segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PF CUMPRE MANDADOS EM DESDOBRAMENTO DA OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS

Macapá/AP – A Polícia Federal cumpre hoje, 25 de outubro, diversas medidas cautelares determinadas pelo Superior Tribunal de Justiça, em desdobramento da Operação Mãos Limpas, que ocorreu no dia 10 de setembro de 2010. Estão sendo cumpridos 25 mandados de condução coercitiva, 18 de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva: 6 por ocultar, alterar ou destruir provas e 1 por coação e ameaça à testemunha.
As medidas são resultantes das provas colhidas em depoimentos, análises de documentos e exames periciais dos materiais apreendidos durante os trabalhos da operação.
Mãos Limpas
Em 10 de setembro, a PF deflagrou a Operação Mãos Limpas, no Estado do Amapá, com o objetivo de prender organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio de recursos públicos do Estado do Amapá e da União.
As investigações contaram com o auxílio da Receita Federal, Controladoria Geral da União e do Banco Central, iniciaram-se em agosto de 2009, e se encontram sob a presidência do Superior Tribunal de Justiça - STJ. As apurações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF.
Foram cumpridos 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça. Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos.

Divisão de Comunicação Social

Nenhum comentário: