sábado, 27 de março de 2010

Abertura oficial do Ciclo do Marabaixo será neste domingo, 28

Será neste domingo, 28 abertura oficial do Ciclo Marabaixo 2010, promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes em parceria com as comunidades tradicionais do Estado. O evento acontecerá no Centro de Cultura Negra do Amapá, a partir das 17 horas e contará com a participação dos cincos grupos tradicionais que realizam o Ciclo do Marabaixo.
De acordo com o coordenador do Ciclo, Egidio Gonçalves, a festa será um momento de integração entre os grupos, oportunidade em que acontece o encontros das bandeiras, com apresentação individual e coletiva dos grupos de Marabaixo. Egidio informou ainda que este ano, o ciclo vai homenagear o grande Mestre da cultura afro, Raimundo Lino Ramos, o Mestre Pavão, que durante toda vida lutou pela preservação das manifestações culturais herdadas dos ancestrais.
Entre os grupos que participarão da festa destacam-se o Berço do Marabaixo, Marabaixo do Pavão, Azebic, Raimundo Ladislau e Campina Grande. A programação do Ciclo do Marabaixo deste ano, começa neste sábado, 3 com o Marabaixo aceitação do grupo Berço do Marabaixo, na Favela, das 16 à 24 horas, no Barracão Tia Gertrudes, situado na Avenida Duque de Caxias, nº 1203, Centro, próximo o Fórum; O Marabaixo da Ressurreição do Senhor, do Grupo Azebic, será das 16 à meia noite, na Avenida Mendonça Furtado nº 1882, bairro Santa Rita, antiga Favela. A festa da União Folclórica de Campina Grande também começa no sábado aleluia, das 13 às 6 horas da manhã.
O restante dos grupos tradicionais iniciarão no domingo, 4, com programação definida.
No Amapá, o Ciclo do Marabaixo é comemorado todos os anos por grupos tradicionais organizados que trabalham para manter vivas as tradições da raiz herdada dos ancestrais. O ciclo inicia no mês de abril e encerra no mês de junho. Durante este período diversos eventos serão realizados. Em homenagens a páscoa e o dia do trabalhador.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Nenhum comentário: