sábado, 5 de novembro de 2011

Jornalista da BBC vai ao Senado e pede para Dilma se afastar de dirigentes da CBF e da Fifa

Por: Portal Imprensa

O jornalista Andrew Jennings, da emissora britânica BBC, participou de audiência na Comissão de Educação do Senado nesta quarta-feira (26) e reiterou suas acusações contra o dirigente da CBF, Ricardo Teixeira, e o ex-presidente da Fifa, João Havelange. Segundo investigação feita pelo profissional, os dois "desviaram" cerca de 60 milhões de dólares das respectivas instituições por meio de subornos feitos a empresas esportivas privadas.
"Não há provas conclusivas, mas é isso que podemos inferir. Poderemos saber mais daqui, no máximo, 12 meses, quando a Justiça suíça divulgar um acordo feito para restituir parte desses subornos", disse o jornalista. Além disso, ele recomendou à presidente Dilma Rousseff que se afaste destas pessoas. "Caso contrário, sua Copa do Mundo vai ter uma sombra".
Há 20 anos cobrindo a Fifa, Jennings conseguiu localizar documentos na Suíça que comprovam as transações "ilegais" realizadas tanto por Teixeira quanto por Havelange durante a década de 90. A extinta empresa de marketing esportivo ISL estaria envolvida, sendo também uma das formas de suborno. "A Copa do Mundo deve ser uma celebração do Brasil. Queremos vir e ver isso acontecer. Mas as historias hoje são ruins. E isso é por causa de um homem: Ricardo Teixeira. Se vocês querem o respeito do mundo, vocês têm de resolver isso", ressaltou o jornalista.
Procurada pelo Portal IMPRENSA, a assessoria de imprensa da CBF disse que não irá se pronunciar sobre o assunto, já que as denúncias de Jennings são "sempre as mesmas".

Nenhum comentário: