quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dia Mundial de Luta Contra Hepatites

Secretaria Municipal de Saúde de Macapá, através da Coordenadoria de DST/AIDS e HEPATITES VIRAIS, promove nesta quinta-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, uma campanha de prevenção envolvendo ações de aconselhamento nas Unidades de Saúde do Congós e Marcelo Cândia, a partir das 09:00 horas.
Segundo a coordenadora do DST/AIDS do município, Carla Neves o objetivo da ação é buscar a prevenção das hepatites virais na população de Macapá. “As hepatites são um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Existe uma grande variação regional na prevalência de cada hepatite no país. Nossa região apresenta uma das mais altas taxas de hepatite A. Com esta ação estaremos mobilizando a sociedade no sentido de alertar sobre as formas de transmissão e o risco que esta doença traz”, informou a coordenadora.
As unidades, onde a ação acontecerá, estarão disponibilizando até o meio dia, coleta sorológica para diagnóstico da hepatite B e C, primeira dose da vacina contra hepatite B, aconselhamento sobre os tipos da doença, além de distribuição de material informativo e preservativos. Segundo a coordenadora de imunização do município, Lilian Vergara, para total proteção contra a doença é preciso aplicação de três doses. “Nesta quinta feira será ofertado a primeira dose contra a hepatite B, o cidadão deverá retornar para aplicação das outras duas doses conforme orientação da equipe de atendimento”, disse Lilian.
O público-alvo da campanha são os jovens até 24 anos, tendo como incentivo a vacina da hepatite B, os maiores de 45, para diagnóstico da hepatite C e o público secundário: gestores e profissionais de saúde, gestantes, profissionais de salões de beleza e de estúdios de tatuagens.
Segundo informações do Ministério da Saúde, no Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Por se tratar de uma doença silenciosa ela pode evoluir, tornar-se crônica, causando danos ao fígado como cirrose e câncer.
A doença – “A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”. (parte extraída do site do Ministério da Saúde)

Nenhum comentário: