quarta-feira, 13 de abril de 2011

Porto Grande e Ferreira Gomes recebem informações sobre funcionamento da Hidrelétrica







O gerente regional da Eletrobras Eletronorte, Marcos da Silva Drago, concedeu entrevista hoje cedo, 13.04, à rádio FM Piuara, do município de Porto Grande, também sintonizada em Ferreira Gomes, e tranquilizou a população dos dois municípios quanto ao funcionamento da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (UHCN).
“Em nenhum momento a Usina sofreu qualquer dano causado pela grande cheia do rio Araguari. O reservatório da nossa Hidrelétrica está com sua capacidade máxima de 400m³ e oito comportas estão abertas 3,85m. A abertura máxima de cada comporta é de 10m e estamos controlando as comportas que não são abertas repentinamente, mas de acordo com o planejamento feito com base no volume de água que vem do rio”, informou o gerente
Segundo Marcos Drago, na verdade a barragem freia a velocidade da água do rio e diminui a quantidade da vasão com o controle feito pelas comportas. Sem a barragem toda essa água passaria direto seguindo o curso do rio. A UHCN está operando normalmente com a geração de 78 MW. Estas e outras informações foram detalhadas também, ontem, 12, em uma entrevista de 20 minutos no Programa Revista Matinal, na Rádio Difusora AM, com grande alcance no interior do Estado.

Ontem à tarde, 12, uma equipe da Eletrobras Eletronorte/AP acompanhou os trabalhos de atendimento aos desabrigados de Ferreira Gomes. Os gerentes da Regional Amapá, Marcos Drago, da Administração Francisco Leão, o coordenador do Comitê de Responsabilidade Social, Paulo Luiz da Silva, reuniram com o prefeito de Ferreira Gomes, Valdo Isackson, e o major Janari, do Corpo de Bombeiros do Estado, para avaliar a situação dos desabrigados, a subida do nível do rio Araguari e reforçar as ações de atendimento, as doações da Eletronorte aos desabrigados, como água potável, alimentação e combustível para apoiar o transporte terrestre e fluvial utilizado pelas instituições parceiras que atendem as comunidades desasistidas.
Segundo o major Janari a maior urgência é o abastecimento de água potável para os atingidos pela cheia do rio, pois a Caesa teve que isolar o fornecimento do produto em razão da contaminação da água com lixos e dejetos das fossas sanitárias. A equipe da Eletronorte foi às escolas e creches que servem de abrigos para os moradores que tentam salvar tudo o que podem, inclusive as criações.
A comitiva reuniu também com o prefeito de Porto Grande José Maria Bessa, que recebeu doação de combustível e água mineral, produtos destinados principalmente aos ribeirinhos das comunidades do interior do município, a exemplo da localidade de Cupixi onde a situação é mais preocupante em virtude das dificuldades de acesso a esta comunidade.

Nenhum comentário: