quarta-feira, 17 de junho de 2009

SERGINHO LAUS MARCA NOVO RECORDE MUNDIAL

No dia 08 de junho de 2009, o surfista profissional Serginho Laus quebrou mais um recorde mundial surfando a Pororoca do Rio Araguari, no estado do Amapá. Em 2005, o paranaense tinha obtido a marca de 10,1km surfando a mesma onda sem parar, e agora quatro anos depois o especialista em ondas de marés alcançou a distância de 11,8km em 36 minutos de onda interrupta que variou de meio a um metro de altura.
O feito marca o fim de uma temporada de inverno com as maiores ondas de Pororoca dos últimos 15 anos no rio Araguari, considerado o Havaí das ondas de rio (Tidal Bores). Com isso a equipe Surfando na Selva deve encaminhar para Londres, Inglaterra, todo o material da Expedição Guinness Book para que a nova marca seja homologada.
“Estou muito feliz com a quebra do recorde. Dedico ele para a minha esposa e minha filha, que acreditaram nessa longa temporada! Estava bem confiante, pois neste ano permaneci de fevereiro até agora no rio Araguari, surfando toda lua cheia e nova. Sabia de como a onda iria se comportar e o que deveria fazer”, desabafa emocionado Laus. “Com a ajuda da equipe Surfando na Selva; o Zeca, Márcio, Côti, Daniel e Sgt. Renê; ganhei mais inspiração e segurança para que esse feito fosse realizado”.
Laus tinha acabado que fazer a produção da Pororoca para a cineasta Tizuka Yamazaki, que captava imagens da região para o Ministério do Turismo e terminava o seu novo longa metragem chamado; Amazônia Caruãna. “A boa vibração da equipe e da própria Tizuka contagiou a todos e quando eles finalizaram o trabalho, fiquei mais dois dias para tentar bater o recorde na última pororoca desse primeiro semestre. E deu sorte!!! Obrigado a todos...”, lembra o especialista em pororocas.
A missão contou também com o apoio especial da Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP) através do Batalhão Ambiental pela pessoa do primeiro sargento; Renê Rego. “O Coronel Sérgio me passou essa missão na Pororoca e é um prazer fazer parte desse feito, mesmo porque participei da primeira quebra do recorde em 2005. Fico muito feliz em saber que o Serginho leva e representa muito bem o nosso estado e nosso país para o mundo todo”, relata Sgt. Renê.
“A Polícia Militar do Estado do Amapá já possui uma parceria nas expedições do Laus, em que foca a preservação do meio ambiente e catalisa informações sobre a região do baixo Araguari para nós. E esse apoio é baseado na confiança e no trabalho que esse profissional conseguiu atingir com a pororoca. A PMAP parabeniza nosso recordista mundial”, diz Coronel Sérgio Leitão, sub-comandante da PMAP.
TECNOLOGIA NO RECORDE DA POROROCA
Com o GPS Garmin Foretrex 201 no pulso, Serginho Laus conseguiu marcar com precisão a velocidade que atingiu surfando a pororoca; 19,6km/h, além da distância do recorde; 11,8km e o tempo de permanência; 36 minutos. “Esse equipamento oferece precisão no trajeto que fiz para ultrapassar a marca antiga. Ganhei ele da Santa GPS – Garmin, para que pudesse navegar na pororoca e construir dados mais detalhados do surf na selva”, diz Laus.
Para a Expedição Pororoca / Guinness Book 2009 Laus contou com o patrocínio da OUTDO, OGIO, GOOFY e o apoio da Policia Militar do Amapá (PMAP) com o Batalhão Ambiental, a Santa GPS – Garmin, Academia Gustavo Borges, Pro-Lite, Ediouro Publicações e o Instituto Pororoca.
Recorde quebrado por Laus, após 09 anos de domínio dos ingleses:
Ano: 1996 a 2005
David Lawson
9,1km
Rio Severn, na Inglaterra.
Recorde antigo:
Ano: 2005 a 2009
Serginho Laus
10,1km
33’15’’ minutos
Recorde atual:
Ano: 2009
Serginho Laus
11,8km
36’minutos

Nenhum comentário: