quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sorteio do Conjunto Mucajá será no sábado

Secretários municipais e gestores da Caixa Econômica e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) reuniram na segunda-feira, 01, para tratar sobre o sorteio dos apartamentos que compõem o Conjunto Mucajá.
O sorteio acontece no sábado, 6, no Ginásio Poliesportivo do Bairro Santa Inês. Dos 592 apartamentos, 521 serão sorteados no próximo final de semana. É que da lista original, com os quase 600 nomes, muitos saíram por não se enquadrarem no perfil sócio-econômico.
Durante a reunião também foi tratado sobre a adequação da agenda da presidente Dilma à inauguração da obra. Inicialmente, a presidente viria para inaugurar a ponte sobre o rio Oiapoque e o Conjunto Mucajá, mas diante dos entraves na obra da fronteira, deve marcar nova data a partir de 1º de setembro, especialmente para a inauguração do complexo habitacional. Duas datas estão sendo negociadas com a Casa Civil: 1º ou 12 de setembro. Após a definição da data, que vai ocorrer até o dia 8 de agosto, o prefeito de Macapá, acompanhado do presidente do Senado José Sarney e da coordenadora da bancada federal do Amapá em Brasília, deputada Dalva Figueiredo, terão audiência com a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, para fechar a agenda. A Casa Civil também suscitou a possibilidade de o ex-presidente Lula também vir ao Amapá para a inauguração.
O sorteio será auditado por técnicos da Caixa Econômica. Foram ainda convidados auditores do Ministério Público Federal e da Justiça Federal. Cadeirantes, idosos, obesos, pessoas com mobilidade reduzida e crianças com menos de cinco anos terão prioridade.
Por recomendação da União, todos os apartamentos serão entregues legalmente em nome das mulheres das famílias residente do local. A entrega dos apartamentos será feita por meio de sorteio, seguindo critérios estabelecidos pela Comissão de Acompanhamento da Obra que recebeu apoio da Justiça Federal, Ministério Público e Câmara de Vereadores.
No primeiro momento 113 famílias que estão no aluguel social e outras 150 que ainda se encontram dentro da área de risco do Mucajá, serão beneficiadas. Também terão prioridade as famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos acima de 60 anos, famílias com renda percapta de ¼ do salário mímino, aquelas cujas mulheres são responsáveis pelo domicílio e famílias com mais números de dependentes menores de 16 anos.
São 592 apartamentos divididos em 37 blocos, pavimentados. Cada apartamento possui dois quartos, sala, cozinha com área de serviço e banheiro social.
O projeto prevê ainda, além das moradias, a recuperação da encosta com a reposição da vegetação, para evitar deslizamentos de terra. “Estamos trabalhando muito, buscando as parcerias, para construirmos as moradias necessárias para diminuir o déficit habitacional de Macapá e melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito Roberto Góes.
Além do projeto habitacional do Mucajá, a Prefeitura de Macapá possui, hoje, mais dois projetos em andamento: um na Cuba de Asfalto, onde serão construídas mil casas e outro na Rodovia do Curiaú, denominado Bairro Forte com mais 600 casas. Ainda será lançado neste ano mais um projeto de emenda do Senador José Sarney destinada à construção de 300 unidades habitacionais, no Bairro São José ou no Renascer.

Nenhum comentário: