sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sebrae e Prefeitura de Porto Grande atendem reivindicação dos agricultores e realizam Festival do Abacaxi

Os diretores do Sebrae, João Carlos Alvarenga e Rosemary Fabião, receberam na tarde desta sexta-feira, 17, no gabinete da superintendência da Instituição, o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, e a secretária de Ação Social e primeira dama do município, Denise Viana Henriques. O objetivo do prefeito foi solicitar apoio para a realização do XIX Festival do Abacaxi, com nova data definida para os dias 24, 25 e 26 de setembro.
O planejamento e a organização estão sendo conduzidos pelo Comitê Gestor do Projeto Circuito Turístico, do Sebrae, composto por técnicos e representantes da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Porto Grande e Associação dos Agricultores da Perimetral Norte da Estrada de Ferro do Amapá (Agpnefa).
Com a solicitação de audiência do prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa com a diretoria do Sebrae, o diretor superintendente, João Carlos Alvarenga, ficou surpreso quando o assunto a ser tratado, ainda era a realização do Festival do Abacaxi. “O Sebrae avalia positivamente a decisão dos agricultores em buscar apoio na Instituição, pois todos os anos somos parceiros”, afirma o diretor Alvarenga.
Após ouvir a solicitação do prefeito Bessa, o superintendente do Sebrae adiantou que a Instituição faria tudo para apoiar o festival, visto que se trata de um evento tradicional no Amapá e envolve os produtores rurais do município e empreendedores de todos os seguimentos da economia local.
Segundo o prefeito, José Maria Bessa, a expectativa é a circulação de 60 mil pessoas durante os três dias de evento. “Contamos ainda com o apoio do Governo do Estado para garantirmos a segurança com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além da fiscalização da Policia Rodoviária Federal”, disse o prefeito Bessa.
De acordo com ele, a grande novidade nesta edição do Festival do Abacaxi será a 1ª Feira do Produtor Rural. Uma oportunidade dos agricultores locais empreenderem, comercializando o mix de produtos cultivados na região.
Com o objetivo de preparar produtos para o evento, durante os meses de agosto e setembro, o Sebrae promoveu Oficina de Pintura em Tecidos e Artesanato em E.V.A (material emborrachado), quando 54 alunos, entre eles, jovens do Projeto Cinturão Verde, integrantes da Associação da Melhor Idade e agricultores do Campo Verde, utilizaram vidros e plásticos como matéria prima e se apropriaram para produção de objetos, em sua maioria de uso doméstico, para serem comercializados no Festival.
O Sebrae estará padronizando os agricultores com camisas, bonés e kits de higiene para manipulação de alimentos contendo luvas, toucas e máscaras descartáveis. Nas barracas dos agricultores serão comercializadas iguarias com produtos a partir do abacaxi, como doces, geléias, licores, tortas, abacaxi cristalizado, entre outros. A coordenação desse espaço é da Associação dos Agricultores.

Programação do XIX Festival do Abacaxi

Sexta-Feira 24
Som Mecânico e Praça de Alimentação
Hora:19h

Sábado 25
19h – Som Mecânico
21h – Kelly Mel
23h – Concurso da Rainha do Abacaxi
1h – Atração Principal Banda Xeiro Verde

Domingo 26
10h – Som Mecânico
Ações Recreativas
13h – Banda Local – Reflexus Nativus
18h – Encerramento da Programação

Nenhum comentário: