sábado, 26 de fevereiro de 2011

CARNAVAL DE SANTANA COM FOLIA NO RIO AMAZONAS E BLOCOS DE MICARETA

O Carnaval de Santana começa no próximo dia 3 de março com o Carnaval das Águas e se prolonga até o dia 12 com uma programação que promete uma festa animada e com segurança. Coordenado pela Prefeitura de Santana e apoio do Governo do Estado, o Carnaval 2011 vai acontecer no Corredor da Folia com 13 blocos organizados que levarão para o município centenas de brincantes que preferem as festa com trio elétrico e bandas. A coordenadora Alciani Pacheco explica que é um carnaval para todos, sem qualquer distinção, com arquibancadas abertas para o público e camarotes comercializados.
Este é o sétimo ano que o Carnaval é realizado de forma profissional e organizado. Desde 2005 a proposta da Prefeitura é proporcionar uma festa com características populares, caso dos blocos, e personalizada, como a escolha do Seu Ribeira para representar o Rei Momo de Santana. Outra peculiaridade é o Carnaval das Águas, que tradicionalmente abre a folia santanense com um passeio pelos rios Amazonas e Matapi a bordo de um barco com música ao vivo e parada para um jantar com comidas típicas. Este ano a inovação foi preparada para a abertura no Corredor da Folia, com a participação do Batuque do Igarapé do Lago, distrito de Santana.
Festa dos Blocos- Ao todo 13 blocos filiados na Abisa (Associação dos Blocos de Santana) e Liblomica (Liga dos Blocos de Micareta) desfilam no Corredor da Folia. Todos trazem trios com música ao vivo que embalam os foliões. São cinco dias de folia dos blocos organizados, de 4 à 8 de março, sempre com a abertura de blocos institucionais, como o da Camisinha, infantil ou tradicional, caso das Piranhas.
Os blocos My Love, Carcará na Folia, Liso Dando Choque, Tô de Boa, Soberano e Balada Mix, da Abisa, estréiam no carnaval e desfilam somente uma vez. Os tradicionais Uau, Camapu, Porto Folia, Na Balada, Pororoca, Faraó e Barulho que participam desde o início, desfilam dois dias no Corredor da Folia. Para encerrar a apresentação dos blocos e do Carnaval de Santana está confirmada a participação do Parangolé, da Bahia.
Os abadás dos blocos custam de R$ 9,90 até R$ 35,00, sendo que os alguns blocos vendem a casadinha para sair no bloco e acompanhar o Parangolé. Para quem quer sair somente no último dia, a coordenação está vendendo individual. Os abadás podem ser comprados na Central do Carnaval, que está funcionando desde o final de janeiro com informações sobre a programação e venda de abadás de todos os blocos.
Segurança e Serviço:Para atender o público durante a quadra carnavalesca, a Prefeitura capacitou 200 ambulantes em parceria com o Sebrae, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros . Os empreendedores tiveram palestra sobre segurança pública, higiene e manipulação de alimentos.Todos estarão identificados e uniformizados.
Na manhã de hoje Bombeiros, Polícia Militar e Vara da Infância e Juventude estiveram no Corredor da Folia acompanhados da equipe de coordenação da Prefeitura fazendo vistoria e fechando compromissos para garantir um carnaval seguro.
Pré-Carnaval – Neste domingo, 27, vai acontecer o último pré-carnaval de Santana no Corredor da Folia. Desde janeiro o Corredor era animado, no início da noite, com carnaval e samba e para encerrar o pré-carnaval será eleita a Musa do Carnaval de Santana.

Mais informações:
Central do Carnaval: Av: Santana esquina com Salvador Diniz
Alciani Pacheco (Coord. de Cultura)
9112-0099/8133-9767

Nenhum comentário: