quarta-feira, 31 de março de 2010

Inicia mais uma etapa de vacinação contra o Vírus (H1N1)

Na próxima segunda-feira (5) iniciará mais uma etapa da Vacinação Contra o Vírus A (H1N1) – a gripe suína. A nova fase, que vai de 5 a 23 de abril, é destinada a pessoas de 20 a 29 anos de idade. Entre os grupos pré-determinados para serem os principais alvos da Campanha, este é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) como sendo o de faixa etária com maior risco de desenvolver complicações no quadro clínico, e até chegar a óbito, em caso de contaminação da doença – daí a necessidade de uma maior divulgação desta etapa na mídia.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Amapá, a população com idade entre 20 e 29 anos gira em torno de 120 mil pessoas. Ao levar em conta estes dados oficiais, a coordenadora estadual de Imunização, Iolanda Bastos, ressalta a importância da nova fase: “Segundo o IBGE, a população pertencente a esta faixa etária faz parte da população economicamente ativa do Amapá. Caso uma onda pandêmica atingisse esses trabalhadores, isso poderia causar até um colapso na Economia do Estado. Portanto é fundamental que nós consigamos imunizar essas 120 mil pessoas”, enfatiza a coordenadora. Ela também esclarece uma das maiores dúvidas da população brasileira sobre os grupos pré-definidos pelo MS: “Se nós conseguirmos vacinar 80 % da população estabelecida pelo MS, então teremos a situação controlada. Após o término da Campanha, partiremos para a vacinação Coletiva, que é para imunizar o restante da população. Mas por enquanto, a prioridade, determinada pelo MS, é de imunizar as mulheres grávidas, crianças com idade até 2 anos, portadores de doenças crônicas, pessoas de 20 a 29 anos, população indígena, e idosos a partir de 60 anos”, informa.
Ainda segundo a Coordenação Estadual de Imunização, todos os municípios amapaenses já estão de posse das doses da vacina. O Estado já recebeu do MS 109 mil doses da vacina contra o vírus A (H1N1). Até o próximo dia 7 o Amapá deverá receber outras 132 mil doses.
Desde que a nova pandemia surgiu, o quadro situacional no Estado do Amapá se encontra da seguinte forma: no ano de 2009, 16 casos confirmados, com um óbito. Até 15 de março de 2010, três casos confirmados, com um óbito.

Nenhum comentário: