quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mulher está internada há 14 dias na Maternidade Mãe Luzia com feto morto na barriga

Por Eduardo Neves

Após receber denúncia na Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Amapá, o deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB/AP), esteve na tarde desta segunda-feira, 05, no Hospital da Mulher Mãe Luzia, e constatou que a dona-de-casa, Sebastiana Vieira de Souza, de 28 anos de idade, está há 14 dias internada no hospital de maternidade, esperando tirar o feto morto da barriga.
No último dia 22 de março, após três meses de gestação, dona Sebastiana, procurou o posto Marcelo Cândia, onde fez ultra-som e identificou que o feto estava morto, e desde então procurou a maternidade, a fim de fazer a retirada do feto.
Nesse período que a paciente está internada no hospital, a medicação que ela está ingerindo é a pílula Misoprostol, que ajuda a dilatar o útero, para facilitar a retirada do feto, mas de acordo com Sebastiana, o medicamento não está fazendo efeito. “Eu não sei o que fazer”, relatou preocupada a paciente ao deputado Camilo Capiberibe.
Ao ser indagado sobre o caso pelo deputado Camilo Capiberibe, o médico plantonista, Dr. Gibson disse que “a demora é normal”. Segundo relatou a mãe após vários dias utilizando o medicamento ela teria sido receitada com o medicamento ocitocina que teria efeitos abortivos. A última estratégia que tampouco tem surtido efeito foi à colocação de uma sonda para facilitar a dilatação do útero.
A enfermeira Ivana Rovena, confirmou que nesses casos pode demorar, mas foi questionada se 14 dias não seria demasiado. Rovena disse que desde que não haja febre ou sinal de infecção com perigo para a mãe o tratamento abortivo pode mesmo demorar.
Na mesma enfermaria onde estava dona Sebastiana, outras duas pacientes disseram que até as 5h da tarde ainda não tinham recebido a visita do médico. “Eu estou com um cisto no ovário há 18 dias aguardando cirurgia, e ninguém dá nenhuma solução”, cobrou a paciente Salete do Socorro Cesário.
Cobrada pelo deputado Camilo sobre o caso da dona Salete, a enfermeira Ivana Rovena, disse que na manhã desta terça-feira, 06, a direção da Maternidade estará informando o dia em que será realizada a cirurgia da paciente.
No caso da aposentada Maria de Nazaré dos Santos Tavares, a paciente fez cirurgia Plástica de Períneo numa ação do governo do Estado realizado no dia 18 de março no município de Porto Grande. O problema que o médico de nome Detimar colocou uma sonda e desde então a paciente não consegue urinar. “Eu estou a uma semana aguardando melhoras, mas até agora nada”, disse a aposentada.
A enfermeira Ivana Rovena, disse que a paciente está num período de adaptação e que levará de 15 a 30 dias de recuperação. “Tem pacientes que levam até um dia para se recuperar, mas no caso dela por se tratar de pessoa idosa o tempo se estenderá por mais dias”, explicou a enfermeira.
Diante dos casos levantados pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o deputado Camilo pediu empenho da direção do hospital, para que seja solucionado o problema das pacientes o mais breve possível. “Vou acompanhar pessoalmente cada caso aqui encontrado, e caso haja demora no tratamento das pacientes vou denunciar ao Ministério Público Estadual”, afirmou Camilo Capiberibe.
Contato: Eduardo Neves – Assessor de Imprensa do deputado estadual Camilo Capiberibe PSB/AP) – 8117 2883 // 9142 6546.

Nenhum comentário: