terça-feira, 18 de outubro de 2011

Abertas as inscrições para os rodeios da 48ª Expofeira do Amapá

Já estão abertas as inscrições para os peões do Estado que pretendem participar dos rodeios na 48ª Expofeira Agropecuária do Amapá. As inscrições serão realizadas no período de 17 a 21 de outubro, na arena do Parque de Exposições da Fazendinha.
O rodeio acontecerá no período de 26 a 29 de outubro, com entrada franca, e contará com a presença dos locutores Marco Brasil e Luiz Carlos Goiano, além dos humoristas Boró, Pirulito e Chico Tripa.
De acordo com o diretor da Confederação Nacional de Rodeios, Ítalo Todde, a premiação para o 1º lugar ao peão de touro será um automóvel zero km. E para as outras colocações será dividido o valor de R$ 5 mil. Já para o peão de cavalo, a premiação será uma moto zero km. Para os demais colocados será dividido o montante de R$ 3 mil.
Participação amapaense
A participação dos peões amapaenses está garantida na 48ª Expofeira Agropecuária do Estado do Amapá por meio da organização do rodeio. "Será realizado um dia para a classificação local e do resultado sairão cinco peões do Amapá classificados para concorrerem com os outros", explica o diretor.
Os documentos para a inscrição no rodeio são: CPF, Carteira de Identidade e comprovante de partição em outros rodeios. A apresentação será necessária para a contratação do seguro de vida e invalidez, que é obrigatório, uma vez que sem esses documentos em dia o candidato não poderá participar.
De brincadeira à profissão
O que antigamente era visto como uma brincadeira passou a ser uma profissão. O rodeio profissional é regido por duas leis: a 10.220, que institui normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio, equiparando-o a atleta profissional, e a 10.519, que dispõe sobre a fiscalização da defesa sanitária animal quando da realização de rodeio e dá outras providências.
Fiscalização e preparação dos animais
Há fiscalização antes, durante e depois da realização de todos os eventos, levando em consideração o transporte dos animais, a presença de médico veterinário habilitado, atestado de vacinação contra febre aftosa e de controle da anemia infecciosa equina e infraestrutura que garanta a integridade física deles durante sua chegada, acomodação e alimentação.
"O nosso rodeio é organizado todo dentro da lei, ou seja, os animais não sofrem maus tratos", assegura o diretor Ítalo Todde.

Nenhum comentário: