terça-feira, 18 de outubro de 2011

Jeep Clube recebe treinamento do Exército sobre uso do GPS








O Jeep Clube de Macapá firmou mais uma parceria com o Exército Brasileiro e realizou nesta segunda-feira (17) o Curso Navegação por GPS (Situação Posição Global), o que capacita os associados ao uso esportivo e também cotidiano desta valiosa ferramenta de orientação urbana ou em trilhas. O treinamento teve duração de cinco horas ininterruptas, sendo uma parte de aulas teóricas e a outra um teste prático na área de instrução do 34º Batalhão de Infantaria de Selva.
A abertura do curso contou com a presença do comandante do 34º BIS, o coronel de Infantaria Allan Fernando Quint, que destacou a importância das parcerias do Exército com segmentos da sociedade amapaense, como o Jeep Clube. “Para nós é uma satisfação poder ajudar aos jipeiros, que além de representarem muito bem o Amapá onde quer que suas expedições alcançam também são responsáveis por grandes ações sociais e que nós só podemos apoiar”, disse o Coronel Allan.
O presidente do Jeep Clube, empresário João Cruz, destacou que no final deste mês os jipeiros amapaenses participarão do Rally das Savanas, em Paramaribo, Capital do Suriname, portanto será uma excelente oportunidade para que empreguem os conhecimentos obtidos no treinamento. “O GPS é o que há de mais moderno em termos de navegação esportiva, então o Jeep Clube não poderia ficar para trás e qualificar seus associados ao uso competitivo desta equipamento”, disse Cruz.
O presidente de Honra do Jeep Clube, o empresário Manoel Mandi, disse que esteve recentemente nos Estados Unidos e para seus deslocamentos lá precisou alugar um carro, que tinha como acessório, um aparelho de GPS. "Trata-se de um equipamento extremamente útil desde um simples turista que não conhece as cidades e seu trânsito, nomes de ruas, mãos de direção, até um piloto graduado de competições como provas de rally", disse o dirigente. O embarque para o Rally das Savanas ocorre dia 28.
Treinamento qualifica jipeiros para competição internacional
Os associados do Jeep Clube de Macapá que se inscreveram no curso de Navegação por GPS, ministrado na manhã desta segunda-feira (17) por militares do Exército Brasileiro, cumpriram todas as etapas da rigorosa pista montada para aferir os conhecimentos dos jipeiros amapaenses. O treinamento ocorreu na no Clube Toca da Onça, que integra as instalações do Comando de Fronteira do Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS).
Segundo um dos instrutores do treinamento, o capitão de Infantaria Balczó, com o curso de GPS os pilotos amapaenses estarão aptos a participar de competições internacionais. “Além do emprego esportivo que os jipeiros poderão utilizar, a correta utilização do GPS permitirá, por exemplo, localizar objetivos e também armazenar informações valiosas em uma viagem ou expedição, como pontos de apoio, postos de abastecimento, hotéis, restaurantes, enfim, uma gama de informações valiosas para pilotos de rally”, concluiu o militar.

Nenhum comentário: