sexta-feira, 19 de novembro de 2010

XVI ENCONTRO DOS TAMBORES/SEMANA CONSCIÊNCIA NEGRA










A União dos Negros do Amapá (UNA) realiza no período de 20 a 26 de novembro a “XVI Encontro dos Tambores/Semana Consciência Negra”. O evento vai iniciar às 19 horas na UNA.
Preparativos:
Responsável pela coordenação do XVI Encontro dos Tambores, que faz parte da programação da Semana da Consciência Negra, a diretoria da União dos Negros do Amapá (UMA), começa os preparativos para a maior manifestação afro-descendente do Norte do Brasil. Este ano a festa sofreu algumas alterações e terá uma proporção menor com relação às anteriores, mas a coordenação afirma que mesmo com pouco recurso o público não vai se decepcionar com a programação. Em todo o Estado está confirmadas a presença de 36 grupos de variadas manifestações afro.
Apresentação Confirmada:
A programação da Semana da Consciência Negra inclui não apenas apresentação de danças, mas também capoeira, hip-hop, samba, e religiões de matriz africana, como umbanda e tambor de mina. Cada um destes segmentos é responsável pela sua programação e a UNA cabe a responsabilidade da realização do Encontro dos Tambores e Feira de Artesanato e Comidas Típicas, que também está sendo preparada. As palestras e seminários do calendário são organizados por outras entidades ligadas a movimentos negros amapaenses.
Histórico do evento:
A Semana da Consciência Negra obedece há 16 anos um calendário oficial instituído pelo Governo do Estado e representantes de comunidades afro-descendentes através da UNA. Com a situação econômica atual do Estado, representantes do Governo chegaram a cogitar a transferência da festa para a Expofeira Agropecuária, o que não foi aceito pela diretoria da UNA. “Todos os anos começamos a Semana no dia 13 de novembro e encerramos no dia 20, Dia da Consciência Negra, mas este ano, diante da situação em que o Estado se encontra, tivemos que alterar a data. Motivo a qual o Governo programou a Expofeira para o mesmo período, e não aceitamos que o Encontro dos Tambores seja realizado fora do Centro de Cultura Negra”, fala Aluísio Carvalho, da coordenação.
Aluísio fala que a festa vai iniciar no dia 20, com a tradicional Missa dos Quilombos e garante que o Encontro dos Tambores será no espaço construído para este tipo de manifestação e as comunidades apresentarão suas danças e mostrarão que a cultura permanece viva em cada negro ou descendente. Marabaixo, batuque, tambor de crioula, sairé e zimba estão confirmados assim como o banho de cheiro, queima de fogos e rufar dos tambores. No dia 26 acontece o encerramento, nesta data a União dos Negros do Amapá completa 24 anos de fundação. “Iremos comemorar com muita dança e fogos a criação desta entidade que hoje representa os negros e continua brigando por nossos direitos”, acrescenta Aluísio.
Homenagem:
Além de apresentações, está confirmada e realização da escolha de “A Mais Bela Negra” e seminários educativos relacionados à cultura e luta afro. Este ano os grupos irão homenagear o filho de escravos João Cândido que há 100 anos iniciou a Revolta da Chibata, acabando com essa punição corporal no Brasil. Outra homenageada pelos grupos é a amapaense e matriarca da família Congó, dona Dica, que faleceu em fevereiro deste ano e foi uma das principais lideranças do movimento de Marabaixo na Favela. Dona Dica Congó realizou durante quase 50 anos o Almoço dos Inocentes em homenagem à Santíssima Trindade.
Repasse de Verbas:
O repasse para a realização da festa foi realizado no dia 17, assim, foi confirmada a data pelo Governo do Estado e deve sair na última sexta-feira, um dia antes do início da festa. “Vamos fazer porque temos compromisso com as comunidades e população em geral. Mas as lideranças estão conscientes que é possível que não recebam a tempo o dinheiro para a compra de roupas das apresentações e nem para a despesa com alimentação, todos os anos é o mesmo problema, mas assim mesmo todos querem participar e vão fazer bonito. Mesmo com todos os problemas que enfrentamos, todos os anos fazemos uma festa linda o Centro lota todas as noites do Encontro dos Tambores e conseguimos nosso objetivo, que é a integração das comunidades, nestas noites, eles são as autoridades” explicou Aluízo Carvalho, Coordenador do evento.
PROGRAMAÇÃO:
Dia: 20/11
19 Horas – Rufar dos Tambores e Salva de Fogos
20 Horas – Missa dos Quilombos
21:30 Horas – Apresentação do Marabaixo do Artur (infantil)
22 Horas– Rodada de Marabaixo com todos os grupos presentes em homenagem à dona Dica Congó e João Cândido
DIA: 21/11
21 Horas - Concurso “A Mais Bela Negra”
23 Horas – Show com artistas locais
00 Hora - Apresentação do grupo Yalodês- Mulheres Guerreiras
DIA: 22/11
20 Horas – Apresentação de Candomblé- Pai Salvino
DIA: 23/11
20 Horas – Apresentação do Tambor de Mina – Mãe Iolete
DIA: 24/11
08 às 13horas – Seminário Negro no Amapá: Educação – Sociólogo Marco Antônio
20 Horas – Abertura do Encontro dos Tambores com apresentação das comunidades
DIA: 25/11
08 às 13 Horas – Seminário Negro no Amapá: Educação – Raimunda Ramos
20 Horas – Apresentação de comunidades
DIA: 26/11
08 Horas – Café da manhã em comemoração ao aniversário de 24 anos de fundação da UNA
20 Horas – Apresentação de comunidades e encerramento da festa

Nenhum comentário: