sábado, 29 de outubro de 2011

Empresa apresenta soluções "verdes" na Feira do Empreendedor

Marcelo Araújo / enviado especial

Uma empresa que trabalha com perspectiva ambiental aproveita a Feira do Empreendedor do Amapá não apenas para divulgar seus serviços. Em seu estande, a X-Green, de Macapá, apresenta tecnologias “verdes” disponíveis no mercado e orienta como obtê-las. Entre os destaques, um aparelho instalado numa bicicleta para carregar baterias de celular com pedaladas.
A X-Green instala equipamentos como fibras óticas e redes de computadores. Jailson França, técnico da empresa, conta que todo lixo eletrônico e sobras dos serviços são devolvidos aos fabricantes. “Eles reaproveitam materiais como vidro, papelão e metal”.
Jailson mostra ao visitante da feira a aparelhagem para carregar baterias de celular em passeios ciclísticos. Uma peça chamada dínamo fica próxima ao pneu da bicicleta. Quanto mais rápido se pedala, maior a energia gerada. O técnico calcula que a peça produz 45 voltz. A carga vai para um carregador universal (com entrada para qualquer telefone).
Segundo Jailson, a tecnologia é totalmente limpa, pode ser encontrada com facilidade na internet e não oferece grandes obstáculos à montagem. “A pessoa não precisa usar energia da tomada e ainda mantém a forma”, afirma o técnico da X-Green.
Outro equipamento exposto no estande da empresa de Macapá é uma bola com sais minerais que substitui o sabão em pó ao entrar em contato com o tecido. “Ela pode ser usada 350 vezes e evita a poluição de resíduos tóxicos’, revela Jailson.

Nenhum comentário: