quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prefeitura de Macapá realiza pesquisa para traçar perfil da violência e acidentes

Desde o dia 1º de setembro a Secretaria de Saúde de Macapá, através da Coordenadoria de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Vigidant) do município, está realizando o Inquérito VIVA 2011 - Vigilância de Violências e Acidentes. A pesquisa é um projeto do Ministério da Saúde e está acontecendo em todas as capitais e em alguns municípios do país.
O estudo que faz um levantamento do perfil de acidentes e violências no Brasil acontece pela quarta vez em Macapá. Para o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Monteiro de Jesus, o resultado da pesquisa é importante para o desenvolvimento de algumas ações no município, “esta pesquisa dá subsídio para que o município desenvolva ações de prevenção de violências e de promoção da saúde.”
As informações que estão sendo coletadas traçam o perfil da vítima, do provável autor ou autora da agressão e da ocorrência do evento. Além disso, faz coleta de dados precisos de violências contra crianças, adolescentes, mulheres, homens e idosos, vítimas de violência doméstica, sexual e outras formas de violências.
O Vigidant pretende realizar duas mil notificações dos agravos de acidentes e violências atendidos no Hospital de Emergência até o dia 30. Para tanto dez pessoas capacitadas estão realizando a abordagem, 24 horas por dia, das vítimas e acompanhantes, após os atendimentos necessários, que não são obrigados a responder o questionário padronizado pelo MS.
O resultado deste trabalho será útil para o monitoramento do perfil das pessoas vítimas dos agravos e análise de tendências, subsidiando a elaboração de medidas de intervenção que visem à redução das violências e acidentes. O Inquérito VIVA dará maior amplitude no conhecimento preciso do perfil das causas da mortalidade e internações no Sistema Único de Saúde (SUS), decorrentes de violências e acidentes.

Nenhum comentário: