quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Conselheiros da LIESA discutem regulamento do Carnaval 2011

O Conselho da Liga das Escolas de Samba do Amapá-LIESA, formada Por representantes das escolas de samba, continuou na noite de ontem, 10, a discussão sobre o Regulamento do Carnaval para este ano. Em um debate democrático, presidido pelo presidente da Liesa, Orles Braga e o vice-presidente Roberval Lima, foram apresentadas propostas sobre os capítulos que regem sobre desfiles, incluindo Ordem de Apresentação, Concentração, Horário para Início, Duração, Dispersão e Proibições.
Sobre a ordem dos desfiles, permanece o que diz o Regulamento, em cada dia de desfile terá apresentação de duas escolas do Grupo de Acesso e três do Grupo Especial. A campeã do Acesso abre desfile do Grupo Especial e a última pontuada do Especial encerra a apresentação do Grupo de Acesso.
Sendo assim, a ordem de desfile será a seguinte: no desfile de sábado de carnaval se apresentam Emissários da Cegonha, Embaixada de Samba, Unidos do Buritizal e Jardim Felicidade. No domingo entram na avenida Solidariedade, Piratas da Batucada, Piratas Estilizados, Maracatu da Favela e encerra a campeã do 2010, Boêmios do Laguinho.
Os capítulos que falam sobre Concentração, Início dos Desfiles e Duração também não foram alterados, permanecem as determinações do último carnaval. Porém sobre as Proibições, ficou acertado que as escolas podem retirar as alegorias seis dias após o último dia do desfile. O que não impede que as escolas retirem seus carros no tempo que até então prevalecia, de 48 horas após o último dia de desfile.
A justificativa foi a de que até na terça-feira de carnaval os responsáveis ainda estão retomando as rotinas mais urgentes e somente após a apuração têm condições reais de enviar as equipes para a retirada das alegorias sem perigos. A presidência deixou claro que as despesas com penalidades não serão de inteira responsabilidade da Liesa, e sim dividida com as escolas.
Outra mudança foi referente ao uso de carro motorizado para mover alegorias. Antes proibido, a partir deste ano está autorizado. Apenas permanece proibida a utilização de animais. Durante esta semana continuam as reuniões com a participação dos conselheiros para discutirem o restante do Regulamento do Carnaval 2011, incluindo o capítulo mais polêmico que se refere ao corpo de jurados.

Nenhum comentário: