sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CAIXA TRAZ AO AMAPÁ O MAESTRO ARTHUR MOREIRA LIMA

A CAIXA está patrocinando a realização do projeto "Um piano pela Estrada", do pianista, compositor e maestro Arthur Moreira Lima, que nesta tournée, traz a temática Brasil Sertões 2.
O projeto "Um Piano pela Estrada - Brasil Sertões 2" leva à brasileiros e brasileiras de todas as situações econômicas e sociais, origens étnicas e faixas etárias, em especial as pessoas de comunidades com pouco ou sem acesso à cultura musical, o contato com a música instrumental universal e brasileira, garantindo a eles o direito à fruição cultural e à cidadania, de forma gratuita, principalmente àqueles moradores de localidades distantes dos grandes pólos culturais.
O concerto, que é gratuito, tem cerca de 1h30min de duração. No repertório, obras de Bach, Beethoven, Mozart, Chopin, Liszt, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga, Astor Piazzolla, entre outros compositores da música clássica e popular, brasileira e universal, sem esquecer a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional. O próprio pianista interage com a platéia, falando sobre as obras do programa apresentado, sobre os autores, suas singularidades e inspirações. Precedendo o concerto, eventualmente, o projeto prestigia artistas locais. Uma forma eficaz de integração com a cultural do lugar, abrilhantando a programação e garantindo o sucesso da excursão por meio da conquista da simpatia de todos.
O projeto existe desde 2004 e já realizou mais de 350 concertos em 23 estados. Este ano o Amapá receberá concertos, que acontecerão nos municípios e locais abaixo especificados:
Data
Hora
Município
Local
15 set 11
19:30 h
Macapá
Av. Mário Cruz (ao lado do teatro das Bacabeiras)
16 set 11
19:30 h
Santana
Rua Everaldo Vasconcelos, entre Av. Castro Alves e José Anchieta (Praça do bairro Fonte Nova)
17 set 11
19:30 h
Ferreira Gomes
Orla de Ferreira Gomes
18 set 11
19:30 h
Tartarugalzinho
Praça Saturnino dos Santos
21 set 11
19:30 h
Calçoene
Praça Pública da Igreja N. Sra da Conceição
23 set 11
19:30 h
Oiapoque
à confirmar.
SOBRE O ARTISTA:
Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos. Já aos nove, tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Seus mestres foram Lúcia Branco (Rio de Janeiro), Marguerite Long (Paris) e Rudolf Kehrer (Conservatório Tchaikovsky de Moscou).
Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras, foi solista da primeira audição do Concerto nº 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth. Por seu trabalho discográfico no Brasil, recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Sharp (1989 e 1990).
Já gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia. Sua permanente inquietação e a valorização que dá à nossa cultura fazem de Arthur Moreira Lima o mais popular, versátil e completo dos intérpretes clássicos brasileiros.

Nenhum comentário: