sexta-feira, 26 de junho de 2009

Setur começa os preparativos da Festa de São Tiago

Uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) viajou nesta quinta, 25, para o município de Mazagão, distante cerca de 30 km da capital Macapá. Os técnicos começam a preparar os roteiros turísticos para a Festa de São Tiago, que acontece todo mês de julho e relembra a guerra entre Mouros e Cristãos.
A cidade de Mazagão foi fundada em 1770 com o objetivo de abrigar 163 famílias de colonos portugueses vindos da costa africana, em decorrência dos conflitos políticos e religiosos entre portugueses e muçulmanos. Por suas heranças culturais e históricas, as ruas de Mazagão Velho, todos os anos viram palco de encenações populares que retratam as batalhas entre cristãos (portugueses) e mouros (mulçumanos), que disputavam na África a hegemonia da fé no continente africano sob domínio português.
A cada ano cresce a quantidade de pessoas que se deslocam para a cidade durante a festa que tem caráter religioso, folclórico e que faz alusão a lenda de São Tiago, que seria um soldado misterioso que apareceu nas batalhas no continente africano, lutando ao lado dos cristãos e que colaborou fortemente para sua vitória. Em Mazagão, os atores são os próprios moradores da comunidade.
Para entender melhor a encenação é preciso saber um pouco mais sobre a história. Os mulçumanos eram liderados pelo rei Caldeira. A guerra se estendia com vantagem para os portugueses. A estratégia de Caldeira era pedir o fim da guerra e presentear os cristãos com comidas envenenadas. Os lusitanos perceberam que a esmola era demais e jogaram parte da comida para os animais dos mouros. À noite, os mouros deram um baile de máscaras na intenção de facilitar a vida dos cristãos que quisessem mudar de lado, com as mascarás eles podiam virar a casaca sem serem reconhecidos pelos chefões. Na festa, os cristãos levaram a melhor, compareceram mascarados e distribuíram a comida envenenada para os mouros. Até o rei Caldeira acabou morto com o fracasso de sua estratégia.
Durante a Festa de São Tiago acontecem peças teatrais nas ruas e ainda a Feira de Artesanato Especial que apresentará cestas, vasos, colares de sementes, miniatura de bonecos, cadeiras, mesas, etc. O destaque são realmente as peças de cerâmica. Na próxima semana a Setur vai divulgar oficialmente a data do evento este ano. Segundo Nilda Silva, coordenadora da programação, este ano a festa vai incluir alvorada de fogos, procissão e baile de máscaras. A festa acontece sempre na segunda quinzena de julho.


Bianca Castro
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Nenhum comentário: