quarta-feira, 26 de maio de 2010

HE realiza primeira cirurgia de reimplante de mão da rede pública



O Hospital de Emergência (HE), em sua nova fase de atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), realizou com sucesso a primeira Cirurgia de Reimplante de parte de membro na rede pública de saúde do Estado do Amapá. Esse procedimento significa a reposição da parte amputada no seu local de origem. O paciente A.L.S., de 30 anos, se envolveu em uma briga e teve sua mão decepada.
Chefiada pelo médico João Câncio, a equipe composta pelos cirurgiões Dirceu Lima, Marcio Brito e Jorge Malheiros – todos especializados no Estado de São Paulo – concretizaram a operação de média complexidade. De acordo com os médicos, o resultado é considerado satisfatório. “O momento crucial da cirurgia são às 72 horas após o operatório, pois é nesse momento que o organismo reage a favor ou contra o procedimento”, avalia Câncio. Segundo ele, o tempo adequado para que o membro possa ser reimplantado depende da observação de acondicionamento que o vitimado ou familiar possa ter como precaução e resfriamento da parte amputada. “Na verdade, pode ser uma hora ou mais, o importante é que o procedimento seja o mais rápido possível. Colocar o membro no gelo de forma limpa para que o paciente seja atendido imediatamente, por isso, os familiares devem ter muito cuidado com esse tipo de trauma”, explicou o médico.
A amputação única ou múltipla, parcial ou total de dedo ou mão pode ser tratada com técnicas microcirúrgicas que são conhecidas e utilizadas desde a década de 70, mas nos últimos tempos com a modernização e capacitação de profissionais, o Reimplante de mão vem ganhando destaque na medicina.
De acordo com o diretor do HE, Ednilson Ribeiro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quer melhorar a ponta do pronto-atendimento ao usuário do SUS no Amapá. “Depois que investiu na qualificação profissional, o HE busca melhorar os serviços nas áreas da assistência social, do laboratório e do setor de Raio X, e outros”, ponderou Ribeiro.
Os médicos contratados para o procedimento pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estão lotados no Hospital de Emergências. Desde atuam naquela unidade de saúde, onze deles realizaram cirurgias de pequenas e médias complexidades de joelho, pernas e ombros, utilizando material adquirido em São Paulo.

Ascom / Sesa 3312 1515
Elder de Abreu 9902 5364 / 9123 3072

Nenhum comentário: