sábado, 24 de abril de 2010

Inauguração de Base é marco na história da Floresta Nacional do Amapá

A Floresta Nacional (FLONA) do Amapá, criada em 1989, a mais antiga unidade de uso sustentável do estado, ganha nesta segunda-feira, 26 de abril, uma nova Base de Apoio a Gestão, totalmente reformada e equipada. A inauguração oficial das instalações marca um novo período na história dessa unidade de conservação. Desde 2008, o Programa de Apoio a Implementação da Flona do Amapá, uma parceria entre Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio), Conservação Internacional e Instituto Walmart, com apoio do Governo do Amapá, tem investido para transformar a Flona em um modelo de implementação de unidade de conservação e uso sustentável na Amazônia Brasileira.
A base é um ponto importante para a gestão dessa unidade “É a garantia de um suporte para o trabalho e torna nossa presença mais efetiva na região, possibilita que a unidade possa efetivamente funcionar”, afirma Suely Santos, chefa da unidade. “Para a Conservação Internacional, a inauguração da Base de Apoio representa um marco de todo o esforço de nossa instituição para a conservação e desenvolvimento sustentável do Amapá, em especial a FLONA do Amapá”, afirma Cesar Haag, coordenador de socioeconomia da CI-Brasil.
A base também poderá ser utilizada para pesquisadores e atividades da comunidade. “Essa nova base foi um dos focos de ação do primeiro ano do projeto. Dar as condições de permanência da equipe gestora na floresta é fundamental e também porque no futuro, com o envolvimento maior da comunidade na gestão da unidade, a base será esse ponto de convergência, de referência para as ações coordenadas de gestão do desenvolvimento local”, explica Adriana Franco, gerente do Programa de Desenvolvimento Local Integrado do Instituto Walmart.
FLONA DO AMAPÁ - A Floresta Nacional do Amapá, criada em 1989, foi a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável do estado. Tem uma área de 412 mil hectares de floresta tropical e é a quinta maior unidade de conservação do Amapá. Ocupa um importante espaço dentro quase 11 milhões de hectares do Corredor da Biodiversidade do Amapá, que faz parte do Escudo das Guianas, o maior conjunto de áreas protegidas de florestas tropicais do mundo. A Floresta densa de terra firme é a vegetação mais predominante, com uma parcela significativa de florestas de várzea. Nos levantamentos realizados, verificou-se que em seus rios existe uma grande diversidade de peixes e crustáceos. Foram registradas no local um alto número de espécies de anfíbios, lagartos, jacarés, quelônios e serpentes, indicando que esta UC possui uma das mais altas diversidades registradas na Amazônia Brasileira.

Nenhum comentário: