sábado, 12 de fevereiro de 2011

Empreendedores Individuais de Porto Grande prestam contas com o fisco federal




Os empreendedores individuais de Porto Grande realizam pela primeira vez a Declaração de Imposto de Renda, que tem como objetivo informar à Receita Federal o faturamento no ano de 2010.
“Como os empreendedores atuavam na informalidade e nunca haviam realizado a declaração do IR, o Sebrae, por meio da Caravana Itinerante, vem orientar e auxiliar os empreendedores, alertando-os também, quanto ao prazo para envio da declaração, que é até dia 28 de fevereiro, evitando assim, multa e restrições junto à dívida ativa da união”, disse Cynthia Karina, coordenadora da Caravana.
No município, que já conta com 60 empreendedores individuais, dentre as principais dificuldades estão a falta de acompanhamento na hora de preencher o relatório financeiro mensal e a emissão dos boletos para pagamento das taxas mensais, pois muitos não sabem como navegar no Portal do Empreendedor, na internet, onde devem emitir o boleto. Por isso há um número considerável de empreendedores inadimplentes.
“Há casos em que o empreendedor se dirigia a uma lan house para imprimir o boleto ou preencher o relatório, mas não sabia como navegar no portal. Mas agora estamos treinando um técnico da prefeitura, que trabalha na Escola Municipal Acre, onde estão sendo realizadas ações da Caravana, para que possa auxiliá-los com a emissão do boleto”, informou o consultor do Sebrae, Robson Tavares.
Nesta Caravana as metas de atendimentos à MPE (Micro e Pequena Empresa) e Empreendedores Individuais eram de realizar 15 consultorias individuais e já foram realizadas 25, além de duas turmas de consultoria coletiva, ou seja, a reunião de um grupo de empresários que buscam a mesma orientação.
As ações no município estão acontecendo na Escola Municipal Acre, até o dia 12 de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário: