segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SEMED lança Projeto Bullying! Respeite as Diferenças

De acordo com Pepler e Craig. Bullying é uma afirmação de poder através de agressão que pode causar “traumas” ao psiquismo de suas vítimas. Suas formas mudam com a idade. Bullying escolar, assédio sexual, ataques de gangue, violência no namoro, violência conjugal, abuso infantil, assédio no local de trabalho, homofobia e abuso de idosos.
As comunidades escolares necessitam criar estratégias de prevenção e combate a prática do Bullying nas escolas, capacitando docentes e a equipe pedagógica para inclusão de ações de conscientização, prevenção e combate à problemática, de acordo com o que define os princípios norteadores dos parâmetros curriculares Nacionais.
Com base nesses parâmetros a Secretaria de Educação do Município de Macapá Idealizou o projeto Bullying! Respeite as Diferenças. Que tem como público alvo alunos das Escolas do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino.
O projeto tem a parceria dos Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vara da Infância e Juventude, Promotoria da Infância, Grupo das lágrimas, LGBT, GHATA, Pastoral da Criança, SEMAST (CRAS /CREAS) Rotary Club.
Os pontos específicos do projeto é identificar, no cotidiano escolar as atitudes que representam ações relacionadas às agressões ao Bullying, Além de desenvolver um planejamento interno com metodologias específicas para o enfretamento da problemática, adaptando as atividades pedagógicas e utilizando os materiais disponíveis para a promoção de ações positivas direcionadas ao tema. Assim como empreender esforços na divulgação das estratégias a serem realizadas para esclarecer o significado do tema Bullying reconhecido como violência, bem como participar a comunidade escolar externa o resultado das ações evidenciadas no sentido de propor soluções à problemática.
O lançamento do Projeto Bullying! Respeite as Diferenças acontecerá no dia 18 de outubro, às 08h30min. Na Escola Municipal Amapá, situada na Rua Jovino Dinoá nº 3188 – Bairro do Trem

Nenhum comentário: