sábado, 14 de maio de 2011

Sesa prorroga campanha de vacinação contra Influenza

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prorrogou a 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, até a próxima sexta-feira, 20. A campanha, de cunho nacional, iniciou no dia 25 de abril. A prorrogação foi necessária devido a pouca procura da população pela imunização.
A Coordenadoria Estadual de Imunização (CEI) preconiza vacinar 80% da população amapaense, cerca de 85 mil pessoas, meta essa estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo informações do Datasus, o Amapá já atingiu 53,41% desse total, com 45.051 doses aplicadas.
“A população, infelizmente, não está dando a importância devida para essa imunização. No ano passado como houveram muitas mortes causadas pelo H1N1, que foram divulgadas pela imprensa, a procura foi instantânea. A vacinação é importante para que novos surtos não voltem acontecer, por isso a prorrogação do prazo vacinal”, explicou a responsável pela Coordenação Estadual de Imunização, Maria Angélica Lima.
A vacina utilizada nesta campanha é trivalente, composta pelos vírus: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.
Os percentuais referentes aos municípios mais populosos do Estado são os seguintes: Macapá, aproximadamente 50%, Santana, 43%, Pracuúba, 82%, Laranjal do Jarí, cerca de 30% e Oiapoque, 9%.
Os baixos índices da cobertura vacinal em Oiapoque se devem a grande parte da população, estar nas áreas indígenas. A coordenadora Maria Angélica informa que a partir desta segunda-feira, 16, as ações de vacinação da população indígena serão intensificadas.
Campanha – A campanha irá imunizar, além dos idosos com 60 anos de idade ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, as grávidas, em qualquer idade gestacional, povos indígenas e os trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para os casos suspeitos de Influenza.
Foram distribuídas 92.000 doses da vacina entre os 16 municípios do Estado, possibilitando o funcionamento de aproximadamente 375 postos fixos de vacinação e 88 postos volantes, com o envolvimento de 1.724 pessoas e a utilização de 151 veículos terrestres e 32 veículos marítimos.
O vírus – A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, que apesar de ser considerada uma doença benígna, é capaz de causar efeitos devastadores na população. O seu controle exige uma vigilância qualificada, somada às ações de vacinação anuais, direcionadas especificamente aos grupos de maior vulnerabilidade, que incluem os idosos, crianças, gestantes, povos indígenas e trabalhadores de saúde.

Nenhum comentário: