sexta-feira, 16 de abril de 2010

A INFLUÊNCIA NEGRA NO FOLCLORE DO AMAPÁ

RETIRADO DO TCC: A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

Autoria: Claudionor dos Santos

Sabe-se que no Brasil, o negro usou o folclore para comunica-se. Quando o branco promovia suas festas de devoção, o negro aproveitava para cumprir sua obrigação com os orixás. Como os religiosos, então ligados ao Estado, não davam liberdade para a realização dos cultos afros, o negro disfarçava os rituais. Assim, quando aceitava manter imagens de santos católicos nas senzalas, sobre toscos altares, sob estes eram colocadas pedras, galhos de árvores, ervas, conchas, insígnias, água e contas, isso disfarçado de santuários (Pegi). O culto era dirigido pelos sacerdotes vindos da África, no inicio, e pelos descendentes ou instruídos por eles, com o passar do tempo. Os dogmas e o segredo do Candomblé passaram de geração, através da tradição oral, com impressionante fidelidade (ARAUJO, 1996, p. 25).
Conforme o autor, nas terras do Amapá, a contribuição cultural do negro é bem expressiva, os negros originalmente moravam na frente da cidade próximo ao Trapiche Municipal e ao estaleiro. Muitos viviam de pesca e do plantio da mandioca do lago São José, atualmente Praça do Barão do Rio Branco, porém com a transformação do Território Federal do Amapá, e com a chegada do seu primeiro governador Janary Gentil Nunes, que coube estrutura a cidade como amplia e urbanizar. Sua primeira meta foi transferir os negros para o norte da cidade, isso ocorreu quando o governador fez amigo do líder dos negros. Mestre Julião Tomaz Ramos, porem eles não se estabeleceram só no bairro do Laguinho, muitos deles levantaram suas barracas de madeira nos bairros da Favela e Igarapé das Mulheres (ARAUJO, 1996, p. 26-28).
É muito importante lembrar que a comunidade do Laguinho contribui para a formação cultural do município de Macapá, pois é um bairro de tradição, que preservar a sua identidade e origem folclórica descendentes dos escravos, e hoje se tornou palco de varias manifestação cultural, sendo o marabaixo, o principal folclore do Amapá, e originou-se a primeira escola de samba mais conhecida como Boêmios do Laguinho, é onde esta também localizada o Centro de Cultura Negra, e os integrantes que marcaram a historia de nossa cidade como: mestre Julião Ramos, Sacaca, Ladislau e a nossa saudosa parteira mãe Luzia.

Um comentário:

Carina Bordalo disse...

Oi, deixa eu te perguntar, como eu faço pra conseguir uma cópia desse trabalho? To fazendo um trabalho sobre o marabaixo na minha pós de jornalismo cultural e estou procurando referências... Obrigada!