segunda-feira, 29 de março de 2010

Aprovado na AL projeto de lei de Isaac Alcolumbre que obriga adaptação de caixas registradoras de supermercados para cadeirantes

A Assembléia Legislativa do Amapá aprovou por unanimidade o projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Isaac Alcolumbre (DEM-AP), que torna obrigatória a adaptação de caixas registradoras de supermercados, hipermercados e similares para cadeirantes. É uma forma de garantir a portadores de necessidades especiais mais conforto na hora de passar e pagar suas mercadorias sem obstáculos nos caixas.
Pessoas portadoras de deficiências físicas que usam cadeiras de rodas não conseguem passar pelas caixas registradoras na hora de efetuar o pagamento, porque o espaço não é suficiente para as cadeiras de roda.
Os cadeirantes reclamam das dificuldades, e muitas das vezes, da impossibilidade de passar pelo espaço das caixas registradoras com suas cadeiras de rodas, obrigando esses clientes a buscar alternativas incomodas e constrangedoras, como dar a volta pelos outros caixas para poder se aproximar de onde está seu carrinho de compras. Além disso, o cadeirante fica impedido de acompanhar o lançamento de suas compras no caixa, como orienta o código de defesa do consumidor, por causa da distância. Ele não tem espaço para acompanhar o processo do corredor do caixa destinado aos clientes.
Pela proposta do Deputado Isaac Alcolumbre esses espaços devem ser acessíveis para cadeirantes, melhorando também o atendimento a mulheres gestantes, ou com crianças de colo e pessoas idosas, garantindo mais conforto e bem estar a esse público na hora de fazer as compras.
“Esse projeto é para pessoas portadoras de necessidades especiais que há muito tempo lutam por seus direitos. Eu aproveitou para recomendar donos de supermercados e outros estabelecimentos para colocar a disposição de pessoas portadoras de necessidades especiais pelo menos um caixa para fazer esse atendimento prioritário. Só sabe da dificuldade quem passa por esse problema no dia a dia, não podemos construir uma sociedade sem garantir esses benefícios à população, disse o autor do projeto Deputado Isaac Alcolumbre.
O Deputado Manoel Brasil ressaltou a importância do projeto para cadeirantes devido a grande dificuldade para ter acesso a vários estabelecimentos como supermercados, farmácias. E que todos devem adequar o acesso a cadeirantes em qualquer circunstância e situação. É difícil até o cadeirante ter acesso a banheiros.
Os Deputados José Soares, Camilo Capiberibe e Jorge Salomão também parabenizaram o Deputado Isaac Alcolumbre pela iniciativa e que o projeto é de grande importância nessa luta para tentar garantir melhores condições de acesso, um direito garantido em lei a pessoas portadoras de necessidades físicas.

Ascom Isaac Alcolumbre
Tatiana Lima
Contato: 8121.1634

Nenhum comentário: