quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O PROJETO “ARCA DAS LETRAS”

ARTIGO: ARCA DAS LETRAS: O FUNCIONAMENTO DO PROPRAMA NAS COMUNIDADES RURAIS DO AMAPÁ
AUTORIA: Claudionor dos Santos e Raimundo Garcia Brito

O projeto “Arca das Letras” é um programa de bibliotecas rurais, criado em 2003, por iniciativa do Governo Federal. A idéia foi implantada através da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o objetivo de incentivar a leitura no meio rural, instalar bibliotecas e formar agentes de leitura nos assentamentos da reforma agrária, associações de crédito fundiário, colônias de pescadores, comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e demais segmentos de agricultura familiar.
As primeiras bibliotecas “Arca das Letras” foram implantadas como projetos pilotos em cinco comunidades rurais do semi-árido de Pernambuco e da Paraíba e no Estado do Rio Grande do Sul, entre maio e julho de 2003. Nessas localidades, foi desenvolvida, avaliada e aprimorada a metodologia de implantação da iniciativa do MDA para o meio rural brasileiro. Hoje, o Arca das Letras instala, em média, três bibliotecas por dia em áreas rurais de todo o país, buscando beneficiar crianças, jovens, adultos e trabalhadores que moram nessas comunidades. São milhares de livros circulando diariamente no campo. A ação integra o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, coordenado pelos Ministérios da Educação e da Cultura, e reúne uma ampla rede de parcerias, formada por órgãos públicos de várias áreas e esferas, instituições não-governamentais, movimentos sociais e sindicais, escolas, editoras, livreiros, artistas, intelectuais, escritores e a população urbana em geral, que contribui para a chegada das bibliotecas a todos os cantos rurais do país.
O “Arca das Letras” já chegou a ser premiado, com menção honrosa, no Prêmio “Viva a Leitura” 2009, da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, como experiência abrangente e relevante para o país. Algumas experiências internacionais de cooperação técnica solidária de doação de bibliotecas e de compartilhamento de metodologia foram desenvolvidas em Timor-Leste, Cuba, Moçambique e na Colômbia. Desta forma, o Arca das Letras segue com a missão de incluir as comunidades rurais no mundo do conhecimento e da cidadania.

Nenhum comentário: