quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Helicóptero da Record cai no Jockey Club de São Paulo



Redação Portal IMPRENSA

O helicóptero da TV Record caiu por volta das 7h20 desta quarta-feira (10) no Jockey Club de São Paulo, zona oeste da capital. Um vídeo com as imagens do acidente mostra a aeronave rodopiando e perdendo altitude, antes de cair no gramado. Sete carros do Corpo de Bombeiros prestaram socorro no local.
O piloto da aeronave, Rafael Delgado Sobrinho, morreu no momento da queda. O cinegrafista da emissora, Alexandre Moura, foi retirado com vida do helicóptero.
Os helicópteros da Rede Globo e Record sobrevoavam a mesma região, na Avenida Morumbi. O comandante da aeronave da Globo, Dato de Oliveira, disse que conversou minutos antes via rádio com Sobrinho. Na ocasião, o comandante do helicóptero da Record se queixou de uma pane no rotor da cauda, hélice direita, e disse que tentaria pousar no Jockey.
"Quando ele relatou o problema, decidi acompanhá-lo para ver o que estava acontecendo. Esse é um problema difícil de acontecer, porque o rotor da cauda é vital para o helicóptero. Se você o perde, entra em giro", disse Oliveira, acrescentando que Sobrinho era um profissional experiente. "Era um amigo de muito tempo, uma pessoa muito tranqüila. Foi uma fatalidade mesmo", disse à Globo News.
O auxiliar de enfermagem do Jockey, Luiz Carlos Assunção, foi um dos primeiros a chegar onde o helicóptero caiu. Segundo ele, o piloto já estava desmaiado e o cinegrafista se queixava de dores na coluna e na região dos rins."Ele mexia os pés e estava aparentemente bem".
Moura, conhecido como "Borracha", foi encaminhado para o Hospital Itacolomy, no Butantã. Uma nota sobre o estado de saúde do cinegrafista é esperada.
Em comunicado, a emissora lamenta o ocorrido e afirma que a aeronave até então operava normalmente, "atendendo a todos os telejornais", quando foi detectado o problema na hélice. "Neste momento, nossa preocupação é confortar e oferecer toda assistência às famílias dos colegas diante desta fatalidade", diz o texto. "A Record está empenhada junto com as autoridades para esclarecer as causas deste acidente".

Nenhum comentário: