quinta-feira, 15 de julho de 2010

FESTA DE SÃO TIAGO




Retirado do TCC:A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

Autoria: Claudionor dos Santos

Atual Mazagão Velha, situada a 36 km da sede do município, Mazagão Novo, as margens do Rio Mutuacá, foi fundada em 1770 com o objetivo de abrigar 163 famílias de colonos lusos vindos da costa africana, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses e muçulmanos que ainda por lá perduravam. Essas famílias e seus escravos chegaram ao local por volta de 1771 e a partir de 1777, em reverência a São Tiago, reviveram as batalhas em que cristãos e muçulmanos travaram por continente negro (ANDRADE, 2000, p. 8).
No dia 25 de julho, os moradores da histórica Vila de Mazagão Velho, comemoram a festa de São Tiago. Até o dia da festa são realizadas várias cerimônias. No dia 16 de julho é escolhido o “festeiro”, aquela pessoa que é bem vista pela comunidade, com obrigação de instalar duas bandeiras, nas cores vermelha (que representa os mouros) e branca (que representa os cristãos) entrecruzamento, que são colocadas em cima da porta de sua casa. É para a casa do “festeiro” que são levadas as doações, duas pessoas são vestidas representando São Tiago e São Jorge, que no dia do Círio caminham juntas com o povo. A representação estimula os Santos leva à animação e estimula os competidores da cavalaria, representado a luta entre “Mouros” e “Cristãos”. No dia 16 de julho os Mouros declaram guerra aos Cristãos. O motivo é que os cristãos haviam ocupado uma área da Mauritânia, no Continente mulçumana e lá foi construído o castelo de Mazagão, obrigando a população mulçumana a se tornar cristã, aceitando o batismo e a fé, por isso, os mouros se revoltaram (MORAIS, 2007, p. 75).
O autor confirma que os mouros foram chefiados pelo Rei Caldeiras e os cristãos, pelos capitães, Tiago e Atalaia, e assim iniciaram a guerra. Os mouros, para expulsar os portugueses de suas terras e os cristãos para implantarem definitivamente a religião cristã. Depois de muitas lutas sem vitórias, no dia 24 de julho os mouros armaram uma cilada para destruir os cristãos, enviando presentes como agrado. Mas os cristãos suspeitaram do envenenamento dos presentes jogaram parte desse alimento na granja dos mouros. E aí que começa propriamente a Festa de São Tiago, envolvendo fatos históricos da luta entre cristãos e mouros (MORAIS, 2007, p. 75).
Os mouros confiantes na vitória, a noite organizam um baile de máscara e os cristãos comparecem à festa, também mascarados, para armarem a cilada aos mouros, como estes queriam fazer aos cristãos, levando para eles presentes envenenados que tinha recebido. Os mouros nada sabendo, dançaram, beberam e comeram. No outro dia pela manhã, os mouros foram visitar as granjas e encontraram todos os animais mortos e vários soldados. E nesta mesma manhã, os cristãos atacam e derrotam os mouros. Diz a tradição que São Tiago saiu de seu nicho para defender os cristãos, quando voltaram vitoriosos foram visita a Igreja para agradar a vitória e no altar encontraram a espada de São Tiago toda manchada de sangue (MORAIS, 2007, p.76).


2.3 PRECE

Glorioso São Tiago
Nosso protetor e amigo,
Lançai vossa benção
Em nossos lares.
Assim como venceste a batalha
Contra os inimigos do Cristianismo,
Assim também combatei as iras
Dos inimigos de nossas almas.

Como bons cristãos católicos,
Pedimos a Deus que nos
Proteja sempre com vossa

Intercessão, para que possamos
Todos os anos comemorarem
A vossa gloriosa festa.
Invocados a vossa proteção
E viemos perante vós explorar


O vosso auxílio perante Deus
Para engrandecimento e prosperidade
Da terra de Mazagão
Em nome de Jesus e Maria

Amém

Nenhum comentário: