terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O que o Marabaixo representa para sua vida?

RETIRADO DO TCC:
A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL
AUTORIA: CLAUDIONOR DOS SANTOS

Trinta e duas (64%) das pessoas responderam que o Marabaixo representa a identidade étnica cultural Africana, ou seja, representa para o grupo a identificação negra, de origem negra que persiste na luta pela resistência e persistência pela liberdade, livre de pressão e preconceitos, a oportunidade de sobrevivência dos valores, do jeito de ser, sentir e construir a vida do Afro-Amapaense, filhos africanos que ao chegarem ao “Brasil eram postos à venda como qualquer mercadoria” (SOUZA, 1987, p. 66), e cuja os direitos foram roubados por séculos.

30% dos entrevistados responderam que o Marabaixo representa na sua vida, uma manifestação de suas alegrias, tristezas, harmonia, amor, felicidade, diversão, emoção, que lembra os seus ancestrais Africanos e que conserva suas raízes culturais. Reafirma-se assim, a valorização da cultura negra em Macapá através do Marabaixo.
E três pessoas 6% dos entrevistados falaram que o Marabaixo representa uma dança religiosa, que é acompanhado ao cantar do verso “Ladrão”.
Esmeraldina dos Santos traduz com sabedoria o sentimento do amapaense com relação ao Marabaixo quando afirma: “Vou falar um pouco das festas, nas noites nos encantamos com tanta beleza, saias rodadas, tambores pinicados, pandeiros afinados e os negros velhos mandando os seus recados. É bonito, meu Deus, como se eu estivesse vendo meus antepassados, representa uma alegria de viver é tanta que debaixo do sol, chuva, relâmpago e trovão jamais perderam a fé em Deus, tudo isso era sinal que Deus não esquecia dos negros, escravos trabalhadores, e isso é nossa cultura é tudo isso” (2002, p. 17-18).

Nenhum comentário: