quinta-feira, 25 de junho de 2009

Tocantins sedia V Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O Tocantins sedia nesta sexta-feira, 26, dois eventos importantes dentro do contexto de desenvolvimento da região Amazônica, o V Fórum de Governadores da Amazônia Legal e a 5ª Reunião Ordinária do Condel/Sudam - Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, no Palácio Araguaia, em Palmas. Os dois eventos reunirão os nove governadores da Amazônia Legal, entre os quais o governador Marcelo Miranda, anfitrião da programação, governador Waldez Góes do Amapá além de ministros, palestrantes e representantes de ministérios.
Os trabalhos iniciarão às 8h com café da manhã aos participantes da reunião do Condel/Sudam. Às 10h15, inicia o Fórum de Governadores da Amazônia Legal que conta com a participação de Roraima, Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia.
A reunião dos conselheiros da Sudam tratará da política de apoio à pesquisa de desenvolvimento de novas tecnologias; do andamento da elaboração do PRDA - Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia e assuntos referentes ao FNO - Fundo Constitucional de financiamento do Norte.
Fórum
Quanto ao fórum de governadores, que ocorre das 10h15 às 13h45, tem como objetivo fortalecer a política de desenvolvimento sustentável. Para isso, serão discutidos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem, por exemplo, a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia, transporte e produção do conhecimento.
Durante o evento será realizada a 3ª Reunião da CGPAS - Comissão Gestora do Plano Amazônia Sustentável, que será presidida pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger. Também será ministrada a palestra “O Estágio Atual das Negociações Internacionais em Mudança de Clima”, pelo embaixador extraordinário de Mudanças Climáticas do Itamaraty, Sérgio Serra. Outro tema apresentado no evento será “O Enfrentamento da Crise”, pelo subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ao final do encontro, previsto para às 12h30, haverá debate entre os governadores.
O V Fórum resultará na Carta de Palmas, um documento que será elaborado e assinado pelos governadores da Amazônia Legal a partir das discussões do evento e que norteará as ações dos respectivos estados e será lida ao final do evento.
Presenças confirmadas
Segundo a coordenação do evento, até a terça-feira, 23, já haviam confirmado presença os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso. Também confirmaram participação o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, e os representantes dos ministérios da Integração Nacional, o superintendete de Desenvolvimento da Amazônia, Djalma Bezerra Melo; dos Transportes, o secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato; da Casa Civil, o diretor do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rogério Guees Soares; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o secretário de Comércio e Serviços, Edson Lupatine; Ministério do Desenvolvimento Agrário, a assessora da Secretaria Extraordinária, Shirley Anny Abreu do Nascimento; e o representante do Ministério da Justiça, o secretário executivo, Luiz Paulo Barreto.


Núcleo de Jornalismo Institucional
Telefones: 3212-1169
dcn@secom.ap.gov.br

Nenhum comentário: