sexta-feira, 29 de abril de 2011

Políticos do Amapá comemoram 81º aniversário de Sarney




Vinte e oito deputados estaduais, federais e vereadores do Amapá promoveram hoje em Brasília homenagem ao presidente Sarney pelos seus 81 anos completados no último dia 24 de abril. A cerimônia pluripartidária foi liderada pelo presidente da Assembléia Legislativa do Amapá, Moisés Soares e o deputado estadual Manoel Brasil.
Ao abrir a cerimônia com a entrega da placa alusiva ao aniversário, Manoel Brasil afirmou: " O nosso senador Sarney, presidente do Congresso, e que foi presidente da República, é também um grande escritor e um ser humano especial". Brasil acrescentou: "estou aqui para prestigiar um dos maiores políticos do Brasil e, certamente, o maior do nosso estado".
Por sua vez, Sarney declarou: "A gratidão é a memória do coração. Estou muito grato a vocês e à gente do Amapá". Sarney contou que quando passou a representar o estado, no início da década de 90, sua carreira política foi rejuvenescida. " Compartilhar essas duas últimas décadas com o povo do Amapá foi uma glória para mim."
Para o presidente do Senado, o Amapá está destinado a ser um dos grandes estados da região. Ele destacou as aprovações, pelo Congresso, da capital Macapá como Zona Franca e Zona de Processamento de Exportação, lembrando que apenas Manaus tem esse título: "Assinamos no âmbito do MERCOSUL que o Brasil não terá mais zonas francas, ficando esse privilégio somente para Macapá e Manaus".
Sarney destacou os potenciais do Amapá, ressaltando o Porto de Santana, que atuando como porto intermodal poderá vir a ser o mais importante do Amazonas. Lembrou da vasta região de cerrado como futuro produtor florestal e agrícola e estimou que as perspectivas no campo mineral levarão o Amapá a pólo de mine-metalurgia.
Na opinião de Sarney, os investimentos já feitos e outros programadas permitirão que o estado venha a ser um exportador de energia.

Nenhum comentário: