terça-feira, 25 de outubro de 2011

AMAPÁ PARTICIPA DA 8ª EDIÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO

O Dia Internacional da Animação é realizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA (www.abca.org.br) com o apoio da Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA. Em 2011, para sua realização nacional conta também com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria.
Neste ano o DIA chega a sua oitava edição no Brasil e décima mundial. É o maior evento simultâneo do gênero realizado no país, contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. O Dia Internacional da Animação será realizado em centenas de cidades, em todos os estados do Brasil. No Amapá, o evento acontece há 4 anos. Nesta 8ª edição, haverá mostras no Distrito de Ipixuna Miranda, Itaubal, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Santana e Macapá, cujo local para a exibição dos filmes será o Sesc Araxá.
O Dia Internacional da Animação é a oportunidade de unir o Brasil de ponta a ponta, sem fronteiras. Participam desde cidades com menos de 3 mil habitantes, até cidades com milhões de habitantes. Além das exibições da mostra oficial, que são as mesmas para todos os lugares, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.
A organização nacional do evento contará com o apoio nacional do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do CPL - Centro de Produção de Legendas Soluções em Acessibilidade, Mil Palavras Acessibilidade Cultural e do Cineclube Abelin nas Nuvens. Tem o financiamento da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional de Cultura e conta com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em diversos países no mundo.
A mostra oficial é exibida simultaneamente em todas as cidades, às 19 horas e 30 minutos do dia 28 de outubro. Para mais informações, basta acessar o site www.diadanimacao.com.br

Nenhum comentário: