sexta-feira, 30 de abril de 2010

Comemoração ao Dia do Trabalhador

O evento acontecerá neste sábado, 01, das 17h às 23h, No Complexo Beira Rio.
PROGRAMAÇÃO:
Ø 17h00 às 23h00 - Feira de Artesanato: 55 Participantes
Ø 17h00 às 23h00 - Distribuição de cartilhas educativas para o trabalhador (Força Sindical)
Ø 19h00 - Entrega de financiamentos do Programa Amapá Empreendedor:
Ø 17h00 às 23h00 - Gincana do Trabalhador – Com distribuição de Prêmios
Ø 19h00 - Shows Locais – Atrações
o 17h00 – Grupo de Capoeira da UNICAP
o 17h20 – Grupo de Hip-Hop
o 17h40 – Grupo de Marabaixo Raimundo Ladislau
o 18h15 – Dança Brilho de Fogo
o 18h20 – Teatro Super Verdinho em Defesa do Meio Ambiente
o 18h30 – Os Cabuçús
o 19h00 – Solenidade
o 20h00 – Amadeu Cavalcante
o 20h40 – Cleverson Baia e Banda
o 21h20 – Banda Negro de Nós
o 22h00 – Ramon Frazelly e Banda

Jailson Costa dos Santos
Gerente do Núcleo de Jornalismo Institucional
Coordenadoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Oi ativa telefonia celular em mais 7 municípios do Amapá

Serra do Navio, Pedra Branca, Itaubal, Amapá, Tartarugalzinho, Cutias e Pracuúba já tem serviço de telefonia móvel celular. A informação foi dada pelo gerente de relações institucionais Marcos Mesquita e pelo executivo da região Norte Patrick Azevedo, da Oi, à deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), que em outubro passado havia pedido pressa na instalação do serviço nesses municípios. O prazo contratual informado pela OI, 30 de abril, foi cumprido. Apenas Itaubal enfrenta dificuldade por que está sem energia elétrica. A empresa “Oi” tem como objetivo dar cobertura total em pelo menos 12 dos 16 municípios amapaenses.

Deputada Janete e executivos da Oi: agilidade no serviço de telefonia móvel

Texto e foto:
Sizan Luis Esberci
Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP
61 3215 5223
Sizan Luis Esberci
Secretário Parlamentar

blog "Jovens Jornalistas".

Nós, "Jovens Jornalistas", acadêmicos do 3º semestre de jornalismo, convidamos você a visitar e compartilhar informações conosco no nosso recém-criado blog:http://www.jovensjornalistas2010.blogspot.com/. Onde pretendemos informar a todos com a ajuda de todos.
De forma mais informal, levamos informações dos mais diferentes temas, com diferentes abordagens. Nossas iinformações vão desde notícias até dicas de leitura, curiosidades e sugestões de sites. Ainda formulamos enquetes onde você poderá participar e decidir
Seja em forma de crítica, de opinião, de elogios, de sugestões de pauta. Contamos com a sua colaboração!

Desde já, agradecemos a sua presença em nosso blog!

Jovens Jornalistas.

Invasões desordenadas geram tomentos para autoridades

POR: Claudionor dos Santos

O crescimento urbano nas áreas de ressacas vem causando um grande problema para os órgãos de defesa do Estado do Amapá. Pois alem de não terem mais fins, causam maiores preocupação devido o crescimento desorganizado populacional, como desemprego, saneamento básico, lixo e saúde.
Na localidade do Curiaú seca de sete anos existem varias famílias vindas de áreas rurais, regiões brasileiras com finalidade de buscar melhores condições de vida, oportunidade de emprego, moradia e outras formas de sustento.
As invasões causam o excesso da poluição, aumentando as conseqüências do meio ambientes, sendo os mais prejudicados os rios, lagoas e o ar.
Com relação aos desempregos, que se tornou uma grande falta da mão de obra, existente, alias nesse fato há um ponto a ser discutido. Emprego existe, mas não existem pessoas qualificadas para atuarem no mercado de trabalho, Com certeza isto é uma realidade, porém, o crescimento populacional desordenado e sem nenhum tipo de planejamento, torna a qualificação da mão de obra restrita à elite da sociedade que tem o acesso à informação e formação.
Apesar da importância para saúde e meio ambiente, o saneamento básico no Amapá parece que está bem longe de ser adequado. Mais da metade da população não conta, sequer, com redes para coleta de esgotos e dos resíduos gerados são lançados diretamente em lixão, sem nenhum tipo de tratamento. Além disso, a grande parte das famílias que mora considerada áreas de baixadas não tem acesso à rede de abastecimento de água.
O descaso e a ausência de investimentos no setor de saneamento em nosso estado, em especial no município de Macapá, compromete a qualidade de vida da população e do meio ambiente. De fato que os alagamentos nas ruas e avenidas tornam um grande problema devido às invasões nas ares de ressacas, e ainda o lixo jogado por moradores desse local é impróprio, é isso causa varias doenças e um aumento na procura de atendimento de consultas nos posto de saúdes públicas e nas compras de medicamentos por parte da prefeitura e do governo.

Governador Pedro Paulo decide terça-feira acordos com os professores

O tão sonhado acordo estabelecido para este ano no setor educacional do Estado, deve sair até terça-feira da próxima semana. A afirmação foi dada pelo Secretário de Desenvolvimento da Gestão, Joel Nogueira Rodrigues, durante a reunião ocorrida ontem com o Sinsepeap.
No último acordo com os professores que contou inclusive com a presença do ex-governador Waldez Góes, ficou estabelecido que o Estado aplicaria em 2008 o corte de um padrão e outro no topo, mais a majoração em 04% na atual tabela salarial; Em 2009, corte de três padrões na tabela salarial, ficando garantido o “corte” de um padrão na base e dois no “topo” para o mês de abril e o reconhecimento e concessão de mais 01 padrão referente ao estágio probatório aos admitidos até 1999, para feito de progressão funcional; Para 2010, corte de 03 padrões na tabela salarial, ficando garantido o “corte” de um padrão na base e dois no “topo”, para o mês de abril.
O governo prometeu ainda cumprir o reajuste salarial, bolsa de estudo, conselho do fundeb, plano de saúde, concurso público, gestão democrática e o aprofundamento da discussão da proposta de incorporação de parte da regência de classe.
Para selar este compromisso, o Sinsepeap está convocando todos os sindicalizados para comparecerem á Secretária de Gestão, terça-feira dia 04, onde será anunciada a decisão do governo do Estado.

Ascom/Sinsepeap
Gian Mira Pantoja
9129-6292

Estacionamento preocupa motorista

POR: Claudionor dos Santos

Quem vai sempre ao centro do município de Macapá para fazer pagamento em bancos, compras, geralmente sempre passa por sufocos, principalmente quando necessita de lugar para estacionar o seu carro.
“Tenho duas preocupações quando vou ao centro, uma delas em pagar as minhas contas e a outra quando vou estacionar. É um tomento encontrar lugar próximo onde desejamos fazer compras, pois além de pouco espaço as lojas não têm estacionamento privado, isso dificulta muita das vezes a procura da loja que desejamos ir”, desabafou Caroline Rodrigues, funcionaria pública.
Em qualquer período do dia a situação e muito constrangedor para quem procura um estacionamento, parece que os mesmo veículos permanecer o tempo todo no mesmo local e isso têm preocupado grande parte dos motoristas e motociclista que precisa ir ao centro para realizar algum tipo de serviços.
“Quase não encontro lugar para estacionar o meu carro e quando encontro um lugar tenho que caminhar seca de varias distancias onde pretendo ir. Alem disso somos obrigados pagar um flanelinha para reparar o veiculo, risco de não encontrar quando volta. A Rua Cândido Mendes deveria de ser fechada e ser usada somente para estacionamento e as ruas próximas deveria ser mão única, talvez felicitaria nos condutores” disse Pedro Almeida, Técnico em Informática.
Não existe um estacionamento privado para os usuários que freqüenta as lojas, praças e bancos, e os condutores geralmente leva 20 minutos ou até mais em busca de um lugar para estacionar os seus veículos, pois muita das vezes o estacionamento é longe do local que precisam realizar suas tarefas.
O Diretor da Empresa de Transporte Urbanos de Macapá já realizou algumas medidas de urgência abrindo espaço dos meios fios de algumas ruas e avenidas do centro para estacionamento, mais até o momento com o grande fluxo de carro que existem ainda não é suficiente para atende a demanda.

FIEAP e SESI realizam curso de CIPA.

O Serviço Social da Indústria (SESI), instituição vinculada à
Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) realiza curso de
CIPA para funcionários da empresa Zamapa. No período de 27 a 30 de
abril, o curso que está acontecendo no SESI está sendo oferecido no
turno da noite.
De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), as empresas
privadas e públicas são obrigadas a organizar e manter em
funcionamento, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.
Os funcionários que compõem a comissão são orientados a participar do
curso.
A CIPA é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar a
prevenção de acidentes, as condições do ambiente e todos os aspectos
que afetam sua saúde e segurança. Toda empresa, a partir de 20
funcionários deve ter uma Comissão Interna responsável pela prevenção
contra acidentes. O objetivo é integrar e conscientizar os
trabalhadores sobre a importância de conservar e proteger sua saúde e
sua integridade física.
Serão abordados os seguintes temas: Introdução à Saúde e Segurança no
Trabalho, Noções de Legislação Trabalhista e Previdenciária, Causas de
Acidentes no Trabalho, Riscos Ambientais, Prevenção e Combate à
Incêndio, Inspeção de Segurança, Investigação e Análise das Causas de
Acidentes, Mapa de Riscos, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Noções
de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida – AIDS.

SESI a serviço da Indústria do Amapá.

COMUNICAÇÃO SISTEMA – FIEAP
FONE: 3084-8944

Colegas Vamos mobilizar uma campanha em prol do tratamento do professor Antero Sá.

Estou precisando que me ajudem a arrecadar recursos financeiros para eu viajar para outro estado e realizar minha cirurgia, pois meu caso já está exigindo tratamento especial. Segundo exames clínicos, é provável que tenha ocorrido rompimento total de um ligamento cruzado do meu joelho. Isso quer dizer que tenho de me operar do menisco e operar para reconstituir o ligamento rompido. Também podem pedir para amigos e amigas doarem.

Professor Antero Sá
Vamos divulgar e ajudá-lo fazendo doações.
Contatos: 8111-0734 / 9117-6558 / 8805-3439

Atenciosamente,
Neilly Flan
Jornalista

Dia do Trabalho

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), o Serviço
Social da Indústria (SESI-AP), em parceria com o Sindicato dos
Trabalhadores da Mineração realizarão amanhã, dia 1 de maio, a partir
das 8h, programação alusiva ao Dia do Trabalho.
A programação prevê a realização de ações recreativas e culturais,
tais como: torneios de dama, dominó e bilharito, futsal, cama
elástica, banho de piscina e baile.
No município de Porto Grande será realizada ação alusiva ao
Trabalhador com trabalhadores da Indústria de Papel e Celulose.

Informações através do fone 3084-8820.
SESI a serviço da Indústria do Amapá.
COMUNICAÇÃO SISTEMA – FIEAP
FONE: 3084-8944

TORNEIRO DO TRABALHADOR da AABB

ENVIADO PELO: Pedro Velleda

Inscrições abertas!
A AABB deu início às inscrições para o Torneio de Futebol de Campo “Dia do Trabalhador”, que ocorrerá entre os dias 30/04 e 01 e 02 de Maio. O interessado deve procurar a nossa sede e realizar a inscrição de sua respectiva equipe. O Torneio do Trabalhador ocorrerá neste final de semana, em homenagem ao Dia do Trabalho. Maiores informações pelos fones 3261.1669 e 9112.1463. A premiação será com troféus para os primeiros colocados.
FILHOS HOMENAGEIAM SUAS MAMÃES NO DIA DAS MÃES DA AABB
Para comemorar o dia das mães a Associação Atlética Banco do Brasil montou uma programação para o segundo domingo de Maio. Para dar início a comemoração, as 8 horas da manhã do dia 9, o presidente Max Ney, fará um breve discurso para homenagear as Mães da AABB. Em seguida, acontece uma apresentação teatral que antecede o café da manhã de domingo. As 09h30min iniciam as gincanas recreativas entre mães e filhos. Após, os filhos farão a sua homenagem as Mães presentes. Haverá música ao vivo durante todo o evento, além de sorteio de brindes. Participe!
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA IDOSOS
Preocupada com a saúde de seus associados, a diretoria da AABB, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Macapá, estará disponibilizando durante este sábado (01/05) e domingo (02/05), uma equipe de saúde para vacinar os idosos contra a gripe.


Pedro Velleda
Assessoria de Comunicação da AABB
3261.1669 / 8404.0650 / 9112.1463
E-mail: aabbmacapa@uol.com.br

quinta-feira, 29 de abril de 2010

FIEAP e SESI realizam Programa SESI Cozinha Brasil no bairro Marabaixo.

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), através do Serviço Social da Indústria (SESI - AP) está promovendo no período de 26 a 29 de abril, o Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, na Escola Nilton Balieiro - Bairro Marabaixo.
A Cozinha Didática Móvel do programa atende trabalhadores da indústria, seus familiares e membros da comunidade.
O Cozinha Brasil é um Programa com metodologia própria, que tem o objetivo de transmitir hábitos alimentares saudáveis com receitas baseadas na culinária regional. São ensinadas receitas nutritivas com aproveitamento integral de ingredientes como cascas, talos e ramas. No fim do curso os alunos recebem gratuitamente um kit composto de avental, touca, caderno, lápis, livro de receitas e certificado.

Informações através dos fones: 3084-8805/8815.
SESI a serviço da Indústria do Amapá.
COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP
FONE: 3084-8944

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Começaram os preparativos para a Quadra Junina 2010

A Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) começa a se adequar ao calendário de datas oficiais da Quadra Junina de 2010. Este ano, participam da programação mais de 100 grupos juninos de todo o Estado, divididos em quatro pólos (Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Amapá) e um sub-pólo (Bailique). O Governo do Amapá é o maior incentivador da cultura amapaense, o que torna o movimento junino, a maior organização folclórica do Amapá, mobilizando centenas de trabalhadores e profissionais em todos os eventos.
A quadra junina deste ano vai reunir mais de 14 mil pessoas, entre jovens e adultos. As festas vão de 5 de junho a 4 de julho, data prevista no calendário. No momento, a federação está trabalhando nos preparativos do Concurso Garota Fefap 2010, que ocorrerá no início de maio.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação

P.Civil promove seleção interna para o quadro de instrutores

O Governo do Estado por meio da Coordenadoria de Ensino da Polícia Civil do Amapá lança edital para o processo de seleção interna do quadro de instrutores da Polícia Civil. Um total de 34 policiais civis serão selecionados para compor o quadro de instrutores. As inscrições ocorrerão no período de 10 a 14 de maio, na Delegacia Geral de Polícia Civil, em Macapá.
O concurso será realizado em Macapá e terá duas etapas: análise curricular e apresentação e defesa do plano de aula. O resultado de cada etapa e a convocação será fixada no quadro de avisos do prédio da Delegacia Geral de Polícia civil.
As etapas do Processo Seletivo serão realizadas no município de Macapá. O resultado de cada etapa e a convocação será fixada no quadro de avisos do prédio da Delegacia Geral de Polícia civil. O inscrito também pode acessar o site www.policiacivil.ap.gov.br/ensino.php
A carga horária seguirá a necessidade de cada disciplina e deverá ser compatível com as atribuições já desempenhadas, sem prejuízo para a administração pública. A remuneração, por hora-aula trabalhada, será estabelecida pelo setor competente da Instituição.

Eliazar Bezerra
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicaçã

Técnico-administrativo do Ifap: divulgada relação de candidato por vaga

O número de inscritos no concurso público para técnico-administrativo do Instituto Federal do Amapá (Ifap) superou as expectativas da Comissão Organizadora. Ao todo, 4.317 candidatos concorrem as 70 vagas ofertadas. As provas serão realizadas no dia 9 de maio, simultaneamente em Macapá e Laranjal do Jari.
Para o campus Macapá, 3.713 candidatos confirmaram a inscrição, 982 para o nível superior e 2.731 para o nível médio. No nível superior, o cargo de Administrador é o mais disputado, com 65,75 candidatos por vaga. No nível médio, o maior número de inscritos foi para o cargo de Assistente em Administração, com 1.974 candidatos para 12 vagas.
Campus Laranjal do Jari – dos 604 inscritos para o campus Laranjal do Jari, 103 são para nível superior e 501 para nível médio. O cargo de Pedagogo é o mais concorrido no nível superior, com 16 candidatos por vaga. No nível médio, a maior demanda registrada foi para Assistente em Administração, com uma concorrência de 63,25 candidatos por vaga.
Local das provas – o cartão de confirmação de inscrição, com a definição do local e horário das provas, estará disponível para impressão a partir do dia 3 de maio, no site www.ifpa.edu.br. O candidato realizará a prova na cidade referente ao cargo/lotação escolhido.

Mais informações: 3223-5510
Assessoria de Comunicação
Instituto Federal do Amapá
(96) 3223-5510

ELEIÇÕES 2 010 – entr evistas ex clusivas

A Rede Amazônica de Rádio e Televisão estará exibindo uma série de entrevistas exclusivas com os pré candidatos à Presidência da República.
Em Macapá, será exibida na Rádio Amapá FM, no quadro “Os Bastidores do Poder”, do Jornal Em cima da Notícia, as 7 horas da manhã.
O entrevistado de amanhã, quarta-feira, 28, será o ex Governador de São Paulo José Serra, candidato do PSDB.
Nas demais semanas estão confirmadas as presenças de Dilma Roussef(PT) e da Senadora Marina Silva(PV).
As entrevistas são retransmitidas pelas demais Rádios da Rede Amazônica para os Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.
Os temas que serão abordados, foram formulados por jornalistas da Rede e são de interesse da nossa região.

Serviço:
Jornal Em Cima da Notícia
Rádio Amapá FM – 93,3
Horário: 07 às 08 da manhã
Nesta quarta apresentado por Clay Sam.

Coquetel de Lançamento da Revista VISÃO CLASSISTA

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB, lança seu mais novo instrumento de comunicação para proporcionar a luta de idéias de caráter classista.
Em seu primeiro número, "Visão Classista" traz como manchete a decisão histórica das centrais sindicais de organizar a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. Em uma matéria de sete páginas, a revista relembra a realização da Conclat — durante o regime militar, ainda nos anos 80 — e destaca a importância da unidade dos trabalhadores diante do cenário político de 2010 e das demandas necessárias para o Brasil.
Além disso, traz articulistas de peso para as páginas da nova publicação, como o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, o jornalista e escritor Altamiro Borges e o professor Augusto Petta, do Centro de Estudos Sindicais (CES), entre outros.
Evento: Lançamento da Revista: VISÃO CLASSISTA
Data: 30 de abril de 2010
Horário: 16:30 horas
Local: Sindicato dos Bancários (ao lado do canal da Mendonça Junior)

Mais informações:
Evandro Freitas Siqueira, Secretário de Comunicação CTB-AP
(96) 8119-9274
www.ctbamapa.blogspot.com
www.portalctb.org.br
Presidente Estadual
Rizonilson Barros – (96) 8125-7574

Embrapa-AP apresenta no MCT projeto para uso sustentável da terra

Brasília, 27/04/2010 – A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), o chefe geral da EMBRAPA-AP Silas Mochiutti e o professor adjunto de melhoramento florestal da Universidade Federal do Paraná Antônio Higa reuniram-se nesta terça, 27, com o ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende e o Secretário de Programas e Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento Luiz Antônio Barreto de Castro. Os pesquisadores e a deputada socialista apresentaram a proposta de pesquisa de alternativas para uso terra para o desenvolvimento sustentável na floresta amazônica e floresta de araucárias. O projeto, já aprovado pelo governo alemão, aguarda o sinal positivo do governo brasileiro e será realizado em parceria dos dois países. O BMF Funding Measure: Susteainable Land Management aportará 70% dos recursos e o governo brasileiro, 30%. A deputada Janete Capiberibe comprometeu-se de garantir, por meio de emendas individuais, metade dos recursos que cabem ao Brasil, ou seja, cerca de R$ 2,2 milhões durante os próximos 4 anos.
Rezende afirmou que “o Ministério da Ciência e Tecnologia tem interesse, o país tem interesse, mas quer estar envolvido formalmente” por meio das suas entidades, como a UNIFAP, o IEPA, a Embrapa, além do INPA, Museu Goeldi e Instituto Mamirauá. Em seguida à reunião com o ministro Rezende, os pesquisadores realizaram reunião de trabalho com a Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT, que analisa o projeto.
A deputada Janete Capiberibe, entusiasta do investimento em educação e pesquisa, destinou R$ 900 mil das suas emendas individuais para a Embrapa-AP nos orçamentos de 2009 e 2010. R$ 800 mil são para construir o laboratório de aquicultura e pesca e R$ 100 mil são para pesquisa e ações em transferência de tecnologia.
Legenda:
Ministro Rezende (e), deputada Janete, Silas Mochiutti (d), Barreto e Higa

Texto e foto:
Sizan Luis Esberci
Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP
61 3215 5223

terça-feira, 27 de abril de 2010

Sesa realiza Curso de Manejo da Lactação em Santana

Inicia nesta terça-feira (27) o Curso de Manejo da Lactação para profissionais da saúde. O treinamento, que é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através do Banco de Leite Humano do Amapá (BLHA), ocorrerá até a próxima sexta-feira (30), no auditório da Faculdade Madre Tereza, em Santana, 8 h às 12h.
De acordo com a diretora do Banco de Leite, Andréia Marvão, que está coordenado o evento, esta capacitação é destinada aos profissionais que trabalham na área materno-infantil e tem como principal objetivo treinar profissionais para atuarem no posto de coleta de leite humano que será implantado, em breve, em Santana.
“O posto de coleta no município vai trazer um aumento dos níveis de prevalência do aleitamento em Santana, por isso, precisamos qualificar os profissionais que irão prestar este serviço à população”, explicou a coordenadora.
Ele informou ainda que 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e estudantes, participarão do treinamento. “Durante o evento serão ministrados palestras e seminários para os profissionais do Hospital Estadual de Santana e também para estudantes de enfermagem”, ressaltou Marvão.
“Nós estamos trabalhando para dar continuidade na política de saúde desenvolvida na gestão do Governador, Pedro Paulo. E a capacitação dos nossos profissionais, para que eles possam oferecer cada vez mais excelência nos serviços dispensados à população, faz parte de nossas prioridades”, destacou o secretário estadual de saúde, Elpídio Dias. A Faculdade Madre Tereza que fica localizada na Rua Ubaldo Figueira 1777, no bairro Nova Brasília em Santana.

Mais informações: 9963 6351, Andréia Marvão (diretora do Banco de Leite do Estado do Amapá)

FIEAP e SESI realizam vacinação da H1N1.

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) e o Serviço
Social da Indústria (SESI - AP) estão engajados na campanha de
vacinação contra a H1N1. A meta é atender 2 mil trabalhadores em 11
empresas industriais.
Técnicos da Área da Saúde do SESI atuarão nas empresas Anglo Ferrous,
Cical, Sorveteria Q-Sabor, CEA, Amazon Telhas, Edifica Engenharia,
Cerâmica Tramontin, Vex Construções, Temper Indústria, Eletro Car e
Panificadora São Pedro. O término da campanha está previsto para junho
de 2010.

SESI a serviço da Indústria do Amapá.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

SEMAST realiza campanha de prevenção






POR: Andrei Freitas

A secretaria municipal de assistência social e trabalho - SEMAST através do centro de referência especializado de assistência Social- CREAS em parceria com a secretaria estadual de inclusão e de mobilização social – SIMS realizou na manhã de ontem (26), a campanha de prevenção às DST, AIDS e Hepatite virais. Além do incentivo ao diagnóstico do HIV direcionado as mulheres beneficiadas do programa bolsa família. O evento foi aconteceu no centro de mobilização social, no bairro Nova Esperança. O objetivo é facilitar o acesso à camisinha para as mulheres de baixa renda, orientá-las sobre maneiras de discutir com o parceiro a questão do uso do preservativo e incentivá-las a fazer o teste de HIV.
“Essa campanhas tem proporcionado avanços importantes no acesso à prevenção, ao tratamento, aos cuidados e ao apoio, por meio da realização de eventos pelo município Macapá.Por isso, nos integramos a campanha do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde na prevenção” disse a Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Hércia Souza
Foram ofertados os seguintes serviços e atividades
-Palestras do que é HIV, formas de infecção, tratamento e prevenção.
-Teste rápido anti-HIV
-Curso aperfeiçoado com e.v.a
-Distribuição de preservativos
-Atividades de alongamentos e exercício
-Aticidades lúdicas e pedagógicas

Isaac pede policiamento ao Igarapé dos Porcos e pos to de saúde a Clevelândia do Norte.

Isaac pede policiamento ao Igarapé dos Porcos e posto de saúde a Clevelândia do Norte.
Garantir acesso a serviços básicos como educação, saúde, saneamento básico e segurança tem sido uma luta cosntante do Deputado estadual Isaac Alcolumbre (DEM), que desde o inicio do seu mandato tem sido incansável nos pedidos e nas cobranças ao poder público. A insistência lhe rendeu bons frutos em beneficio da comunidade de todo o Estado. O Parlamentar já conseguiu melhorias para avenidas e ruas com asfaltamento e limpeza, melhorias para a educação como a implantação do projeto de lei que garante acesso a informática e aulas de Lingua Francesa nas escolas do Estado, além de beneficios ao atendimento a saúde. E o trabalho não pára por aí.
Segurança
A comunidade do Igarapé dos Porcos, localizado no Distrito de Carapanatuba, na zona rural de Macapá, vem sofrendo com a criminalidade na região. A onda de violência tomou conta da pequena localidade que não tem para quem pedir socorro, já que não há policiamento na região.
Se tornaram constantes os atos de vandalismo, assassinatos, roubos em residências e assaltos. Os bandidos invadem até o patrimônio público para levar, por exemplo, motor de gerador. O caso que chamou atenção foi assassinato de um homem na localidade de pau mulato.
Representantes da comunidade estiveram no gabinete do Deputado Isaac Alcolumbre para pedir ajuda. Os moradores cobram a instalação de um posto policial para garantir segurança à comunidade e reduzir os índices de criminalidade na localidade dos Igarapés dos Porcos.
O pedido oficial de policiamento será encaminhado ao Governo do Estado.
Saúde
Em Clevelândia, no município de Oiapoque, os moradores do Distrito cobram a construção de um Posto de Saúde para melhorar o acesso aos serviços de saúde. O único atendimento a saúde é feito pelo Exército na região. Os casos mais graves precisam ser encaminhados a sede do município de Oiapoque que fica distante cerca de sete quilômetros ou para Macapá. As famílias encaminharam pedido ao Deputado Isaac Alcolumbre para tentar amenizar o problema o garantir o serviço básico aos moradores de Clevelândia do Norte.

Tatiana Lima
Contato
8121-1634

SENDUH realiza operação emergencial no Parque do Forte

No último Domingo (25) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Urbano e habitacional (SEMDUH) realizou uma operação emergencial no
Parque do Forte. Estavam no local cerca de 1.000 (mil) adolescentes de
12 a 16 anos e a ação teve como objetivo remover ambulantes que
comercializavam comida e bebidas alcoólicas.
Para a execução da operação relâmpago, a SEMDUH solicitou o apoio da
Guarda Municipal que enviou homens do Agrupamento Ambiental e o Grupo
de Operações Táticas para o trabalho de retirada destes vendedores
irregulares e a abordagem de pessoas suspeitas.
Além da utilização inapropriada do local para vendas, especialmente de
bebidas alcoólicas, a grande preocupação da Secretaria é a quantidade
de adolescentes que de forma desordenada se reúnem para as mais
diversas práticas ilícitas, tais como o consumo de bebidas alcoólicas
e entorpecentes.
Durante a fiscalização foram encontrados papelotes de cocaína e uma
adolescente de 12 anos foi encaminhada ao Pronto Socorro com sinais de
overdose. Para alcançar esta realidade, a Prefeitura de Macapá vem
buscando a parceria dos órgãos ligados à ao bem estar social dos
jovens, como a Vara da Infância e Juventude e os Conselhos Tutelares,
bem como a direção da Fortaleza de São José, para que os ambientes
adjacentes ao monumento sejam bem iluminados dificultando o
vandalismo.
A Operação teve início por volta de 21:00h e foram retirados em média
30 ambulantes.Para que o local não venha a ser novamente ocupado pela
venda ilegal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano
anunciou uma força tarefa que intensificará a fiscalização do Parque
principalmente aos fins de semana.

Marcelle Nunes
8134-5125
ASCOM- PMM
3223-4291

Deputados dizem não a Marília Góes, e aprovam Ricardo Soares para o TCE

Por Eduardo Neves

O que prometia ser um duelo entre o governador do Amapá Pedro Paulo (PDT/AP) e o presidente da Assembléia Legislativa do Amapá Jorge Amanajás (PSDB/AP) pela indicação do nome do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) acabou não acontecendo. O governador Pedro Paulo, apesar de ter indicado o nome da ex-primeira dama Marília Góes para o TCE, resolveu não comprar a briga do ex-governador Waldez Góes (PDT/AP) com a Assembléia Legislativa e acabou abandonando o pleito pelo caminho.
Pelo placar de 20 x 0, foi aprovada na manhã desta segunda-feira, 26, na Assembleia Legislativa do Amapá, a indicação do nome do deputado estadual Ricardo Soares (PT do B/AP) para a vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O fato foi classificado pelo deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB/AP) como a primeira derrota política do ex-governador Waldez Góes (PDT/AP) após ter deixado o palácio do Setentrião, “ uma vez que o governador Pedro Paulo pleiteava a vaga para a ex-primeira dama, Marília Góes”, disse Camilo.
Mesmo sem a presença de todos os deputados, a indicação do nome do deputado Ricardo Soares ao TCE teve apoio dos 24 deputados estaduais incluindo os deputados do PDT, partido do ex-governador. “O ex-governador Waldez, está colhendo o que plantou durante estes mais de sete anos que esteve à frente do governo do Estado. Fez política pequena baseada na troca de favores e após perder a caneta, perdeu poder político que resulta no total desprestígio, como vemos nesta votação”, completou Rui Smith.
Logo após a aprovação do nome do deputado Ricardo Soares ao TCE, a ex-primeira dama, Marília Góes, disse em entrevista num programa de rádio que, ao contrário de que corria nos bastidores da AL, ela não vai brigar pela vaga no TCE. Mas mandou recado aos deputados. “Se os deputados não quisessem que eu disputasse uma vaga na Assembleia, que me nomeassem para o Tribunal de Contas”, disse Marília, ao se referir a um telefonema que recebeu do deputado estadual Jorge Salomão (DEM), onde reclamava, segundo ela em nome dos deputados, sua pré-candidatura a deputada estadual.
CONTATO: Eduardo Neves – Assessor de Imprensa do deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB/AP) – 8117 2883 / 9142 6546.

Papaléo pede mais cuidados com a hipertensão

Assessoria de Comunicação(com informações do Ministério da Saúde)
Gabinete do senador Papaléo Paes
gab.papaleopaes@senado.gov.br

A hipertensão volta a preocupar as autoridades de saúde no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a proporção de brasileiros diagnosticados com a doença cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4% em 2009. Os dados fazem parte de um levantamento anual do próprio Ministério e foram divulgados em função do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado no dia 26 de abril.
Aproveitando a data, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e representantes das sociedades brasileiras de Cardiologia, de Hipertensão e de Nefrologia lançam uma campanha de alerta à população onde a principal mensagem é a de que prevenir a pressão alta depende de escolhas individuais. São incentivadas mudanças de hábitos alimentares
Brasil atingindo milhões de pessoas, afetando-as especialmente na fase mais produtiva de e a prática regular de atividades físicas.
Para o senador Papaléo Paes (PSDB-AP), a hipertensão é uma condição de elevada prevalência no suas vidas. Para Papaléo, que também é médico cardiologista, o grande mérito das campanhas é o de informar a população, mas é preciso fazer mais.
- Ao lado de medidas de informação e de educação, que podem auxiliar na prevenção e no diagnóstico precoce, é essencial o acesso aos medicamentos que, em grande parte dos casos, controlam a doença no nível clínico -, afirmou o parlamentar.
A preocupação de Papaléo materializou-se no Projeto de Lei do Senado nº 98, de 2003, de sua autoria, que dispõe sobre assistência farmacêutica aos portadores de hipertensão arterial, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Pela proposta, os portadores da doença devem receber, gratuitamente através do SUS, toda a medicação necessária a seu tratamento.
- A garantia de acesso aos medicamentos é uma política pública capaz de promover a melhoria da qualidade de vida de grandes parcelas de nossa população, o aumento da produtividade e a redução significativa dos gastos públicos com a assistência a doenças

Ifap realiza primeira fase do concurso público para professor

Os candidatos ao cargo de professor do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizaram a prova escrita neste domingo, 25/04. Dos 844 inscritos, 679 participaram da primeira fase do concurso público, cinco portadores de necessidades especiais. Um candidato foi eliminado e 165 faltaram. O resultado da primeira fase está previsto para esta terça-feira, 27/04, a partir das 18 horas. A prova didática será no próximo domingo, 02/05. Das 58 vagas ofertadas, 34 são para Macapá e 24 para Laranjal do Jari.
As áreas de conhecimento com maior número de inscritos foram Biologia, em Macapá, e História, em Laranjal do Jari. As provas foram realizadas somente na capital, nas escolas estaduais Barão do Rio Branco e Antônio Cordeiro Pontes, além da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Nesta última, um candidato a professor de Matemática foi eliminado por consultar material impresso não autorizado, conforme o item 7.1, alínea “a” do edital.
De acordo com o presidente da comissão organizadora do concurso, professor Andracir Oliveira, do Instituto Federal do Pará (Ifpa), o processo transcorreu dentro das expectativas. “Apesar dos transtornos causados por condições climáticas que impediram muitos candidatos de realizar as provas, não houve nenhum fato mais grave que pudesse prejudicar o bom andamento do concurso público”, destacou.
Prova didática – a próxima fase para os aprovados na prova escrita será a prova didática. Os candidatos terão 30 minutos para lecionar sobre um tema sorteado. Cada um ficará responsável pelo plano de aula e pelos recursos que irá utilizar. Conforme o edital, não será fornecido nenhum tipo de material de apoio didático. O intervalo mínimo entre o sorteio do tema e a realização da prova será de 24 horas. Para aprovação, é necessário obter 40 pontos. A prova será gravada.
Prova de títulos – fase classificatória, na qual serão avaliados os títulos acadêmicos e de experiência profissional. Os documentos devem ser apresentados no dia da prova didática.

Serviço
Resultado da prova escrita: a partir de 27/04/2010, às 18h - previsão
Sorteio da prova didática: 01/05/2010
Prova didática e entrega de títulos: 02/05/2010
Resultado da prova didática: a partir de 03/05/2010, às 18h - previsão

Mais informações: (96) 3223-5510
Assessoria de Comunicação
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
(96) 3223-5510

curso “Negociação Sindical”.

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) em parceria com
a Prefeitura de Mazagão realizará no dia 27 de abril, das 18h às 22h,
no Centro Multiuso da Prefeitura, o curso “Negociação Sindical”,
referente ao Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA.
De acordo com a Presidente da FIEAP, Telma Lúcia de Azevedo Gurgel, o
objetivo do módulo é aprimorar as habilidades nas relações sindicais,
compreender os conceitos básicos e as condições estruturais das
negociações sindicais na liderança empresarial, aprimorar as relações
sindicais da entidade em favor da defesa dos interesses das empresas
representadas, e compreender os instrumentos normativos como
ferramentas geradoras de resultados eficazes.
As capacitações estão contempladas dentro do convênio firmado com a
Confederação Nacional da Indústria (CNI), através do Programa de
Desenvolvimento Associativo da instituição, e tem por objetivo
aumentar a representatividade dos sindicatos patronais de indústria,
bem como sua sustentabilidade.
A iniciativa é uma continuidade do programa de capacitação sindical,
que teve início em 2007.

Informações através dos fones: 3214-1218/3084-8945.
COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP
FONE: 3084-8944

Semast realiza campanha de prevenção

POR: Andréia Freitas /81343669 / CMSC

A secretaria municipal de assitência social e trabalho - SEMAST através do centro de referência especializado de assitência Social- CREAS realiza nesta segunda-feira (26), a campanha de prevenção às DST, AIDS e Hepatite virais. Além do incentivo ao diagnóstico do HIV direcionado as mulheres beneficiadas do programa bolsa família. O evento acontece de 8 às 12 h, no centro de mobilização social do Nova Esperança, sito`a avenida Padre Vitório Galiane.
Serão ofertados os seguintes serviços e atividades
-Palestras do que é HIV, formas de infecção, tratamento e prevenção. Além da importância das mulheres negociarem o uso da camisinha com seus parceiros.
-Teste rápido anti-HIV
-Curso aperfeiçoado COM e.v.a
-Distribuição de preservativos
-Atividades de alongamentos e exercício
-Aticidades lúdicas e pedagógicas

sábado, 24 de abril de 2010

IDENTIDADES CULTURAIS INDÍGENAS WAJÃPI DO AMAPÁ



ARTIGO: Claudionor dos Santos

A Formação da Territorialidade dos povos indígenas e sua identificação.

Santos (2005) comenta quando os colonizadores europeus chegaram ao território brasileiro em 1500, estima-se que as sociedades indígenas compunham uma população total de dois milhões de indivíduos. Hoje, existem no Brasil cerca de 355 mil indivíduos pertencentes a 210 etnias com 200 línguas e dialetos, ocupando 11% do território brasileiro. Nesse número estão incluídos também os indígenas miscigenados que já perderam boa parte de seus padrões culturais originais.
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabe muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Os Wajãpi do Amapá são, atualmente, 670 pessoas, distribuídas entre 48 aldeias. Constituem um grupo remanescente de um povo outrora muito mais numeroso, subdivididos em vários grupos independentes e cuja população total foi estimada em cerca de seis mil pessoas no começo de século XIX. Esta etnia tem origem em um complexo cultural maior, de tradição e língua tupi-guarani, hoje representado por diversos povos, distribuído entre vários estados do Brasil e países adjacentes. Até o século XVII, os Wajãpi viviam ao sul do rio Amazonas, numa região próxima da área até hoje ocupada pelos Asurini, Araweté e outros, todos falantes de variantes dessa mesma família lingüística. Mantém-se uma conexão historicamente importante com os grupos Wajãpi e Emerillon (ou Teko), que vivem na Guiana Francesa, e com os Zo é do norte do Pará, com os quais os Wajãpi do Amapá compartilham algumas tradições (GALLOIS, 2002).
No entanto sendo da mesma família lingüística, nem todas as línguas são bem compreendidas por estes grupos indígenas, juntamente por expressarem umas evoluções históricas e modernas e os modos de vidas e as tradições dos Wajãpi do Amapá são totalmente diferentes dos que vivem na Guiana Francesa.
Historicamente, o território Wajãpi estendia-se do rio Jarí ao rio Araguari, limitado ao sul pelo alto Iratapuru e ao norte pelos rios Oiapoque e Camopi, margem francesa. Nessa região mantiveram contatos intermitentes com diversas frentes cabanos, extrativistas, colonos desde o início do século XIX. Mas só passaram a conviver mais diretamente com não-índios no final da década de 60, quando foram encontrados por ‘gateiros’ e garimpeiros que viveram em suas aldeias e alastraram epidemias, provocando uma dizimação considerável entre vários subgrupos wajãpi, alguns deles inclusive hoje extintos (SANTOS, 2005).

Sinsepeap Mantém Negociação com o Município

O canal de comunicação entre a prefeitura de Macapá e o sindicato dos professores ainda se mantém aberto. O Sinsepeap reivindica que o salário do professor A1 atinja o valor do piso no valor de R$ 1.312,85.
Durante as rodadas de negociação o sindicato dos professores vem propondo que a prefeitura aplique o índice inflacionário do período, ou seja, 5.17 e que ocorra um aumento da regência de classe bem como o da gratificação técnica que passariam de 60 para 85%.
Se referindo aos funcionários de escola, o presidente do Sinsepeap, Aildo Silva, disse que devido á recente inclusão da categoria no plano de carreira, gerando inclusive uma gratificação entre 20 e 25%, estes ficariam na linealidade com os 5.17 do índice inflacionário.
Para discutir estes e outros assuntos abordados durante as negociações, a direção do Sinsepeap marcou para segunda-feira 26, uma assembléia geral com os servidores do município que ocorrerá na quadra do Colégio Amapaense ás 16:00 em primeira chamada e 16:30 segunda chamada.

Ascom/Sinsepeap
Gian Mira Pantoja
9129-6292

Idealizador da campanha de Hugo Chaves palestra em Macapá



Ricardo Galletti, esse é o nome do Publicitário que foi redator-chefe da campanha eleitoral que resultou na reeleição do Coronel Hugo Chaves à presidência da Venezuela. Trabalhou nas agências Artplam, Grottera, Bridge, J.W Thompson, entre outras, além de participar de diversos Congressos e Seminários, foi jurado em festivais de propaganda e já ganhou mais de 120 prêmios em Festivais Nacionais e Internacionais.
Com o tema “Da Marquês da Sapucaí à Ivaldo Veras: uma viagem pelos enredos da publicidade”, Galletti palestrará no III Congresso Seama de Comunicação no dia 29 de abril. O congresso acontece entre os dias 28 a 30 de abril, as inscrições podem ser feita na Central de Atendimento ao Aluno, localizado nas dependências da Faculdade Seama. Mais informações pelo telefone 2101-5170

Departamento de Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Joicilene Santos

TRE realiza palestra sobre Eleições 2010

O Tribunal Regional Eleitoral realiza nos dias 26 e 29 de abril a palestra “Eleições 2010: voto, um direito conquistado”. O evento irá destacar os direitos e os deveres de cidadão por meio do voto. Além disso, o TRE irá proporcionar treinamento em uma urna eletrônica. A atividade acontecerá na Faculdade Seama, faz parte do projeto “Pró-Saúde”, desenvolvido pela Instituição.

Departamento de Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Joicilene Santos

Inauguração de Base é marco na história da Floresta Nacional do Amapá

A Floresta Nacional (FLONA) do Amapá, criada em 1989, a mais antiga unidade de uso sustentável do estado, ganha nesta segunda-feira, 26 de abril, uma nova Base de Apoio a Gestão, totalmente reformada e equipada. A inauguração oficial das instalações marca um novo período na história dessa unidade de conservação. Desde 2008, o Programa de Apoio a Implementação da Flona do Amapá, uma parceria entre Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio), Conservação Internacional e Instituto Walmart, com apoio do Governo do Amapá, tem investido para transformar a Flona em um modelo de implementação de unidade de conservação e uso sustentável na Amazônia Brasileira.
A base é um ponto importante para a gestão dessa unidade “É a garantia de um suporte para o trabalho e torna nossa presença mais efetiva na região, possibilita que a unidade possa efetivamente funcionar”, afirma Suely Santos, chefa da unidade. “Para a Conservação Internacional, a inauguração da Base de Apoio representa um marco de todo o esforço de nossa instituição para a conservação e desenvolvimento sustentável do Amapá, em especial a FLONA do Amapá”, afirma Cesar Haag, coordenador de socioeconomia da CI-Brasil.
A base também poderá ser utilizada para pesquisadores e atividades da comunidade. “Essa nova base foi um dos focos de ação do primeiro ano do projeto. Dar as condições de permanência da equipe gestora na floresta é fundamental e também porque no futuro, com o envolvimento maior da comunidade na gestão da unidade, a base será esse ponto de convergência, de referência para as ações coordenadas de gestão do desenvolvimento local”, explica Adriana Franco, gerente do Programa de Desenvolvimento Local Integrado do Instituto Walmart.
FLONA DO AMAPÁ - A Floresta Nacional do Amapá, criada em 1989, foi a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável do estado. Tem uma área de 412 mil hectares de floresta tropical e é a quinta maior unidade de conservação do Amapá. Ocupa um importante espaço dentro quase 11 milhões de hectares do Corredor da Biodiversidade do Amapá, que faz parte do Escudo das Guianas, o maior conjunto de áreas protegidas de florestas tropicais do mundo. A Floresta densa de terra firme é a vegetação mais predominante, com uma parcela significativa de florestas de várzea. Nos levantamentos realizados, verificou-se que em seus rios existe uma grande diversidade de peixes e crustáceos. Foram registradas no local um alto número de espécies de anfíbios, lagartos, jacarés, quelônios e serpentes, indicando que esta UC possui uma das mais altas diversidades registradas na Amazônia Brasileira.

Governador participa de audiência com a comunidade da Ilha de Santana

O Governador do Amapá Pedro Paulo Dias de Carvalho participou de audiência com a Comunidade da Ilha de Santana, município distante 14 km de Macapá. A reunião aconteceu no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva, na sexta-feira, 23.
Na pauta das discussões foram debatidos os investimentos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura como a melhoria na distribuição da energia elétrica para a comunidade. Uma das principais reivindicações é a aquisição de uma Ambulancha, que fará o transporte fluvial de pacientes no serviço de emergência.
O Presidente do Conselho de Segurança da Ilha de Santana Vanildo Moraes agradeceu a doação feita pelo Governo de Estado de kit´s de Informática para o projeto de Inclusão digital que será desenvolvido na comunidade. “Estaremos desenvolvendo um grande trabalho de inclusão digital para os nossos jovens, quando deveremos atender cerca de 700 jovens com curso de informática”, lembrou Vanildo Moraes.
Dentre as reivindicações feitas pelos representantes da comunidade, está o pedido para que uma equipe da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) vá até a comunidade para realizar levantamento da situação social da Ilha de Santana, e avaliar os programas de atendimento as famílias que são desenvolvidos na comunidade.
Já o presidente da Associação dos Produtores Rurais Evandro Rocha da Silva,
Solicitou, em nome dos agricultores, a limpeza dos ramais para melhorar o escoamento da produção, bem como, o funcionamento da fábrica de polpa. “Já foram feitas duas reformas e ainda não podemos usar os equipamentos e as dependências da fábrica, queremos uma solução”, reivindicou.
O prefeito de Santana garantiu que será feita uma nova reforma para adequação e legalização da fábrica, e que toda a produção da será utilizada na merenda escolar.
Após ouvir atentamente as reivindicações da Comunidade o governador Pedro Paulo Dias de Carvalho garantiu que as demandas serão estudadas pela equipe de governo e serão tomadas as devidas providências.
“Sabemos que as demandas são muitas e tantas outras ainda surgirão, mais tenho certeza que vamos continuar trabalhando em parceria com a Prefeitura de Santana, para podermos atender a todas as reivindicações e beneficiar o nosso povo”, disse o governador.
Participaram do encontro o prefeito de Santana Antonio Nogueira, o Presidente da Associação de Moradores Vanildo Moraes Lima, Maria do Carmo Santos Argemiro, (Associação de Mulheres), Evandro Rocha da Silva (Presidente da Associação dos Produtores Rurais da Ilha de Santana), além de moradores da Comunidade.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

SENAI ministra cursos de qualificação profissional

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e
Empreendedorismo (SETE) está executando em Macapá e Santana o Plano
Territorial de Qualificação (Planteq), uma das modalidades do Plano
Nacional de Qualificação (PNQ), coordenado pelo Ministério do Trabalho
e Emprego.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Amapá),
instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Amapá
(FIEAP) está ministrando alguns destes cursos de qualificação
profissional.
A parceria firmada entre o ministério e o governo proporcionará a
realização de programas de qualificação para trabalhadores sem
ocupação (primeiro emprego), trabalhadores apenados, autônomos e
rurais.
Os cursos terão carga horária de 200 horas e atenderão áreas
compatíveis com as demandas locais.
Cursos
Está sendo oferecido no Centro de Educação Francisco Leite, em Macapá
o curso Eletricista de Alta e Baixa Tensão.
No Centro de Educação Técnica de Santana estão sendo realizados os
cursos: Manutenção de Motocicletas e Operador de Empilhadeira.

COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP
FONE: 3084-8944

Ifap divulga local das provas do concurso público para professor

O cartão de confirmação dos candidatos que irão prestar concurso público ao cargo de professor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), no próximo domingo, 25/04, estão disponíveis no site www.ifpa.edu.br. O documento, que também indica o local e horário da prova escrita, deve ser apresentado junto com a carteira de identidade ou documento equivalente à banca examinadora.
No total, 844 professores estão inscritos para concorrer às 58 vagas ofertadas. Em Macapá, Biologia é a área mais concorrida, com 58 candidatos para uma vaga. Em Laranjal do Jari, a maior demanda registrada foi em História, com 19 candidatos por vaga.
Prova escrita - nesta primeira fase, o candidato terá três horas para dissertar sobre um tema sorteado, conforme o anexo II do edital. Para estar apto à passar para a segunda fase (prova didática), o candidato terá de alcançar no mínimo 40 pontos. O resultado da prova escrita será divulgado a partir das 18 horas da próxima terça-feira, 27/04.
Todas as fases das provas serão realizadas somente em Macapá, inclusive para os candidatos com vagas destinadas a Laranjal do Jari.

Serviço
Cartão de confirmação do candidato: www.ifpa.edu.br
Prova escrita: 25/04/2010, às 8 horas
Mais informações: (96) 3223-5510

Assessoria de Comunicação
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
(96) 3223-5510

Sinsepeap Mantém Negociação com o Município

O canal de comunicação entre a prefeitura de Macapá e o sindicato dos professores ainda se mantém aberto. O Sinsepeap reivindica que o salário do professor A1 atinja o valor do piso no valor de R$ 1.312,85.
Durante as rodadas de negociação o sindicato dos professores vem propondo que a prefeitura aplique o índice inflacionário do período, ou seja, 5.17 e que ocorra um aumento da regência de classe bem como o da gratificação técnica que passariam de 60 para 85%.
Se referindo aos funcionários de escola, o presidente do Sinsepeap, Aildo Silva, disse que devido á recente inclusão da categoria no plano de carreira, gerando inclusive uma gratificação entre 20 e 25%, estes ficariam na linealidade com os 5.17 do índice inflacionário.
Para discutir estes e outros assuntos abordados durante as negociações, a direção do Sinsepeap marcou para amanhã, sábado, uma assembléia geral com os servidores do município que ocorrerá na quadra do Colégio Amapaense ás 16:00 em primeira chamada e 16:30 segunda chamada.

Ascom/Sinsepeap
Gian Mira Pantoja
9129-6292

A PEDIDO DO PREFEITO Setap prorroga o prazo para recadastramento da meia-passagem


Atendendo pedido do prefeito Roberto Góes, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), Paulo Dartora, resolveu prorrogar por mais uma semana o cadastro e recadastro de estudantes que têm direito ao benefício da meia-passagem.
O prazo iniciou em 22 de fevereiro e encerraria nesta sexta-feira, 23 de abril, mas vai prosseguir até 30 de abril. Nesta sexta-feira, durante todo o dia foi intenso o movimento de estudantes no sindicato em busca do benefício.
De acordo com o coordenador do cadastramento, Renivaldo Costa, a partir de segunda-feira e até o término da prorrogação, o atendimento ocorrerá apenas na sede do Setap. Ele acredita que a maior demanda já foi atendida, havendo condições de encerrar o processo num único posto. “Até agora atendemos pouco mais de 30 mil estudantes”, estima.
Logo após o término do cadastramento, a partir de 3 de maio, o Setap só vai comercializar passe escolar para os alunos que apresentarem o comprovante de cadastramento da meia-passagem. Quem não fizer o cadastro ou recadastro até sexta-feira, 30, terá o documento cancelado e só terá nova oportunidade de regularizar a situação em fevereiro de 2011.
Documentos
Para realizar o cadastramento e recadastramento, o aluno necessita ter em mãos um comprovante de matrícula (cópia e original), comprovante de endereço recente, além de cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento. O cadastramento não poderá ser feito por procuração já que o aluno deverá tirar foto 3x4 para a carteira de passagem, o que é feito no próprio prédio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap), na Rua Leopoldo Machado, quase esquina com Feliciano Coelho.
Quem já possui a carteira de meia-passagem e não se recadastrar, vai ter o documento bloqueado a partir do encerramento do processo, de acordo com o que determina a legislação vigente.
Como nos últimos anos tem crescido o número de estudantes que requerem o benefício munidos de documentos fraudulentos, o Setap continua com a campanha "Carteira de estudante, só para estudante!", lançada em fevereiro de 2008. O sindicato está envolvendo inúmeras instituições na campanha como Procon, secretarias municipal e estadual de educação, além do Ministério Público, já que a utilização indevida do documento típifica crime de falsidade ideológica.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

MEIA-PASSAGEM Quem não se recadastrar, terá a carteira bloqueada a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, 26, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) só vai comercializar passe escolar para os alunos que apresentarem o comprovante de cadastramento da meia-passagem. Quem não fizer o cadastro ou recadastro até sexta-feira, 23, terá o documento cancelado e só terá nova oportunidade de regularizar a situação em fevereiro de 2011.
Faltando apenas uma semana para o fim do cadastramento e recadastramento do benefício da meia-passagem, o movimento no Setap começou a aumentar desde segunda-feira, 19, confirmando o velho hábito de se deixar tudo para última hora. A expectativa é atender somente esta semana mais de 10 mil pessoas, nos sete postos montados pelo sindicato.
Postos descentralizados
O Setap montou postos nas escolas Ruth Bezerra, Jardim Felicidade, Gabriel de Almeida Café, Alexandre Vaz Tavares além da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). Nestes locais está ocorrendo apenas o recadastramento. Quanto aos novos cadastros, estão sendo feitos unicamente no prédio do Setap. Alem disso, o sindicato criou a Caravana Passe Forte, que está percorrendo as escolas da rede pública.
Para realizar o cadastramento e recadastramento, o aluno necessita ter em mãos um comprovante de matrícula (cópia e original), comprovante de endereço recente, além de cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento. O cadastramento não poderá ser feito por procuração já que o aluno deverá tirar foto 3x4 para a carteira de passagem, o que é feito no próprio prédio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap), na Rua Leopoldo Machado, quase esquina com Feliciano Coelho.
Quem já possui a carteira de meia-passagem e não se recadastrar, vai ter o documento bloqueado a partir do encerramento do processo, de acordo com o que determina a legislação vigente.
Como nos últimos anos tem crescido o número de estudantes que requerem o benefício munidos de documentos fraudulentos, o Setap continua com a campanha "Carteira de estudante, só para estudante!", lançada em fevereiro de 2008. O sindicato está envolvendo inúmeras instituições na campanha como Procon, secretarias municipal e estadual de educação, além do Ministério Público, já que a utilização indevida do documento típifica crime de falsidade ideológica.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Começam as filas para o cadastramento da meia passagem

Faltando apenas uma semana para o fim do cadastramento e recadastramento do benefício da meia-passagem, o movimento no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) começa a aumentar, confirmando o velho hábito de se deixar tudo para última hora.
Nesta segunda-feira, 19, desde as primeiras horas do dia, dezenas de pessoas já aguardavam em frente ao Setap para serem atendidas. A expectativa é atender somente esta semana mais de 10 mil pessoas, nos sete postos montados pelo sindicato. O cadastramento encerra na sexta-feira, 23. O prazo iniciou em 22 de fevereiro e não será prorrogado.
Para evitar filas, o Setap montou postos nas escolas Ruth Bezerra, Jardim Felicidade, Gabriel de Almeida Café, Alexandre Vaz Tavares além da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). Nestes locais está ocorrendo apenas o recadastramento. Quanto aos novos cadastros, estão sendo feitos unicamente no prédio do Setap. Alem disso, o sindicato criou a Caravana Passe Forte, que está percorrendo as escolas da rede pública.Para realizar o cadastramento e recadastramento, o aluno necessita ter em mãos um comprovante de matrícula (cópia e original), comprovante de endereço recente, além de cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento. O cadastramento não poderá ser feito por procuração já que o aluno deverá tirar foto 3x4 para a carteira de passagem, o que é feito no próprio prédio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap), na Rua Leopoldo Machado, quase esquina com Feliciano Coelho.
Quem já possui a carteira de meia-passagem e não se recadastrar, vai ter o documento bloqueado a partir do encerramento do processo, de acordo com o que determina a legislação vigente.
Como nos últimos anos tem crescido o número de estudantes que requerem o benefício munidos de documentos fraudulentos, o Setap continua com a campanha "Carteira de estudante, só para estudante!", lançada em fevereiro de 2008. O sindicato está envolvendo inúmeras instituições na campanha como Procon, secretarias municipal e estadual de educação, além do Ministério Público, já que a utilização indevida do documento típifica crime de falsidade ideológica.

Jogos Nacionais do SESI.

Os Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI), que serão
realizados em Bento Gonçalves (RS), entre 21 e 24 de abril,
mobilizaram dois milhões de trabalhadores-atletas de sete mil
empresas.
Em sua sexta edição, trata-se do maior evento esportivo de classe,
segundo o Atlas do Esporte, base de dados sobre educação física,
esportes e atividades saúde, lazer e turismo no Brasil. O número é a
soma dos participantes desde as seletivas nas empresas, passando pelas
disputas municipais e estaduais, até as etapas regionais.
Os números expressivos revelam que a indústria cumpre com sucesso a
missão de incentivar seus trabalhadores a participarem da atividade
desportiva. Muitas empresas têm incluído competições e atividades
físicas em seus programas de gestão da qualidade. Levantamento do SESI
revela que 25% dos trabalhadores da indústria praticam esportes. A
média nacional é de 14%, dado do Atlas.
A atleta Luciana Macedo, funcionária da Anglo American será a única
representante do Amapá. Ela competirá na natação, na modalidade
borboleta.
Funcionários e empresários ganham com essa política
Valores do esporte, como disciplina, espírito de grupo e liderança, se
traduzem em vantagens competitivas.
A serra gaúcha, onde fica a sede dos jogos, reunirá 1.020
trabalhadores de 170 empresas industriais de diferentes setores e
portes. Eles competirão em dez modalidades: atletismo, futebol de
campo, futebol sete master, futsal, natação, tênis de mesa, tênis de
quadra, voleibol, vôlei de praia trio e xadrez. Com exceção do futebol
master e futsal, os campeões das demais modalidades vão participar, em
julho, dos Jogos Mundiais da Confederação Internacional Esportiva do
Trabalho (CSIT), em Tallinn, Estônia.
Os Jogos Nacionais do SESI formam talentos da indústria que
representam o Brasil em torneios mundo afora. Prova disso é o
desempenho da delegação comandada pelo SESI nos últimos jogos da CSIT,
há dois anos, em Rimini, Itália.
Depois de vencerem os jogos nacionais, em Manaus, 170
trabalhadores-atletas de diferentes modalidades garantiram ao Brasil o
primeiro lugar em pontos. O Brasil foi primeiro lugar no futebol de
campo e no vôlei de praia feminino, além de ganhar mais de 50 medalhas
em disputas no atletismo, natação, voleibol, tênis e xadrez. A Itália
ficou em segundo lugar, seguida pela Áustria.

COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP
FONE: 3084-8944

Solidariedade ao professor Antero Sá

ESTOU PEDINDO AJUA DE MEUS EX-ALUNOS E EX-ALUNAS E DE OUTRAS PESSOAS QUE QUEIRAM ME AJUDAR.
PIOREI MUITO DO ACIDENTE QUE SOFRI EM 2009, POIS NÃO FUI OPERADO ATÉ HOJE POR FALTA DE RECURSOS. NÃO POSSO TRABALHAR, NEM FICAR MUITO TEMPO EM PÉ NEM MUITO TEMPO SENTADO. SÓ ANDO DE MULETAS.
MINHA SITUAÇÃO ESTÁ SÓ SE AGRAVANDO. AGORA MEU OUTRO JOELHO ESTÁ COM PROBLEAS; TAMBÉM MINHA COLUNA CERVICAL, MINHA COLUNA VERTEBRAL, MEU PESCOÇO E MINHA CABEÇA DOEM MUITO.
PARA ME AJUDAR: É SÓ COMPRAR O CADERNO DIDÁTICO CNP QUE EU ELABOREI PARA CONCURSOS PÚBLICOS E VESTIBULARES. TRAZ O CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 9 SIMULADOS (75 QUESTÕES INÉDITAS), 1 PROVA DA UNIFAP
VALOR: R$ 30,00. SE COMPRAREM E PEDIREM PARA AMIGOS E AMIGAS COMPRAREM, VOCÊS ESTARÃO ME AJUDANDO.
FONES: 8111-0734/9117-6558/8805-3439/3242-5241
LOCAL DE VENDA: AV. MAXIMIANO SERRA PICANÇO, 574 – BAIRRO NOVO BURITIZAL: CASA NA 3ª QUADRA – ENTRAR NA DROGARIA LONGA VIDA, ESQUINA COM A CALUDOMIRO DE MORAES.

sábado, 17 de abril de 2010

Sobre o caso do jornalista goiano

POR: Edgar Rodrigues

O jornalista pediu desculpas? Não sei. É bom analisarmos alguns fatos:Para mim, ele novamente nos chamou de burros, e com alguma razão. Muitos não entenderam, mas com essa reação, até mesmo de agressão fisica, conseguiram fazer exatamente o que Rogério se propunha ganhar: HOLOFOTE.
Para se ter uma idéia, o blog dele, que não passava de 10 ou 15 visitas, passou a ter milhares de acessos. Incrivel, ganhou até comunidade no Orkut, com o nome dele!Capsulizado apenas nas redomas da Imprensa de Goiás, ele ganhou notoriedade nacional, e até mesmo uma menção na Camara Federal.Por causa disso, ele pede, sim, desculpas, mas a apenas uma parcela que se sentiu ofendida, mas está claro que ele chamou atenção à liberdade de expressão.
Não se lembram que saimos de uma fase de mordaça na imprensa? Nós que lutamos tanto pela liberdade de expressão, vamos pensar nesta grande lição que um jornalista de Goiania trouxe para nós. Será que também voces não percebem isso?
Vamos repensar muito nos nossos posicionamentos e nos nossos comentários do dia-a-dia, quando discriminamos pessoas, fatos, cidades, acontecimentos....E para sermos justos, vamos pensar um pouco quando denegrimos a imagem dos gaúchos, principalmente os de Pelotas!
Que tal a gente substituir a palavra CARACAS, quando estamos assustados? E de dizer do povo baiano, ou do povo português?Vamos tentar chamar atenção, sim, para os erros dos outros, mas vamos também aprender com os nossos próprios erros.

Edgar Rodrigues Jornalista

TV Globo do MT afasta apresentador por estar acima do peso; Justiça concede indenização


Ranniery Queiroz

Redação Portal IMPRENSA

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) condenou a TV Centro América, afiliada da Rede Globo no estado, a pagar indenização de R$ 25 mil ao jornalista Ranniery Queiroz. Na ação, ele alega que foi afastado da função de apresentador de um programa na emissora por estar acima do peso.
O julgamento do TRT acontece em caráter de recurso ordinário, após o jornalista ter o pedido de indenização negado anteriormente pela 4ª Vara do Trabalho de Cuiabá, capital do estado.
O relator do caso, juiz Aguimar Peixoto, considerou que houve assédio moral no caso do jornalista. Segundo ele, ao afastar Queiroz por estar com o peso acima do padrão exibido, a emissora fez com que o jornalista se tornasse vítima de chacota no trabalho.
Peixoto classificou a atitude da emissora de "assédio moral, incompatível com a dignidade da pessoa e com a valorização e a função social do trabalho humano". O juiz ressaltou que não existe lei que determina o peso máximo de jornalista e apresentador de TV. O juiz ainda absolveu Queiroz de pagar pelos encargos do processo.
Em 2009, ao ser entrevistado pelo Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso, o jornalista lamentou a atitude da emissora e disse não temer que fique marcado pelo episódio.
"É muito triste passar por isso, depois de 10 anos de dedicação exclusiva. É! Porque não deixam você trabalhar em outro lugar. Todo trabalhador que se sentir lesado, em qualquer empresa, tem que levar a diante, dessa forma a gente vai conseguir trabalhar de forma educativa a conduta dos patrões", avaliou. (...) Resolvi enfrentar isso. Se for necessário mudar de área para manter o sonho eu mudo, embora a grande paixão seja o jornalismo".

Últimos dias de inscrições para técnico-administrativo do Ifap

Os interessados em prestar concurso público para o cargo de técnico-administrativo do Instituto Federal do Amapá (Ifap) têm até a próxima quarta-feira, 21/04, para fazer a inscrição, no site www.ifpa.edu.br. São 47 vagas para Macapá e 23 para Laranjal do Jari, sendo 32 para nível superior e 38 para nível médio. Os salários base variam de R$ 1.264,99 a R$ 2.307,85. As provas serão realizadas no dia 9 de maio.
Para nível superior há vagas para Administrador (5), Economista (1), Contador (3), Jornalista (1), Bibliotecário – Documentarista (2), Pedagogo (5), Técnico em Assuntos Educacionais (5), Assistente Social (2), Psicólogo (2), Analista de Tecnologia da Informação (3), Engenheiro Civil (1) e Médico (2).
Para técnico de nível médio, as vagas são para Assistente em Administração (16), Técnico em Enfermagem (2), Técnico em Tecnologia da Informação (3), Técnico em Contabilidade (3), Técnico de Laboratório/Informática (2), Técnico de Laboratório/Química (2), Técnico de Laboratório/Edificações (1), Técnico em Audiovisual (1), além de oito vagas para Assistente de Alunos.
As provas serão realizadas simultaneamente em Macapá e Laranjal do Jari, no dia 9 de maio, com duração de três horas e quinze minutos. Serão 20 questões de conhecimentos básicos e mais 20 de conhecimentos específicos.
O regime de trabalho é de 40 horas semanais, exceto para os cargos de médico (20 horas) e jornalista (25 horas).
Serviço
Encerramento das inscrições: 21/04/2010
Provas: 9 de maio, em Macapá e Laranjal do Jari
Taxa de inscrição: R$ 70 para nível médio e R$ 90 para nível superior
Edital e inscrições: www.ifpa.edu.br
Mais informações: (96) 3223-5510

Assessoria de Comunicação
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
(96) 3223-5510

Professores Mantêm Proposta de Reajuste em 8,6%

Mobilizados desde a quinta-feira passada, os professores nos dezesseis municípios continuarão pressionando o governo do Estado para que aprove o reajuste de 8,6% que a categoria está reivindicando.
Durante a assembléia ocorrida sábado na Escola Barão do Rio Branco, os professores decidiram manter a proposta apresentada ao novo Secretário Especial de Governadoria, Benedito Dias.
O presidente do Sinsepeap, Aildo Silva disse que no início do mês, o Secretário de Gestão, Joel Nogueira, foi enfático ao afirmar que o governo do Estado tem condições de conceder de 8 á 9% de reajuste á categoria.
Os professores, segundo Aildo Silva, voltarão á sala de aula segunda-feira apenas para mobilizarem mais educadores para o ato público programado para terça-feira que percorrerá ruas e avenidas do centro da cidade.
A concentração para o ato público de terça-feira dia 20, será ás 8:00 na frente da sede do Sinsepeap, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa 924 centro.

Ascom/Sinsepeap
3222-3573
Gian Mira Pantoja
9129-6292

sexta-feira, 16 de abril de 2010

QUADRA ATUAL DO MARABAIXO





















FONTE: Arquivo Associação Cultural Raimundo Ladislau

RETIRADO DO TCC: A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

Autoria: Claudionor dos Santos

Em Macapá o marabaixo é praticado por negros e mestiços em dois bairros (Santa Rita, antigo da Favela, e Laguinho). No bairro de Santa Rita a festa é toda dedicada à Santíssima Trindade, “Trindade dos Inocentes” assim chamada em função do almoço que os festejos oferecem para doze crianças com idade de até doze anos ao meio-dia do Domingo da Santíssima (CANTO, 1998, p. 37).
Hoje, esse ritual vem sendo desenvolvido por quantidade maior de criança de qualquer idade, pela função do tempo e da modernidade das mudanças sociais vem resistido ao processo urbano. A valorização, como decorrência natural do conhecimento, tem sido uma busca incessante das manifestações folclóricas do Estado, procurando fornecer elementos capazes de produzir esses conhecimentos, mais sempre buscando a preservação e a valorização de forma expressa de sua identidade.
No bairro do Laguinho a quadra é diferente porque a homenagem é feita ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade e não ocorre o “Almoço dos Inocentes”.
Canto (1998, p. 37-38), nos apresenta as seguintes datas da quadra do Marabaixo:
DOMINGO DA PÁSCOA: (ou da Aleluia), Os participantes assistem a missa na igreja de São Benedito pela manhã e o marabaixo é dançado do meio-dia até à noite. CORTAÇÃO DO MASTRO: Cinco semanas após o Domingo da Páscoa é feita a “Cortação do Mastro”, no sábado, nos arredores da cidade. Os mesmos são deixados próximos à casa do festeiro com preparação para o dia seguinte.
DOMINGO DO MASTRO: Os participantes deslocam-se até o lugar onde estão os mastros, dançando, cantando e soltando pistolas e foguetes (fogos de artifício) elas ruas, com bandeiras do Divino (Vermelha) e da Santíssima Trindade (branca). Em seguida apanham os mastros e os levam para casa do festeiro, onde serão guardados.
QUARTA FEIRA DE MURTA: Na primeira quarta-feira após o Domingo do Mastro os participantes vão “quebrar a murta” nas cercanias da cidade (próximo ao aeroporto), dançando, cantando (sempre acompanhados de toques de tambores/caixas) e soltando fogos pelas ruas, levando a bandeira do Espírito Santo e voltam pelo mesmo itinerário, guardam a murta para enfeitar o mastro no dia seguinte.
QUINTA-FEIRA DA HORA: Pela manhã cavam buracos e enfeitam apenas o mastro do Divino com galhos da murta, amarrando-os em toda a sua extensão e na extremidade da bandeira. Cada mastro mede, aproximadamente, cinco metros de altura. Executam a “Levantação do Mastro” e dançam o marabaixo até à tarde. A partir dessa data, durante dezoito dias, são rezadas as novenas em homenagem ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade na casa do festeiro. São realizados em frente a um altar ornado de fitas, velas e seculares coroas de prata. À noite, depois da novena, ocorre a festa (baile) dançante para os participantes e convidados.
SÁBADO DO ESPIRITO SANTO: Neste dia (nove dias após a “Quinta-feira da hora”) é realizada outra festa dançante, à noite.
DOMINGO DO ESPERITO SANTO E MURTA DA TRINDADE: Pela manhã participam da missa na mesma igreja. À tarde saem às ruas para outra “quebra da murta”, tocando, cantando, dançando e soltando fogos, desta vez empunhando a bandeira da Santíssima Trindade. À noite rezam a última novena em louvor à Santíssima. SEGUNDA-FEIRA DO MASTRO: A partir das 6:00h enfeitam o mastro da Santíssima (com a murta e a bandeira) e o fincam ao lado do mastro do Divino. O marabaixo é dançado até às 12h e só reinicia no Domingo do Senhor (na semana seguinte). À noite ocorre outra festa dançante.
SÁBADO DA TRINDADE: Acontece a quarta festa dançante para participantes e convidados. DOMINGO DE TRINDADE: É dançado o marabaixo durante o dia. À noite as novenas recomeçam continuando até o Domingo do Senhor (o domingo seguinte).
DOMINGO DO SENHOR: Último dia da quadra do marabaixo. Os participantes dançam até às 18h, com um breve e alegre intervalo para “Derrubação do Mastro”. Em seguida recomeçam a dança, que se prolonga até a madrugada do outro dia.

A INFLUÊNCIA NEGRA NO FOLCLORE DO AMAPÁ

RETIRADO DO TCC: A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

Autoria: Claudionor dos Santos

Sabe-se que no Brasil, o negro usou o folclore para comunica-se. Quando o branco promovia suas festas de devoção, o negro aproveitava para cumprir sua obrigação com os orixás. Como os religiosos, então ligados ao Estado, não davam liberdade para a realização dos cultos afros, o negro disfarçava os rituais. Assim, quando aceitava manter imagens de santos católicos nas senzalas, sobre toscos altares, sob estes eram colocadas pedras, galhos de árvores, ervas, conchas, insígnias, água e contas, isso disfarçado de santuários (Pegi). O culto era dirigido pelos sacerdotes vindos da África, no inicio, e pelos descendentes ou instruídos por eles, com o passar do tempo. Os dogmas e o segredo do Candomblé passaram de geração, através da tradição oral, com impressionante fidelidade (ARAUJO, 1996, p. 25).
Conforme o autor, nas terras do Amapá, a contribuição cultural do negro é bem expressiva, os negros originalmente moravam na frente da cidade próximo ao Trapiche Municipal e ao estaleiro. Muitos viviam de pesca e do plantio da mandioca do lago São José, atualmente Praça do Barão do Rio Branco, porém com a transformação do Território Federal do Amapá, e com a chegada do seu primeiro governador Janary Gentil Nunes, que coube estrutura a cidade como amplia e urbanizar. Sua primeira meta foi transferir os negros para o norte da cidade, isso ocorreu quando o governador fez amigo do líder dos negros. Mestre Julião Tomaz Ramos, porem eles não se estabeleceram só no bairro do Laguinho, muitos deles levantaram suas barracas de madeira nos bairros da Favela e Igarapé das Mulheres (ARAUJO, 1996, p. 26-28).
É muito importante lembrar que a comunidade do Laguinho contribui para a formação cultural do município de Macapá, pois é um bairro de tradição, que preservar a sua identidade e origem folclórica descendentes dos escravos, e hoje se tornou palco de varias manifestação cultural, sendo o marabaixo, o principal folclore do Amapá, e originou-se a primeira escola de samba mais conhecida como Boêmios do Laguinho, é onde esta também localizada o Centro de Cultura Negra, e os integrantes que marcaram a historia de nossa cidade como: mestre Julião Ramos, Sacaca, Ladislau e a nossa saudosa parteira mãe Luzia.

curso de CIPA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Amapá),
instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Amapá
(FIEAP) realiza curso de CIPA para funcionários do SESC. Até o dia 16
de abril, o curso que está acontecendo no SESC está sendo oferecido no
turno da manhã, para 8 alunos.
De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), as empresas
privadas e públicas são obrigadas a organizar e manter em
funcionamento, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.
Os funcionários que compõem a comissão são orientados a participar do
curso.
A CIPA é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar a
prevenção de acidentes, as condições do ambiente e todos os aspectos
que afetam sua saúde e segurança. Toda empresa, a partir de 20
funcionários deve ter uma Comissão Interna responsável pela prevenção
contra acidentes. O objetivo é integrar e conscientizar os
trabalhadores sobre a importância de conservar e proteger sua saúde e
sua integridade física.
Serão abordados os seguintes temas: Introdução à Saúde e Segurança no
Trabalho, Noções de Legislação Trabalhista e Previdenciária, Causas de
Acidentes no Trabalho, Riscos Ambientais, Prevenção e Combate à
Incêndio, Inspeção de Segurança, Investigação e Análise das Causas de
Acidentes, Mapa de Riscos, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Noções
de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida – AIDS.


COMUNICAÇÃO SISTEMA – FIEAP
FONE: 3084-8944

quinta-feira, 15 de abril de 2010

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

No período de 14 a 16 de abril, a Vice-Prefeitura de Macapá abriu as
portas para arte na sua IV Exposição no Espaço Cultural ‘Venina
Francisca da Trindade’. Esta semana, a Coordenadoria Municipal de
Cultura cedeu parte de seu acervo fotográfico que retrata a cidade de
Macapá na década de 50, onde nesta sexta feira, a partir das 08:30
horas, estará recebendo 60 alunos do ensino fundamental da Escola
Estadual Antônio Cordeiro Pontes que virão apreciar e conhecer um
pouco mais da capital do Amapá naquela época.
História do Espaço
Assim como na Câmara Municipal de Macapá, a Prefeita em exercício
Helena Guerra sentiu também a necessidade de criar um espaço cultural
na Vice-Prefeitura como forma de fazer com que o artista macapaense
fosse valorizado nas suas mais diversas formas de se expressar através
da arte, seja na literatura, música, artes plásticas, artesanato, etc.
Assim, era inaugurado no dia 02 de dezembro de 2009 o ‘Espaço Cultural
Venina Francisca da Trindade’.
Quem foi Venina
Venina Francisca da Trindade nasceu em Macapá no dia 17 de dezembro de
1923. Era filha de Norberto Tavares de Araújo e Benedita Tavares e
casou com Benedito Sacu com que teve três filhos que lhe deram seis
netos e 13 bisnetos. Venina foi funcionária pública federal com função
de Agente de Portaria nas Escolas Princesa Isabel, Azevedo Costa e na
Secretaria de Educação do Estado do Amapá, mas isso não lhe impedia de
nas horas vagas vender um saboroso tacacá. Fascinada por marabaixo,
ela cresceu vendo a comunidade negra de Macapá realizar festas de
devoção e provocada por amigos ela dançava em qualquer lugar, sem
vergonha de mostrar a beleza dos versos dos ladrões e os passos
morosos da expressão cênica popular de sua terra natal. Em meados dos
anos 70, ela ensinou detalhes do marabaixo aos alunos da rede pública
de ensino e tinha o saudoso Pavão como companheiro nessa atividade. No
dia 03 de junho de 1998, o folclore de Macapá se viu privado da
alegria contagiante de sua Dama do Marabaixo.

Asscom/GABIV/PMM
(96) 9961-3333
(96) 9975-9466
(96) 3213-1355

Prêmio Construindo a Nação.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania e a CNI/SESI
Nacional e Regional lançou no ano de 2006, o Prêmio Construindo a
Nação.
A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), através do SESI
- AP lançará a 2ª edição estadual do Prêmio, dia 22 de abril, às 9h,
no Teatro Leonor Barreto Franco - SESI.
Na ocasião será realizada a premiação das escolas vencedoras do Prêmio
Construindo a Nação 2009.
O Prêmio tem o objetivo de estimular, destacar e valorizar as Escolas
Públicas e Privadas do ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de
Jovens e Adultos) a desenvolverem, em conjunto com seus alunos,
projetos de ações que contemplem temas voltados a ações práticas de
solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas
ou problemas que afetem a sociedade brasileira num sentido amplo.
Toda e qualquer escola, legalmente constituída poderá participar desta
premiação. A adesão ao prêmio é gratuita e concede às escolas
inscritas um certificado de participação.
O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para a
cidadania é a participação dos estudantes em todas as etapas. Serão
premiados os melhores trabalhos inscritos nas categorias.
Escolas Vencedoras - 2009
Na categoria Ensino Fundamental o 1º lugar ficou com a Escola Visconde
de Mauá – SESI – Projeto Educação Ambiental e Cidadania. O 2º lugar
foi conquistado pela Escola Estadual Professor Lucimar Amoras Del
Castillo – Projeto Lucimar Combatendo a Dengue e o 3º lugar será
entregue à Escola Estadual Cecília Pinto – Projeto Preservar o Meio
Ambiente é Ser Inteligente: Reaproveitamento de Garrafa Pet.
A menção honrosa será concedida à Escola Estadual Dom Aristides
Piróvano – Projeto Prevenir para Viver.

COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP
FONE: 3084-8944

Ação Social vai acontecer neste sabado na Escola Ruth de Almeida Bezerra

No próximo sábado, dia 17/04, das 8h às 12h, a Faculdade Seama fará uma Ação Social junto a Escola Estadual Ruth de Almeida Bezerra.
A iniciativa foi do Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Seama, Luiz Antônio Pivoto Fornari, juntamente com a Coordenadora do NPJ da Faculdade Seama, Gabriela Scheibe.
O convite foi feito a todos os cursos da Faculdade, para participarem da ação juntamente com o Curso de Direito.
A intenção é aproximar os acadêmicos da Faculdade Seama com a comunidade, prestando atendimentos gratuitos nas mais diversas áreas dos cursos que a Faculdade Seama oferece, auxiliando assim no aprendizado dos acadêmicos que colocarão em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula.
Ainda assim, pretendem os organizadores do eventos colocar o serviço disponível gratuitamente para a comunidade carente da Escola Ruth de Almeida Bezerra, bem como à comunidade em geral de baixa renda do bairro da Zona Norte, auxiliando na instrução, informação, higiene e bem-estar das pessoas necessitadas, oferecendo serviços diversos como: orientação jurídica, instruções sobre informática em geral, fotografia, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional, massagem relaxante, entre outras.
Lembrando que a Escola Estadual Ruth de Almeida Bezerra é parceira essencial da Faculdade Seama neste evento, pois disponibilizará as dependências da Escola para as atividades, bem como divulgará o trabalho dos acadêmicos a toda comunidade que desejar usufruir dos serviços gratuitos.
A Coordenação do Curso de Direito e NPJ se coloca a disposição de outras entidades que desejarem realizar atividades integradas como esta.


GABRIELA SCHEIBE
Advogada - OAB/AP 1580
Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ
Faculdade Seama
Av. Nações Unidas, nº 1201, Bairro Jesus de Nazaré - CEP 68908-126, Macapá - AP.
Sede junto ao SEAMAJURIS - Escritório Modelo de Advocacia (localizado ao lado da Faculdade Seama).
Contatos: 0 xx (96) 2101-5274 / gscheibe@seama.edu.br

Militância socialista indica nome de Camilo ao governo

Em reunião com a militância, o comitê político do Partido Socialista Brasileiro assistiu à 30 pronunciamentos de representantes das bases partidárias, que fizeram a defesa de sua opinião sobre os rumos a serem tomados pelo partido na eleição 2010. Do total, 18 militantes pronunciaram-se favoráveis a uma candidatura própria do partido, indicando o nome do deputado estadual Camilo Capiberibe para concorrer às eleições ao governo. Foram apresentadas apenas 6 defesas de alianças onde o PSB cede a vaga de cabeça de chapa, dois militantes mostraram-se dispostos a seguir qualquer caminho e outros quatro ficaram indefinidos. A reunião durou cerca de três horas. Foi marcada pelo debate franco e marcou o início das discussões que precedem a decisão sobre os rumos a serem tomados pelo partido nas eleições gerais deste ano. O comitê é formado pelo deputado estadual Ruy Smith, pela vereadora Cristina Almeida, por José Ramalho, Cláudio Pinho e Juliano Del Castilo Silva, sob coordenação do presidente estadual do PSB, João Capiberibe.

Assessoria de Imprensa do PSB

Sizan Luis Esberci

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estrada e esporte

O Deputado Estadual Isaac Alcolumbre deu entrada em requerimento na Assembleia Legislativa com um pedido que vai garantir esporte e lazer a moradores do Bairro Novo Horizonte, se for atendido. O parlamentar está solicitando a Secretaria de Infraestrutura do Estado a construção de uma arena de esportes numa área conhecida como Lago da Vaca, no final do bairro, na Zona Norte de Macapá. No local não há espaço destinado a praticas esportivas e se a iniciativa for aprovada vai beneficiar toda a comunidade, contribuindo para a redução da criminalidade.
Isaac também é autor de requerimento que solicita a construção de uma ponte entre as localidades de São Tomé e São Benedito, na Rodovia Ap 70. A ponte atual é de madeira e está em péssimas condições para o trafego de veículos.

Ascom Isaac Alcolumbre
Tatiana Lima
Contato
8121-1634

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sinsepeap Fará Ato Público Para Cobrar Acordos Firmados Com o Governo do Estado

O Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá – Sinsepeap aprovou em Assembléia a realização de um ato público para cobrar do governo do Estado os acordos assinados com a categoria desde 2008 e que ainda não foram cumpridos. Segundo Aildo Silva, Presidente do Sinsepeap, ao longo das negociações o governo garantiu que parte da regência de classe seria incorporada ao vencimento.
Outros acordos assinados pelo governo e que ainda não foram cumpridos diz respeito á tabela da categoria que hoje é de 25 padrões baixando para 22 e a reposição do período inflacionário. Tanto o corte na tabela como o período inflacionário, segundo o sindicato, dão uma soma de 08% que é o mínimo que o governo pode estabelecer.
“A legislação eleitoral estabelece que deva ser feita a reposição, más nós tínhamos um acordo assinado com o governo bem antes do período eleitoral, é por isso que nós queremos o cumprimento dos acordos. O sindicato propôs inclusive uma alternativa ao governo de que seja concedido com o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional que é uma Lei Federal que pode ser cumprida a qualquer momento pelo Estado.” Disse Aildo Silva.
O ato público ocorrerá na próxima quinta-feira dia 15 ás 8:00 com concentração em frente ao sindicato, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa 924 centro.

Ascom/Sinsepeap
Gian Mira Pantoja.
9129-6292
3222-3573

FIEAP e SESI realizam atendimento odontológico

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) e o Serviço
Social da Indústria (SESI - AP) realizam no período de 13 a 19 de
abril, atendimento odontológico para os trabalhadores da empresa
Q-Sabor.
O atendimento será realizado no Centro de Atividades Homero Charles
Platon - SESI. Na ocasião será realizada aplicação tópica de flúor e
distribuição de kit dental.
SESI a serviço da Indústria do Amapá.

COMUNICAÇÃO SISTEMA – FIEAP
FONE: 3084-8944

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Festa na orla de Macapá gera preocupação para moradores

Moradores do Bairro Santa Inês estão reclamando dos constantes festas e de usuários que procuram o local para sua diversão nos finais de semanas. Isso só vem aumentando com a poluição sonora, lixo no rio, assalto e até mesmo com a violência sexual de menores infratores. A Orla do bairro torna-se um alvo de festa deste quando foi estabelecida a lei dos fechamentos mais cedo dos bares e boates.
A falta de iluminação em alguma parte da orla também ficou mais propicio os atos de prostituição de menores e cresce o aumento de bebidas alcoólicas usados por jovens. Só isto não basta, acontecem vários acidentes de carros no local e a maioria dos culpados é sempre são menores sem habilitação.
“Isto é uma pouca vergonha que ocorre na rampa todas as noites, principalmente quando chega os finais de semanas, onde ocorre um grande fluxo de carros, que circulam no local trazendo menores de toda a parte e ainda com som alto nos carros, causando uma poluição sonora vindo de toda parte da orla. As bebidas alcoólicas entre os garotos rolam como água e depois eles mesmos começam a se estranha gerando sempre uma confusão. Deveria de existir uma fiscalização por parte dos guardas da policia militar, pelo menos para inibir a grande concentração de veículos e de menores neste local”, disse Manoel Ribeiro, funcionário público.
Em torno da Orla falta segurança, pois com aumento e aglomerados de pessoas ficou mais fácil encontra vandalismo, uso indevidamente de drogas. Devido os grandes fatores de violência que acontece no local, os menores ainda não tomaram consciência que o lugar tem como o principal objetivo de atrair turistas e a população para o laser.
“Não temos para onde ir quando acaba as festas em nossa cidade, e o único lugar que temos para se divertir é a orla. Não pagamos nada para entra e muito menos para sair, e o lugar é privilegiando, fica na frente do maior rio do mundo. Também sou consciente que existe um grande numero de menores se relacionando com pessoas adultas, e outras que aproveitam do local para usar drogas.
Assessoria de comunicação da Policia Militar informou que está fiscalizando todos os finais de semana a orla do bairro Santa Inês e que já adotou medidas de segurança de limite de horário e som para quem usam o local nas noites de finais de semanas.

Empresas de transporte prosseguem fiscalização para identificar falsos estudantes

As empresas União Macapá e Viação Macapá, filiadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) prossegue neste final de semana a fiscalização intensiva nos ônibus como parte da campanha de combate ao chamado "falso estudante". O objetivo é identificar quem está utilizando a carteira de estudante de terceiros. O trabalho iniciou na sexta-feira, 9.
O procedimento adotado nas abordagens foi o seguinte: feita a identificação do falso estudante, o número do cartão é anotado, com a requisição de testemunha (geralmente outro passageiro presente durante a abordagem). Depois isso, inicia-se o procedimento para responsabilizar o titular do cartão cível e criminalmente, inclusive com o bloqueio do benefício.
De acordo com Renivaldo Costa, assessor do Setap, o estudante que emprestar o cartão para terceiros perde o direito ao benefício e vai responder na justiça por fraude e falsidade ideológica. A campanha contra o falso estudante iniciou em fevereiro de 2008 e já tem inúmeros parceiros, inclusive o Ministério Público. "Temos pedido a intermediação do Ministério Público para a punição dessas fraudes, em função da ausência do Conselho de Transporte Escolar", explica o assessor.
Em todo o Brasil, campanhas semelhantes têm sido lançadas com o objetivo de alertar a população sobre os perigos do falso estudante. No ano passado, os cinemas brasileiros deram a largada contra esse curioso personagem. É o tipo de pessoa que não freqüenta os bancos escolares, mas possui uma carteirinha de identificação estudantil que lhe dá direito à meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos além de meia-passagem em ônibus. A campanha, que começou nos cinemas, agora se abrange e chega ao Amapá.
Nos cinemas, a iniciativa consiste em exigir dos portadores de carteirinhas consideradas "suspeitas" a apresentação de outros documentos que comprovem sua condição de estudante. A Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec) estima que, de cada duas carteirinhas de estudantes em uso hoje, uma seja indevida (de um "falso estudante".).
Para inibir a presença do falso estudante no transporte coletivo a estratégia é semelhante.
De acordo com Renivaldo Costa, não há uma estimativa do prejuízo que esse público causa, mas a conta sempre é paga pelo passageiro. Atualmente, 41% dos passageiros que utilizam transporte coletivo em Macapá são estudantes com o benefício da meia-passagem. O número de estudantes cadastrados pelo Sindicato no ano passado chegou a 40 mil, o que numa população estimada em pouco mais de 400 mil habitantes, representa cerca de 10%. "Em Campinas, cuja população é de 1 milhão e 200 mil habitantes, o número de estudantes com meia-passagem é de 46 mil", declara o assessor.
Como o Setap não recebe recursos do governo nem da prefeitura para custear a meia-passagem, a conta é paga pelos demais passageiros. Renivaldo Costa explica que para garantir o benefício, cada passageiro tem embutido no valor de sua passagem mais de 30 centavos.
O Setap também alerta que já identificou durante o processo de cadastramento de estudantes, declarações escolares falsas e documentos de origem duvidosa. "Existem estudantes que chegaram a apresentar declarações de escolas particulares que nem existem mais".
A campanha publicitária "Carteira de estudante é para estudante" conta com anúncios em rádio e televisão, busdoors, cartazes (no interior dos ônibus e nas escolas da rede municipal e estadual de ensino), outdoors, bottons, adesivos e panfletos (distribuídos em toda a rede de ensino, postos de cadastramento e shoppings da cidade). A campanha informa que o falso estudante é prejudicial a todos os usuários do transporte que acabam pagando por quem não tem direito à meia passagem. A campanha vai até o final do ano.

Internet: Porta de entrada de Abuso Sexual e da Pedofilia

Por: Claudionor dos Santos

Apesar de se trata de uma ferramenta moderna, a internet e a principal alvo dos pedófilos.

A Internet é um meio de comunicação de massa usado pela maioria das pessoas, onde a busca de conhecimento é infinitiva. Os usuários da rede estão ainda mais assíduos e o mundo virtual fica mais atraente a cada momento em que se acessa.
Tudo é bem fácil em se comunica por mensagens, jogar vídeo game, contatos on-line, comprar, vender, fazer pesquisa e a maior facilidade que uma pessoa tem de encontrar alguém e engatar um relacionamento.
Das inúmeras possibilidades que a internet nos oferece, entre elas existem as salas de bate-papo, orkut, msn, pois são os principais alvo de um pedófilo. Às vezes, as pessoas procuram alguém para conversar, um amigo e o mundo virtual é a porta de entrada para oportunidade e a possibilidade de se fazer amizade, de localizar pessoas, de arranja um encontro ou de até mesmo para encontrar parceiros para sexo.
O perigo vem da sala de bate-papo, pois a intimidade que se adquire com a pessoa do outro lado do computador, mesmo sendo sem a presença física faz com que os pedófilos comecem a fazer umas series de perguntas como: idade, características, o que faz da vida, onde está neste momento e logo pergunta se a pessoas tem orkut para ver as suas fotos em seguida convida para um bate papo mais secreto no msn onde a conversa se estende por vários minutos até se desenvolver o que ele pretende com a vitima.
São bastante comuns os usuários do orkut, principalmente os pedófilos apagarem seu perfil, coloca foto de outra pessoa e até mesmo fotos de criança nus e inventarem um assunto interessante somente para atrair adolescente.
Aumenta os casos de Pedofilias
Nos últimos anos, o número de casos de violência sexual contra criança e adolescentes que usam a sala de bate papo tem crescido em todo o Brasil e hoje em Macapá é um perigo, além de ter um pedófilo surgiram atualmente ladrões.
No caso da pedofilia do assedio sexual de atrair crianças por meio da internet, também é constituída de crime, e outras praticas correlatas, como divulgação a pornografias infantil é bastante usados pelo sexo masculino que depois de realizar os atos divulgam senas pela internet através de filmes e fotografias.
Pedófilo e Abusadores sexual são praticados por pessoas diferentes:
A Delegada Vilani Feitosa da Delegacia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA) explica que a pedofilia e o abuso sexual são diferentes casos. A Pedofilia é um comportamento psico sexual do acusado onde se trata como pedófilo ele é considerado de acordo com o Ministério da Saúde um doente incurável, é sempre o sujeito que gosta de fotografa criança e adolescente na faixa etária de até 14 anos e o abusado sexual é o individuo que está bem próximo da criança e o mesmo sempre pratica o ato sexual, está pessoas é um psico sexual e não tem tratamento ele deve ser encaminhado para um psicólogo. A nova lei trata de abuso sexual como: crime contra a dignidade sexual e a pena vai até 10 anos de prisão. A vitima de casos de abuso sexual sempre envolve pessoas bem próximas, pode ser um pai, tio, visinho ou até mesmo um amigo é difícil a vitima denunciar e relatar os fatos, a mãe da vitima que sempre denuncia o agressor na delegacia.
Importante lembrar que pelo bate papo da internet embora com a presença dos pedófilos e abusadores sexuais mais existe relacionamentos e amizades muitos bem sucedidos, e nem todos os solteiros virtuais estão à procura de um colo, carinho e atenção muitos usam a internet por pura diversão.
O que pensa a Igreja Católica sobre o caso de pedofilia:
“A pedofilia se trata como atração sexual de um adulto por criança e adolescente. O agressor pode ser qualquer pessoa de diferente religião, profissão idade ou classe social. Pode-se afirmar que o pedófilo tem um distúrbio mental e existe cura assim como os casos de Câncer e da AIDS. As maiorias dos pedófilos são ou estão bem intimo da família é sempre esperando a ocasião para abusa da vitima. Em Macapá não conheço casos de padre que abusou sexualmente de criança, mais na região do Marajó os padres estão sendo ameaçados pelos agressores. Em caso do homossexual não pode ser considerado um pedófilo, atualmente os mesmo ficam com medo de abusar de uma criança e depois ser criminado pelo ato que praticou” disse o padre Paulo Roberto da Igreja Jesus de Nazaré.
Não é possível chamar ou acusa-la a internet com motivos de muitos problemas relacionados pelos casos de pedofilia. Mas ao mesmo tempo em que o mundo digital pode apresentar-se como ameaça um relacionamento ele surge para aproxima as pessoas especialmente os tímidos, que consegue uma via para expressar seus pensamentos e terem conversas agradáveis, já que podem se expor sem de fato se identificar.
A sala de bate papo é uma ferramenta para encontrar uma amizade e um namoro.
“Conheci um rapaz pelo bate papo de um site, na hora do encontro percebi que ele tinha o dobro da minha idade, depois de uma longa conversa, ele queria pegar no meu seio e depois tira fotografia através do seu celular, fui mais esperta e me livrei dele. Ao segundo encontro também do bate papo eu conheci um jovem que acabou me roubando um cordão de ouro e o meu celular. E por fim o ultimo rapaz que encontrei pela internet foi da mesma idade onde fiquei namorado com ele, e no próximo ano estarei casado. No bate papo existem pessoas boas e mal intencionadas basta ter muito cuidado na hora do encontro” relatou C.S.R. vitima de abuso pedofilia pela internet.
A internet é uma amiga nas horas de solidão, companheira para se relacionar com pessoas de ambos os sexos em torno do mundo, basta ter muito cuidado em revelar algo pessoal com quem estamos falando para depois não sofre consequências.