quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Projeto Informática Comunitária realiza aula inaugural




Capacitar crianças e adolescentes. Com este intuito, o Ministério Público do Estado do Amapá, por meio da Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes, realizou a aula inaugural do Projeto Informática Comunitária. Nesta etapa, funcionarão três turmas, com 12 alunos em cada uma delas. Até hoje, foram formados 641 alunos no INFOCO, o que representa quase 45% da população com a idade entre 10 a 19 anos do município de Ferreira Gomes.
Durante a abertura da aula inaugural, a procuradora de Justiça e coordenadora geral do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOP/IJ), Judith Gonçalves Teles, informou sobre a importância da iniciativa para que os jovens tenham oportunidade. “Hoje estamos dando continuidade ao Projeto Informática Comunitária em um novo contexto que Ferreira Gomes está vivenciando, com a entrada de várias empresas para desenvolver um grande empreendimento. Então, dar esta oportunidade é uma prova da responsabilidade social que o Ministério Público e seus parceiros têm com essas crianças e esses adolescentes”, ressaltou Judith Teles.
Para realização do Projeto, o promotor de Justiça, Anderson Sousa Batista, titular da Promotoria de Ferreira Gomes, promoveu uma revitalização no INFOCO, providenciando reforma do espaço físico onde o curso funciona; manutenção dos computadores; compra de materiais necessários ao funcionamento do curso; substituição de equipamentos que estavam com defeito; efetivação de parceria com a Empresa AMCEL, que se responsabilizará pelo pagamento dos Instrutores; reativou a parceria com a Prefeitura de Ferreira Gomes no que se refere à cessão do espaço físico onde o INFOCO funciona.
Na ocasião, a procuradora-geral de Justiça Ivana Lúcia Franco Cei, abordou a importância das novas tecnologias, principalmente aquelas voltadas à área da informática. “É fundamental o conhecimento dessas novas tecnologias, tão requisitadas pelas empresas e órgãos públicos no momento de contratação de mão-de-obra. Foi a partir desse contexto que o Ministério Público do Estado do Amapá, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Ferreira Gomes, de forma inédita, propôs o Projeto Informática Comunitária para atender prioritariamente os adolescentes de 12a 18 anos, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social”, informou a procuradora-geral.
Com o apoio do CAOP/IJ, os instrutores do INFOCO foram capacitados para reinício das aulas, oportunidade em que receberam treinamento nas áreas pedagógica e de informática. No mês de setembro, inicia a 15ª etapa do INFOCO, com o mesma quantidade de alunos.
O evento contou com a presença do subprocurador-geral para Assuntos Administrativos do MP-AP, Márcio Augusto Alves, do promotor de Justiça Roberto Álvares, do prefeito de Ferreira Gomes, Waldo Monteiro, do gerente de Assuntos Regionais da Amapá Florestal e Celulose – AMCEL, Carlos Oswaldo Penha, do Juiz de Direito da Comarca de Ferreira Gomes, Mário César Kaskelis e de representantes do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MP-AP.
_______________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: