sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Governador garante apoio às obras do Ifap




Em reunião com o reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), professor Emanuel Alves de Moura, o governador do Estado, Camilo Capiberibe, garantiu apoio às obras do campus Laranjal do Jari. O Governo do Amapá disponibilizou-se a assumir a contrapartida que deveria ter sido executada pela prefeitura daquele município, como os serviços de terraplanagem e a construção do poço artesiano. O encontro foi realizado na última quarta-feira, 9/2, no Palácio do Setentrião, com a presença do diretor de Obras e Serviços do Ifap, engenheiro Francisco França.
O reitor apresentou os projetos dos dois campi, destacando as principais dificuldades e os percentuais de conclusão das obras (72% em Macapá e 74% em Laranjal do Jari). Segundo ele, os maiores entraves estão no campus Laranjal do Jari. “O descumprimento dos serviços de terraplanagem e da construção do poço artesiano por parte da prefeitura local são as principais causas do atraso da obra, que deveria ter sido inaugurada em dezembro de 2010. Outra contrapartida que não foi cumprida pela prefeitura é a adequação das vias de acesso, o que dificulta o trânsito no entorno”, explicou.
Além de viabilizar a extensão da rede de energia elétrica para os dois campi, o governador prontificou-se em buscar alternativas que garantam celeridade às obras, principalmente em Laranjal do Jari. Para o campus Macapá, o Governo do Estado comprometeu-se em executar a urbanização da área externa e agilizar o processo de regularização do terreno.
“O Governo do Estado quer contribuir com a implantação do Ifap no Amapá. Iremos formalizar esta parceria e assumir a contrapartida que seria da Prefeitura de Laranjal do Jari”, afirmou o governador, anunciando que, na próxima quinta-feira, 17/2, o secretário de Obras do Estado, Sérgio La-roque, visitará o campus Laranjal do Jari acompanhado de equipe técnica para conhecer a realidade local e dar início aos trabalhos naquele campus.
Sobre o Ifap - é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), equiparada às universidades federais. Oferece educação profissional gratuita em diferentes níveis e modalidades do ensino técnico e tecnológico. As atividades no ensino se iniciaram em 8 de setembro de 2010, atendendo 420 alunos. Em pleno funcionamento, serão 4.700 estudantes. No primeiro semestre de 2011, os campi do Ifap ainda funcionarão em espaços físicos provisórios. Em Macapá, as aulas serão ministradas no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza e, em Laranjal do Jari, no polo da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Nenhum comentário: