quinta-feira, 25 de março de 2010

Seminário discute a regulamentação da profissão de TI no Amapá

Profissionais e acadêmicos da área de Tecnologia da Informação discutem no próximo dia 27 de março a regulamentação da profissão. O evento tem como objetivo apresentar aos profissionais e acadêmicos da área os benefícios de uma profissão regulamentada e os ganhos sociais que a comunidade terá. O seminário é realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Amapá e parceria com a Faculdade Seama.
O Presidente do SINDPD-DF e Diretor da Fenadados, Djalma Araújo e o Assessor de Informática da Fenadados, Carlos Alberto Castro abordam o tema. Soma-se a discussão o projeto de Lei 7109/06, de autoria do deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG), em que as profissões relacionadas às áreas de informática, computação e sistemas de informação devem ter regras específicas e seu exercício limitado a profissionais que estudaram disciplinas correlatas.
O projeto prevê que apenas profissionais com graduação universitária em cursos como Ciências da Computação e Informática possam exercer plenamente funções de TI. Trabalhadores com mais de cinco anos de experiência na área, ainda que não diplomados, poderiam exercer funções de TI, desde que registrados no Ministério do Trabalho.
Se aprovado pela Comissão do Trabalho, o projeto deve ir à votação no Plenário da Câmara. Caso seja aprovado, fica sujeito à sanção do Executivo, que deverá determinar a criação de um Conselho Federal de Informação e Computação. Este conselho seria responsável por definir cada profissão de TI e determinar quem pode ou não exercer cada atividade.

Local: Salão de Atos da Faculdade Seama
Horário: 9h
Data: 27/07/2010

Nenhum comentário: