quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lançamento do Livro de escritor Paulo de Tarso Barros

A ideia principal do projeto é a publicação de várias antologias literárias de poemas, contos e crônicas tendo em vista a enorme dificuldade que alguns autores têm de conseguir publicar livros individualmente. Primeiro, pelo alto custo; segundo, pela falta de patrocínio, a precária distribuição e divulgação. Já uma antologia reúne muitos autores, e cada um já trabalha no mesmo sentido, ou seja, a somatória de esforços é canalizada com um só objetivo: a divulgação da obra.
Em 2009 houve o lançamento da primeira antologia, que reuniu 16 poetas contemporâneos e teve sua apresentação assinada pelo professor Manoel Azevedo, da Unifap.
Neste segundo volume, são reunidos 28 contos de 17 autores, dentre os quais o poeta e jornalista Alcy Araújo. A coordenação e organização do projeto ficou sob a responsabilidade de Manoel Bispo Corrêa, poeta, artista plástico e compositor de larga experiência nas artes e cultura do Amapá, que atualmente é o líder do Grupo Universo. Esta se constitui em uma obra que é um referencial na historiografia literária, pois trata-se da primeira antologia de contos a ser publicada no Amapá.
Ainda estão previstas os lançamentos de mais duas coletâneas: uma de crônicas e mais uma de poemas, o que deverá acontecer em 2011, dando oportunidades a autores que desejam mostrar suas produções.
Atualmente, várias universidades e escolas de nível médio estudam os textos de autores locais, cuja inserção no currículo está sendo feita gradativamente, pois ainda é muito pequena a produção local. Mas, com esse estímulo e o crescente interesse escolar, provavelmente dentro de pouco tempo teremos muitas obras literárias relevantes circulando aqui no Amapá. A cada vestibular da Unifap e UEAP, pelo menos 3 ou 4 autores são indicados como leitura obrigatória, o que acaba gerando uma correria em busca desses textos que nem sempre estão disponíveis.

Nenhum comentário: