sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Presidente da Câmara e Vereadores aprovam o “Dia Municipal da Capoeira”

A Câmara de Vereadores do Município de Macapá, através do Presidente Rilton Amanajás aprovou, e sancionou O Projeto de Lei 050/2009-CMM, institui o “Dia Municipal da Capoeira” a ser comemorado anualmente no dia 04 de outubro.
O projeto de Lei é de autoria do Vereador Rilton Amanajás onde estabelece durante o “Dia da Capoeira”, dentre outras atividades, serão realizadas apresentações, palestras, debates e discussões de temas relacionados à capoeira e seu desenvolvimento com a cultura africana no Brasil e em especial no Município de Macapá.
Responsáveis:
O poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Coordenadoria Municipal do Esporte, juntamente com as entidades e associações de capoeira serão responsáveis pela coordenação, programação e divulgação das atividades a serem desenvolvidas.
Espaço:
Caberá ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Coordenadoria Municipal de Esporte, destinar um espaço público, de preferência o Ginásio Poliesportivo, onde transcorrerão as atividades a serem desenvolvidas.
Justificativa:
A capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança cultura popular e brincadeira. Foi desenvolvida por descendentes de escravos africanos trazidos ao Brasil e, ao longo das gerações tem marcado de forma definitiva seu espaço como uma das mais importantes marcas da cultura africana que surgiu no Brasil - Colônia, além de representar de forma magistral toda a resistência dos negros à escravidão.
Criação do Projeto de Lei:
Surge exatamente após constantes visitas que foram realizadas, tanto de outros atletas envolvidos com atividades de esporte como dos atletas da capoeira:
“Nosso envolvimento com o esporte, nos seus diversos níveis, leva-nos a criar um mecanismo legal que permita a toda a sociedade macapaense vivenciar, um dia no ano, a realidade que permeia essa arte exclusivamente nacional. A capoeira vem crescendo no Brasil e se espalhando pelo mundo. Tendo em vista a importância da capoeira como Patrimônio de nossa cultura e sua disseminação como esporte, dança, cultura popular, lazer e meio de inserção social, propomos o presente Projeto de Lei como forma de regulamentar e incentivar a capoeira no Município de Macapá” explicou Rilton Amanajás, Presidente da Câmara do Município de Macapá.
Identidade:
A capoeira é inequivocamente um traço cultural indelével de nossa identidade cultural, expressando-se como arte, ofício e alternativa profissional para muitos brasileiros. Desde o ano passado, a capoeira alcançou, finalmente, o status merecido, principalmente por toda a sua história de luta e de demonstrar de resistência.
Valorização:
O Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Macapá, Rilton Amanajás (PSDB) logo que assumiu a presidência esteve sempre com seus projetos de lei embasados nas necessidades cotidianas da população, entre ela o esporte, pois o vereador é atualmente “Presidente da Confederação de Karate no Amapá” aonde vem desenvolvendo excelentes elogios pelos atletas amapaenses da forma pelos seus serviços prestados pelo esporte.
Hoje, o vereador Rilton Amanajás continua um grande desafio pela frente, evidenciar o compromisso da “Câmara de Vereadores” em um espaço para discussões que proporcionasse ações imediatas.
E para facilita o acesso dos seus projetos e de seus serviços realizados na câmara colocou a disposição o seu site: www.riltonamanajás.com.br.

Nenhum comentário: