quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pedra Branca do Amapari promove Festival do Açaí

A Associação dos Agroextrativistas do Oeste Amapaense (Coopetral), em convênio com o Governo do Amapá, promove o Primeiro Festival do Açaí, no período de 12 a 14 de Junho, na comunidade de Porto Alegre, no município de Pedra Branca do Amapari. O objetivo do evento é fomentar a cultura do açaí na região e colocar o município no roteiro dos grandes eventos.
O evento contará com a participação da Banda Moara, Rambolde Campos e Déo Moraes, além de atrações locais. Durante o evento será realizado o Seminário: “A importância do Açaí na Sustentabilidade Regional”, onde os agricultores vão discutir assuntos relacionados ao manejo e cultura da fruta, como forma de subsistência. Será realizado também, o concurso para a escolha da rainha do Festival, torneio de futebol, concurso entre produtores e canoagem.
“O Festival do Açaí é um anseio dos agricultores do Município de Pedra Branca do Amapari, que vêem no evento uma oportunidade de valorização e comercialização dos produtos e subprodutos derivados do Açaí”, ressalta Raimundo Apóstolo Santana, presidente da Coopetral.
A Comunidade de Porto Alegre, distante cerca de sete quilômetros da sede do município, é conhecida pela cultura do açaí presente na região. No local moram cerca de 50 famílias que trabalham na colheita e comercialização do açaí nativo.
Na região existem extração e comercialização de uma variedade do fruto que se caracteriza por ser 100% natural, oriundo das áreas de matas em várzea, baixões, floresta de terra firme e pequenos sítios. A variedade do açaí na região da Perimetral Norte encontrou mercado nos grandes centros econômicos do País: Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e está em negociação com o mercado norte-americano e japonês.
Os recentes resultados obtidos pela Coopetral dão conta que, em média, a comercialização do açaí nessa região deixou cerca de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) por semana, para cada família envolvida na produção, na safra de janeiro a maio de 2009, mostrando assim, a viabilidade do manejo e a cultura do açaí na Região.

Valdecir Bittencourt
valdecibittencourt@secom.ap.gov.br

Nenhum comentário: