quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MEC estuda processar O Globo por vazamento do tema de redação do Enem 2011

Por: Redação Portal IMPRENSA | 25/10/2011

O Ministério da Educação (MEC) disse, na última segunda-feira (24), que analisa se tomará medidas judiciais contra o jornal O Globo e o repórter Lauro Neto, que divulgaram o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 antes do horário permitido. As provas foram aplicadas durante o último sábado (22) e domingo (23) em todo o Brasil. As informações são do UOL Notícias.
Neto, que acompanhou o Enem na condição de candidato, afirmou em uma reportagem que a divulgação da informação foi uma forma de “testar” o processo de fiscalização durante a prova. “Bateu vontade de ir ao banheiro. Como não havia nenhum fiscal por perto, decidi testar a segurança da prova e mandei um SMS para a equipe de reportagem do Globo com o tema da redação”, contou o repórter.
O MEC afirmou que este caso não configura falha na segurança pelo fato de o tema ter sido divulgado após as 13h, quando os portões já estavam fechados. A proposta “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado” foi veiculada no portal do jornal às 13h59.
Mesmo assegurando que toda a equipe de fiscais é cadastrada e previamente treinada, o Ministério da Educação contou com cerca de 30 voluntários escolhidos instantes antes da prova no primeiro dia de exame.

Nenhum comentário: