e muitos adereços femininos.
A maioria da população acompanha de pé, cantando e dançando ou sentada nas arquibancadas e bancos trazidos de casa. Os líderes religiosos dão-se as mãos e se abraçam demonstrando respeito e são seguidos pelos participantes.
A missa acontece tradicionalmente no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em homenagem à Zumbi dos Palmares, que foi líder do Quilombo dos Palmares. O local onde a missa é celebrada é no anfiteatro, que tem na arquitetura uma marca da saga dos negros escravos. Em forma de círculo, onde os negros expressavam sua cultura acorrentados, é lá também que as comunidades apresentam suas danças no Encontro dos Tambores, que acontece de 18 a 27 de novembro.

Nenhum comentário: