quarta-feira, 5 de maio de 2010

Lábio Leporino Sesa prepara mutirão de cirurgias plásticas reparadoras

Uma ação intensiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), destinada a crianças com fissura de lábio leporino e fenda palatina, está programada para o final do mês de maio. Trata-se de um mutirão de cirurgias plásticas reparadoras que vai contar com a participação de médicos que atual na capital e fora do Estado.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Elpídio Dias, essa clientela necessita de um esforço conjunto de profissionais da Sesa. “Nós iremos fazer um prévio levantamento, ou seja, uma triagem para detectarmos quais desses pacientes estarão aptos a passar pelas cirurgias plásticas”, disse.
A Sesa está convocando os responsáveis de pacientes portadores de lábio leporino a comparecerem no Setor de Marcação da Consultas do HCAL para agendamento de consultas com os especialistas em cirurgias plásticas. O procedimento de triagem ocorrerá nos dias 14 e 21 de maio, de 8h às 12h, e 14h às 18h, no Ambulatório do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). Serão atendidas crianças a partir de 8 meses de idade. Elas passarão por uma série de procedimentos, a exemplo de consultas e exames pré-operatórios, antes de serem encaminhadas aos procedimentos cirúrgicos.
Além de enfermeiros, técnicos em enfermagem e pessoal de apoio, três médicos que operam no Amapá e outros quatro que atuam em Fortaleza (CE) – Estado que é referência nacional em cirurgias plásticas reparadoras – completam a equipe de profissionais que irá realizar o mutirão, marcado para ocorrer nos dias 27, 28 e 29 de maio. “Dar atenção especial para estas crianças foi uma determinação dada pelo governador Pedro Paulo desde quando assumi a Secretaria de Saúde”, ressaltou o secretário.
Origem da enfermidade
O Lábio Leporino é um defeito facial de nascimento, causado por ação de genes mutantes ou teratogênios (agentes que causam anomalias em um feto em formação, como vírus ou substâncias químicas), que afeta o lábio superior, variando desde uma incisura (depressão) até uma fissura completa que se estende até o nariz. A fenda palatina afeta o céu da boca, com um sulco que pode se estender até a arcada dentária (palato duro). Estas anomalias podem aparecer em conjunto ou separadas.
O lábio leporino e fenda palatina são malformações faciais que podem ocorrer em conjunto ou separadas. Podem também ocorrer em associação a outras síndromes e defeitos congênitos. A separação do lábio pode variar de uma incisura pequena a uma separação completa que se estende até o nariz. As causas destas malformações podem ser genes mutantes ou teratogênios (agentes que causam anomalias em um feto em desenvolvimento, como certos vírus ou substâncias químicas). Além da deformação, estas anomalias podem causar dificuldades de alimentação e problemas com o desenvolvimento da fala. Os fatores de risco são antecedentes familiares de lábio leporino e fenda palatina e a presença de outros defeitos congênitos. A incidência do lábio leporino e fenda palatina varia nas diferentes etnias; aproximadamente 1 em cada 1.000 caucasianos é afetado. A incidência da fenda palatina sozinha é de 1 em cada 2.500 pessoas.

Nenhum comentário: