segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estande Cultural Amapá-Guiana é inaugurado ao som de música africana

Percussão e batidas retiradas de caixas rústicas, produzidas a partir de materiais reaproveitáveis, chamam a atenção de quem passa no estande da Secretaria de Cultura Amapá-Guiana, com a Rediarta, localizado na rua principal da 48ª Expofeira do Amapá.
Foi ao som dessa ginga de raiz africana que o espaço foi inaugurado, tendo como proposta promover a integração cultural entre países do Platô das Guianas e o Brasil, idealizando uma Amazônia sem Fronteiras.
Nos instrumentos musicais, Bongo Charley e Banda (do Suriname) e Stell Band (da Guiana Inglesa) anunciaram as boas vindas do Intercâmbio Cultural articulado em conjunto.
"Vejo com muita esperança este momento. Começamos a materializar trocas de conhecimento entre o nosso povo e o do Brasil. Nossa proposta é levar ao conhecimento do mundo a música feita na Amazônia, e esse sonho só será possível com o apoio de todos os artistas e gestores públicos. Hoje, nós estamos aqui no Amapá e a intenção é levar músicos, artistas, produtores, enfim, artistas daqui para as Guianas e para o mundo conhecer", disse o produtor cultural e representante da Rediarta, Daniel Ho Kong King.
Para o músico Bongo Charley, os músicos, os fazedores de cultura da Amazônia devem ser reconhecidos e se reconhecerem como uma só família. "Somos uma só família, porque somos Amazônia. Queremos compor músicas em parceria, fazer música juntos e trabalhar para termos visibilidade em outros países, por que não?".
O secretário de Estado da Cultura, José Miguel, e a diretora presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá, Ivana Antunes, acompanharam a apresentação dos guianenses e se mostraram estimulados a desenvolver estratégias para estreitar a relação internacional entre o Amapá e os países do Platô.
"A Adap está financiando, juntamente com a Secult, a vinda desse grupo ao Amapá, por entender a importância do fortalecimento cultural para um Estado. Temos grandes artistas, com muito potencial para levar nossas expressões culturais ao mais alto nível de divulgação. Dessa forma, estaremos apoiando a fomentação e a publicização desse setor", disse Ivana.
"Esse é o início de muitas trocas dentro do setor cultural que colocaremos em prática. Uma das propostas, por exemplo, é a realização do Encontro de Tambores da Amazônia, ou seja, um grande encontro de músicos tradicionais das Guianas e do Amapá - nossos grupos de Marabaixo, batuque. Os shows aconteceriam em diferentes países. Outra proposta é inserir nossos artistas em programações internacionais, como feiras, eventos em geral, essa parceria facilita a articulação".
Quem visitar o estande das Guianas vai encontrar instrumentos, artesanato, bijuterias, indumentária típica das crioulas guianenses e artefatos. O material está à venda. A partir desta segunda, 24, se iniciará uma série de rodadas de encontros com artistas, músicos e pessoas interessadas em conhecer a cultura desses músicos e também mostrar a eles o que o Amapá produz.

Nenhum comentário: